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Secretariado Week: Formação e Aperfeiçoamento do Profissional de Secretariado INSCREVA-SE
Secretariado Week: Formação e Aperfeiçoamento do Profissional de Secretariado

Secretariado Week: Formação e Aperfeiçoamento do Profissional de Secretariado

Competências técnicas e emocionais – liderança, motivação e carreira.

R$ 3.890,00R$ 3.690,00

*Valor para inscrições até 20 dias que antecede o curso.

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Apresentação

Muito mais que assessorar, o profissional experiente de secretariado participa ativamente da gestão e de decisões importantes na organização. Além de aperfeiçoamento em competências técnicas, o profissional de secretariado precisa desenvolver competências emocionais, agregando em sua carreira mais produtividade, felicidade e entusiasmo.
O seminário, distribuído em 5 dias, é um convite a um momento único de imersão, reflexão e troca de experiências sobre questões fundamentais do profissional de secretariado de alta performance.

 

Objetivos

  • Conscientizar os profissionais de Secretariado que “somente pessoas de qualidade podem fazer produtos ou prestar serviços de qualidade”.
  • Possibilitar aos profissionais de Secretariado o resgate da sua essência, onde está a resposta, bem como os recursos para o sucesso, saúde e felicidade.
    –  “Tudo está dentro da pedra. Só raspo as saliências desnecessárias”. Michelangelo
  • Ancorar o estado interno de qualidade, para ampliar a visão e o conhecimento sobre as competências de autoconhecimento, comportamentais, planejamento de carreira, inteligência emocional e resiliência.
  • Praticar exercícios holísticos, contemplando as técnicas do Oriente e Ocidente, psicofísicos, aliados à experiência lúdica, que enriquece o aprendizado.
  • Demonstrar, via permissão e vivência das emoções os benefícios de saber usá-las a favor da felicidade e do sucesso, como matéria-prima dos próprios rituais de qualidade, na vida pessoal e profissional.

 

METODOLOGIA

  • Exercícios de reflexão e interação;
  • Práticas vivenciais;
  • Dramatização;
  • Dinâmicas de grupo;
  • Sensibilização musical;
  • Vivência prática de um cardápio de atitudes de qualidade de vida e qualidade profissional, que pode ser incorporado ao cotidiano de cada pessoa (recebem a proposta desse cardápio);
  • Amarração dos exercícios x conteúdos trabalhados x devolutiva em grupo e individual.
  • Exercícios Holísticos, Psicofísicos e Lúdicos que serão trabalhados, de acordo com os conteúdos
    – Respiração consciente e seus múltiplos benefícios
    – O corpo atendendo sua vocação natural por meio dos movimentos simples – espreguiçar, alongar e similares
    – Meditação ativa e passiva direcionada à vida cotidiana
    – A dança como expressão do corpo e da sensibilidade
    – O canto como catalisador de emoções e relaxamento
    – Desenvolvimento das Dimensões do Ser Integral (Dimensão Física, Mental, Emocional, Espiritual)
    – Ampliação da Percepção, por meio da ativação dos 5 Sentidos (Visão, Olfato, Tato, Paladar, Audição)
    – Relaxamento
    –  Automassagem.

Programa

O profissional de secretariado e as competências emocionais

  • Conceito de Inteligência Emocional
  • Por que a Inteligência Emocional é ainda incipiente no comportamento dos profissionais
  • A supremacia da razão como modelo tradicional de sucesso e desconhecimento sobre o papel das emoções no ser humano
  • A entrada da Inteligência Emocional no mundo Corporativo, a partir dos estudos de Daniel Goleman
  • A Inteligência Emocional e sua relação com otimização de resultados e relacionamentos
  • As estatísticas já existentes sobre melhoria da produtividade, quando as emoções estão alinhadas
  • A Qualidade interior de cada um, via Emoções Primárias
  • As emoções primárias : Tristeza, Raiva, Amor, Medo e Alegria.
  • As emoções primárias vêm no nosso DNA
  • Inexistência de orientação sobre as emoções na família, educação formal, religião
  • Importância do cérebro Consciente e Inconsciente na aprendizagem das emoções
  • O processo para desenvolver Inteligência Emocional:
    – Reconhecer a(s) emoção(ões) que está sentindo
    – Dar permissão para sentir essa(s) emoção(ões)
    – Escolher expressá-la(s)
    – Aprender a expressá-la(s) de maneira adequada

