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Apresentação

Afim de que os gestores das áreas Orçamentária, Financeira, Patrimonial e Contábil de Órgãos e entidades governamentais estejam alicerçados em informações relevantes e precisas para a tomada de decisões gerenciais, este curso apresenta-se com a abordagem pontual dos principais conceitos e estruturas dos sistemas SIAFI e Tesouro Gerencial, bem como estabelece, por meio de atividades práticas, um arcabouço de informações que fomentarão o conhecimento necessário aos agentes públicos para a operacionalização e elaboração de consultas e relatórios de grande relevância orçamentário-financeira.

Objetivos

  • Apresentar as principais funcionalidades dos sistemas SIAFI e Tesouro Gerencial.
  • Atualizar, aperfeiçoar, capacitar e gerar conhecimentos relativos ao sistema Tesouro Gerencial.
  • Habilitar o aluno para operacionalizar o sistema Tesouro Gerencial, elaborando consultas e gerando relatórios de grande relevância para a tomada de decisões gerenciais.

 

Público-alvo

  • Servidores públicos que atuam nos setores orçamentário, financeiro, patrimonial e contábil de órgãos e entidades da Administração Pública;
  • Coordenadores, gestores, especialistas e técnicos envolvidos nas ações acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil das diversas esferas de governo;
  • Profissionais de administração, economia e gestão pública que trabalhem com informações orçamentárias e financeiras.

 

Metodologia

  • Aulas expositivas;
  • Slides pontuando os principais conceitos e estruturas dos sistemas SIAFI e Tesouro Gerencial;
  • Oficina prática do Tesouro Gerencial, com operacionalização do sistema e elaboração de relatórios e consultas.

Conteúdo Programático

PRIMEIRO DIA 

1. Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI)
1.1. Conceito
1.2. Objetivos
1.3. Vantagens de Utilização do SIAFI
1.4. Características
1.5. Abrangência
1.6. Mecanismos de Segurança
1.7. Conceitos Fundamentais
1.8. Tipos de SIAFI, Estrutura e Documentos de Entrada de Dados
1.9. Interface com Outros Sistemas
1.10. Manual SIAFI Web
1.11. Exercícios de Fixação

SEGUNDO DIA

2. Sistema Tesouro Gerencial
2.1. Definição
2.2. Acesso ao Tesouro Gerencial
2.3. Fundamentos
2.3.1. Métricas
2.3.2. Atributos
2.4. Login
2.5. Telas de Navegação
2.5.1. Preferências
2.5.2. Ajuda
2.5.3. Personalizar
2.5.4. Relatórios Compartilhados X Meus Relatórios
2.5.5. Opção “Criar”
2.6. Funcionalidades
2.6.1. Barras de Tarefas
2.6.2. Pesquisa de Objetos
2.6.3. Objetos do Relatório X Objetos da Planilha
2.6.4. Qualificar X Selecionar
2.6.5. Exportar
2.6.6. Envio para a Lista de Histórico
2.6.7. Pasta “Meus Relatórios”
2.6.8. Criar Relatório
2.6.9. Consulta de Documentos
2.6.10. Salvar Relatório
2.6.11. Formulários de Atributo
2.6.12. Filtros de Exibição
2.6.13. Linhas X Colunas X Paginar Por
2.6.14. Pivotagem
2.6.15. Drill
2.6.16. Elementos Derivados
2.6.17. Criar Filtro, Prompt e Grupo Personalizado
2.6.18. Subscrição de Relatórios

TERCEIRO DIA

3. Oficina Prática I
3.1. Dotação Orçamentária por Tipo de Crédito
3.2. Empenhos Emitidos, Liquidados e Pagos
3.3. Execução da Despesa
3.4. Execução de Restos a Pagar
3.5. Nota de Empenho (NE) por Modalidade de Licitação, Tipo e Valor

QUARTO DIA 

4. Oficina Prática II
4.1. Ordem Bancária (OB) por Favorecido, Situação, Banco Destino e Valor
4.2. Nota de Dotação (ND) por Tipo, PTRES, ND, Plano Interno e Valor
4.3. Nota de Crédito (NC) por Evento, Fonte de Recursos, ND, PI, PTRES e Valor
4.4. DARF por Vinculação de Pagamento, Origem, NE, Fonte de Recursos, Código; de Receita e Valor
4.5. Registro de Arrecadação (RA) por Código de Recolhimento, Tipo, Espécie, Evento e Valor

QUINTO DIA 

5. Oficina Prática III
5.1. Consulta de Saldo Contábil das Contas Contábeis 1.1.1.1.2.20.01 (Limite de Saque com Vinculação de Pagamento); 2.1.3.1.1.04.00 (Contas a Pagar Credores Nacionais); 6.2.2.9.2.01.03 (Empenhos Liquidados a Pagar) e 8.2.1.1.3.00.00 (DDR Comprometida por Liquidação)
5.2. Elaboração de relatório com as contas contábeis de bens móveis e de materiais de consumo para conciliação com o sistema de controle patrimonial
5.3. Elaboração de relatório com a conta de depreciação, discriminada por contas contábeis dos bens móveis, para conciliação com o sistema de controle patrimonial
5.4. Elaboração de relatório com códigos de Centros de Custos e com códigos de SIORGs para apuração de custos de despesas executadas

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O QUE DIZEM NOSSOS ALUNOS Depoimentos

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Parabenizo a Consultre pelos seus 30 anos e principalmente pela excelência nos serviços prestados, desde a coordenação, os grandes Professores e toda equipe que sempre nos atende de forma humanizada.

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Assessor Jurídico | SESAP/RN

30 anos ensinando a construir conhecimento e valores hoje e no futuro! Depois que participei dos cursos da Consultre, vislumbrei o hoje e como posso construir e aperfeiçoar o meu futuro profissional e pessoal...

Andréa Souza
Secretária | USP/PUSP-RP

Manifesto-me em agradecimento a atenção e organização da Consultre. Minha experiência com a edição do Secretariado Week em Gramado foi perfeita e pude presenciar uma empresa idônea e humanizada.

Amanda Costa
Chefe de Gabinete | FSPH/SE

Uma coisa que me proporciona felicidade é a busca de conhecimento de forma inovadora e puder vivenciar isso através dos cursos da Consultre, onde encontrei satisfação, desenvolvimento, conhecimento e inovação!

Euzilene da Silva
Ass. Administrativo | Campus Novo Paraíso - IFRR

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