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Serviços de Arquivos e Centros de Memória Institucional INSCREVA-SE
Serviços de Arquivos e Centros de Memória Institucional

Serviços de Arquivos e Centros de Memória Institucional

Como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar Serviços de Arquivos e Centros de Memória Institucional

Brasília/DF - 03 a 06/08/2020
São Paulo/SP - 24 a 27/11/2020
R$ 3.890,00R$ 3.690,00

*Valor para inscrições até 20 dias que antecede o curso.

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Digite o seu e-mail e acesse o PDF deste curso.

COMUNICADO COVID-19

Comunicamos a suspensão da data de 27 a 30/04/2020. Saiba mais em nossa página oficial sobre o Coronavírus. 

Caso seu interesse seja exclusivamente na cidade do Rio de Janeiro/RJ, envie um e-mail para consultre@consultre.com.br ou, se preferir, fale conosco no telefone (27) 3340-0122, ou whatsapp (27) 9 8179-1115 que lhe manteremos atualizado acerca do reagendamento no mesmo local.

 

Objetivo

Capacitar os participantes a desenvolverem programas e projetos institucionais de preservação e acesso a documentos públicos e privados, visando o melhor custo/benefício possível, que auxiliem na construção das bases para o futuro das instituições, por meio de seus estoques informacionais, e que garantam o fortalecimento da imagem de suas organizações.

 

Público-alvo

Arquivistas, bibliotecários, museólogos, servidores da área de TI, administradores, servidores da área de planejamento, de logística, colaboradores em serviços de informação – arquivos, bibliotecas, memoriais; bancos de dados corporativos (sistematização das informações armazenadas), diretores e coordenadores da área de administração, de empresas e instituições públicas e privadas.

Programa

Módulo I –  Contexto das normas e procedimentos:

  • Análise da legislação brasileira de gestão de documentos e de proteção do patrimônio documental das instituições e empresas com base em recursos esquematizados e de relacionamento entre as normas.
  • Das resoluções do Conselho Nacional de Arquivos, Conselho Nacional de Justiça, Senado Federal e Câmara dos Deputados.

 

Módulo II – Fundamentos da Administração de Acervos Institucionais: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar – PODC.

  • Do Planejamento – definindo a gestão de documentos:

– O que é planejar?
– Onde se pretende chegar?
– O que deve ser feito?
– Quando?
– Como?
– Qual a sequência?
– Espécies de Planejamento: Estratégico, Tático e Operacional.

  • Da Organização:

– O que é organizar?
– Principais aspectos da organização: dividir o trabalho, designar atividades, agrupar atividades em órgãos/seções e cargos; alocar recursos e definir autoridade e responsabilidade.
– Classificação das atividades do processo de organização: especialização, departamentalização e cargos e tarefas.

  • Da Direção:

– Definição e contexto;
– Ferramentas de direção: comunicação, treinamento, liderança e motivação;
– Princípios da direção: unidade de comando, delegação, amplitude de controle e coordenação das relações humanas.

  • Do Controle:

– Definição e contexto;
– Tipos de controle: prévio, concomitante e posterior;
– Ferramentas de controle.

 

Módulo III – Instrumentos e ferramentas para orientar o planejamento das ações no âmbito de concretização da política, da infraestrutura e cultura organizacional da gestão de documentos institucionais.

  • Do levantamento de dados: entendo o contexto institucional

– Diagnóstico da situação da gestão de documentos: produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, destinação final (eliminação ou recolhimento para guarda permanente);
– Levantamento das normas e procedimentos, regimentos e regulamentos internos (como funciona a instituição ou empresa);
– Modelos de referência, patrocinadores e parceiras – boas práticas e apoio institucional e interinstitucional;
– Quais as soluções disponíveis para os nossas oportunidades de melhoria em Tecnologia da Informação – TI: software de descrição e acesso aos documentos arquivísticos digitais (ICA Atom; RODA – Repositório de Objectos Digitais Autênticos; CEI; Proad, entre outros); microfilmagem eletrônica; digitalização/indexação;
– Desenvolvimento de programas, convênios, acordos de cooperação técnica; projetos institucionais;
– Valorizando o Planejamento Estratégico: alinhando o plano tático e operacional.
– Há um PDTI? Como vai a programação orçamentária – temos recursos?

  • Da análise quantitativa e qualitativa da produção documental com o uso de planilha eletrônica (será fornecida planilha em Excel aos participantes para usarem em suas instituições).
  • Da adoção de requisitos de metadados: e-arq, moreque-jus.

 

Módulo IV – A construção do ambiente de gestão de documentos públicos e privados.

  • Do ato de política de gestão de documentos: regramento da cultura corporativa;
  • Da formação de Comissão e Comitês de gerenciamento de políticas de preservação e acesso aos documentos;
  • Da elaboração de Normas e Procedimentos de governança e manutenção do ambiente de preservação e acesso;
  • Da elaboração de Planos, Códigos de Classificação e Tabelas de Temporalidades e de Destinação de Documentos Públicos e Privados;
  • Da arquivoconomia: desenhando a infraestrutura e a logística de preservação e acesso aos conjuntos arquivísticos em fase corrente, intermediária e permanente;
  • Da otimização do uso de mídias alternativas e de Tecnologia da Informação.