Os 5 passos para Desenvolver Inteligência Emocional como fio condutor do aprimoramento de competências comportamentais:

1º Passo – Autoconhecimento

  • Identificação dos pontos fortes e vulneráveis – “Todo ser humano tem luz e sombra”
  • Estratégia para ter sucesso – Otimizar os pontos fortes, para ser referência e administrar os pontos vulneráveis
  • A importância da autoestima no desenvolvimento pessoal, profissional e o impacto na Felicidade
  • Como fortalecer a autoestima
  • A escolha de ser protagonista da carreira
  • Aprender permanente, comprometimento com a evolução, em sintonia com a cultura organizacional do órgão em que atua

2º passo – Administrar as emoções

  • Aprender a lidar com as emoções que não estão sob controle, aprendendo a administrar as reações
  • Situações cotidianas que desafiam a manutenção do equilíbrio
  • Identificar gatilhos que desencadeiam o desequilíbrio
  • Vivenciar técnicas que funcionam como antídoto para essas situações
  • Ampliar o leque interno de opções, para poder agir com prevenção e qualidade

3º passo – Empatia

  • Conscientização do poder da empatia e como ela pode ajudar na qualidade dos relacionamentos diários com gestores, equipe, clientes externos e internos, pares
  • Colocar-se no lugar do outro e também na idade emocional do outro
  • A nutrição diária da empatia
  • Benefícios e resultados da empatia na qualidade pessoal e profissional
  • A importância da Empatia no exercício da Liderança

4º passo Motivação

  • Motivação – Motivo para a ação
  • A importância da motivação para ter sucesso e ser feliz
  • Como encontrar a automotivação
  • Os fatores intrínsecos e extrínsecos da motivação
  • Os fatores motivacionais da Pirâmide de Maslow
  • Por que os profissionais de Secretariado motivados “fazem a diferença” na vida e no trabalho, otimizando resultados?
  • Como manter e nutrir a automotivação, nos momentos de pressão, dificuldades e desafios

5º passo – A arte do relacionamento

  • A arte de lidar com perfis heterogêneos e divergentes, com foco na convergência
  • Conscientização de que não mudamos o “outro” e que a única mudança que temos controle é a nossa
  • A importância de conhecer o outro, entender o seu modo de agir, para poder interagir
  • A importância do respeito às diferenças, sem estabelecer juízo de valor
  • Estratégias para conviver com perfis heterogêneos, de forma saudável e qualitativa
  • Diferença entre aceitar e concordar
  • Conceitos de Liderança no mundo atual
  • A influência do Líder na motivação e comprometimento da equipe
  • O Desenvolvimento da Liderança – Condição sine qua non para todos os profissionais que lidam com pessoas, como o Profissional de Secretariado
  • Líderes Vencedores – Atuais e Perenes- Seus Conceitos e Lições de Liderança
  • Liderança formal e informal do profissional de Secretariado
  • Inovação e Criatividade – O DNA de Inovação do Profissional de Secretariado, com base no Livro DNA do Inovador
  • A importância da criatividade e inovação no cenário atual
  • A criatividade e inovação como recursos para se reinventar e “sair fora da caixa”
  • Icones mundiais de criatividade e inovação. A importância de seus propósitos de vida para o fluir da criatividade
  • O propósito do Profissional de Secretariado
  • As 5 Competências do DNA do Inovador, direcionadas para o DNA do Profissional de Secretariado: Associar, Questionar, Observar, Experimentar, Fazer networking
  • Alinhamento dessas competências com o cotidiano do Profissional de Secretariado, com foco na melhoria do assessoramento executivo

Instrutores

Walkíria Gomes de Almeida
Walkíria Gomes de Almeida

Palestrante internacional e escritora. Mestre em Administração, com concentração em Gestão Internacional pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Especialista em Gestão Empresarial pela FECAP. Conselheira do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo (SINSESP), na Gestão 2020/2024. Possui 30 anos de experiência como Secretária Executiva de presidência e diretoria. Professora da FMU no Curso de Secretariado Executivo Trilíngue. Coautora do livro “O Futuro do Secretariado” (Editora Literare, 2019). Autora do livro "Competências dos Profissionais de Secretariado em diferentes empresas" (Editora Novas Edições Acadêmicas, 2017). Coautora do livro "Excelência no Secretariado" (Editora SerMais, 2013). Participação no 1º Fórum Internacional de Secretariado, em Moçambique – África, em setembro de 2019. Membro do Comitê do Finsec - Fórum Internacional de Moçambique, desde janeiro de 2020. Coautora do Projeto premiado duplamente na CONASEC 2018 – 1º Lugar no júri Técnico e 2º lugar no voto popular “Indicadores de Resultado para o Profissional de Secretariado”, em 2018. Coautora do projeto premiado na CONASEC-2016- 1º lugar no voto popular “Curso Preparatório para Docência na Área de Secretariado”, em 2016.


Bete D'Elia
Bete D'Elia

Palestrante renomada nas área de Secretariado e Assessoria. Consultora para profissionais da Gestão Empresarial, no setor público e privado, com destaque no Segmento Secretarial. Coach com formação pelo IDHL – Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi. Palestrante e facilitadora em treinamentos, cursos e workshops. Foi professora do Curso de Pós-Graduação em Assessoria Executiva da Fecap. Graduada em Português-Francês pela USP - Universidade de São Paulo, Especialização em Desenvolvimento Humano, pelo Psyko Universal Instituto de Desenvolvimento. Coautora do projeto premiado na CONASEC-2016- 1º lugar no voto popular “Curso Preparatório para Docência na Área de Secretariado”, de 2016. Coautora do Projeto premiado duplamente na CONASEC 2018 – 1º Lugar no júri Técnico e 2º lugar no voto popular “Indicadores de Resultado para o Profissional de Secretariado”. Autora do Livro "Profissionalismo – Não dá para não ter" (Editora Gente). É coautora dos livros "As novas Competências do Profissional de Secretariado" (Editora IOB Thomson); "Gestão do Tempo e Produtividade" (Editora Ser Mais); "Coaching e Mentoring" (Editora Ser Mais). Coordenadora, com Magali Amorim e Maurício Sita, do livro "Excelência no Secretariado" (Editora Ser Mais). Organizadora, com Cibele Barsalini Martins, do livro "Modelos de Gestão no Contexto do Profissional de Secretariado" (Editora UFSC). Coordenadora Editorial, em parceria com Walkiria Almeida, e coautora do livro "O Futuro do Secretariado" (Editora Literale).


Mais detalhes



R$ 3.690,00 – Valor para inscrições até 20 dias que antecede o curso.

R$ 3.890,00 – Valor normal.

*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consultre.com.br

**No valor do investimento, está incluso: Material didático e de apoio; mochila executiva; almoço e coffee-break (em todos os dias do curso); e certificado.



Por meio de depósito, DOC ou ordem bancária.

Banco do Brasil
Agência: 1240-8
Conta Corrente: 105.895-9

Favorecido: CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 36.003.671/0001-53



Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

Clique aqui e tenha acesso as nossas CERTIDÕES NEGATIVAS.

 



08:00h - Credenciamento (apenas no primeiro dia)
08:30h - Início da aula
10:30h - Intervalo
13:00h - Almoço
14:00h - Retorno à aula
16:30h - Término da aula

Carga horária: 28 horas



Recomendamos que sua pré-reserva seja feita com antecedência, para garantir sua vaga, pois muitos cursos esgotam suas vagas bem antes do prazo limite.

Sugerimos que realizem a compra de passagem e reserva de hospedagem somente após a confirmação do evento por e-mail.

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