 

Módulo V – Cases de Sucesso.

  • Petrobras – arquivos setorias do Centro de Pesquisa;
  • Instituto Nacional do Seguro Social – projetos CEDOCPREV, Capture, integração do SIPPS ao sistema de protocolo; criação da política de arquivos instituicionais;
  • Ministério Público Federal – PGR: política de arquivos, elaboração de instrumentos de gestão arquivístico; criação de Assentamento Funcional Digital – AFD; implantação do arquivo);
  • Tribunal Superior do Trabalho (Arquivoteca Digital; Laboratório de Restauração e Conservação; Certificação de Memória do Mundo – MOW – Brasil; implantando um Memorial para o TST).

 

Módulo VI – Desenhando Espaços de Memória.

  • Definindo os serviços de base do Memorial; Projetos de Implantação de Memoriais; Projetos expositivos.
  • Espaços de Memória: as conexões entre nossas instituições e a sociedade.

 

Módulo VII – Construção Prática.

  • Construindo seu próprio Case de Sucesso:

– Elaborando check list aplicável na instituição do participante (atividade de anotações e comentários sobre cada realidade, demandada pelo participante). Poderá ocorrer por troca de e-mails com o instrutor.

Instrutor

Luiz Fernando Duarte de Almeida
Luiz Fernando Duarte de Almeida

Arquivista e bibliotecário documentalista. Especialista em Planejamento, Organização e Direção de Arquivos pela Universidade Federal Fluminense – UFF; especialista em Documentação e Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.  Aposentado como Analista Judiciário, área especializada, especialidade Arquivologia do Tribunal Superior do Trabalho – TST. Coordenou a Gestão Documental e Memória do TST e do CSJT; o Comitê Gestor do Malote Digital da Justiça do Trabalho; o Grupo de Trabalho de assessoramento em Gestão Documental ao CSJT. Secretariou o Comitê Gestor do Programa de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho – CGMNac-JT. Foi membro da Câmara Setorial de Arquivos do Judiciário junto ao Conselho Nacional de Arquivos; e como membro do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) junto ao Conselho Nacional de Justiça. Coordenou e implantou os projetos: Arquivoteca Digital; Memorial do TST; planos e tabelas de temporalidade; certificação Programa Memória do Mundo – MOW Brasil, fundo Conselho Nacional do Trabalho – CNT, concedido pela UNESCO; 23 projetos de exposições temporárias; Laboratório de Restauração e Conservação de documentos. Chefiou a Seção de Conservação e Arquivo do Ministério Público Federal – PGR. Atuou como consultor Centro de Pesquisas da Petrobrás – CENPES onde desenvolveu o planejamento e a organização de arquivos técnicos setoriais; ministrou cursos para o SEBRAE, Confederação Nacional da Indústria, Petrobrás e Escola de Administração Fazendária – ESAF. Coordenou a área de capacitação em arquivos no Grupo TED – RJ. Foi arquivista do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, por 25 anos. Secretário executivo do Comitê de Deliberação dos Sistemas de Documentação e Informação do INSS – CEDIN. Idealizou e implantou o projeto CEDOCPREV em várias unidades do INSS. Liderou, junto ao Novo Modelo de Gestão do INSS, a equipe de gestão de documentos e de processos administrativos eletrônicos. Atuou como Vice-presidente da subcomissão do SIGA, junto ao Ministério da Previdência Social. Publicou 2 (dois) livros na área de arquivos. Ministrou cursos de arquivo para instituições em todos os estados brasileiros, durante 37 anos. Instrutor da Consultre desde a fundação da empresa.

Locais e datas

Brasília/DF - 03 a 06/08/2020

Brasília Imperial Hotel (Site do hotel)
SHS Q. 3 BL H - Asa Sul - Brasília, DF - CEP: 70313-000 (Ver no Mapa)
Telefone: (61) 3425-0000
Sugestões de hospedagem

São Paulo/SP - 24 a 27/11/2020

Hotel Blue Tree Premium Paulista  (Site do hotel)
Rua Peixoto Gomide, 707 - Cerqueira – São Paulo, SP (Ver no Mapa)
Telefone: (11) 3147-7000
Sugestões de hospedagem

Mais detalhes



R$ 3.690,00 – Valor para inscrições até 20 dias que antecede o curso.

R$ 3.890,00 – Valor normal.

*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consultre.com.br

**No valor do investimento, está incluso: Material didático e de apoio; mochila executiva; almoço e coffee-break (em todos os dias do curso); e certificado.



Por meio de depósito, DOC ou ordem bancária.

Banco do Brasil
Agência: 1240-8
Conta Corrente: 105.895-9

Favorecido: CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 36.003.671/0001-53



Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

Clique aqui e tenha acesso as nossas CERTIDÕES NEGATIVAS.

 



08:00h - Credenciamento (apenas no primeiro dia)
08:30h - Início da aula
10:30h - Intervalo
13:00h - Almoço
14:00h - Retorno à aula
16:30h - Término da aula

Carga horária: 28 horas



Recomendamos que sua pré-reserva seja feita com antecedência, para garantir sua vaga, pois muitos cursos esgotam suas vagas bem antes do prazo limite.

Sugerimos que realizem a compra de passagem e reserva de hospedagem somente após a confirmação do evento por e-mail.

0 Anos de credibilidade
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