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Redação com Foco na Elaboração de Documentos Oficiais e Técnicos INSCREVA-SE

Redação com Foco na Elaboração de Documentos Oficiais e Técnicos

(Manual de Redação da Presidência da República, terceira edição, Decreto n. 9.758, de 11/4/2019 e o projeto Plain Language no Setor Público)

Natal/RN - 21/11 a 23/11/2022 - 8h às 16h
R$ 2.990,00

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Apresentação

Nos últimos 40 anos, a Administração Pública Brasileira passou por grandes transformações, sobretudo como parte do trânsito para a democracia. Desenvolveram-se novas práticas e expectativas de modernização, mas muitas de suas características tradicionais ainda não foram removidas. A modernização efetiva somente ocorrerá de forma significativa com mudanças na comunicação entre as instituições públicas entre si, entre as instituições públicas e privadas e entre o público e a sua administração.

Linguagem Simples no Setor Público esse é um tema muito importante para todas as pessoas, mas principalmente para quem trabalha no governo. Você vai ver como a linguagem é um ponto central para prestar melhores serviços públicos e um instrumento importante para promover a inclusão e garantir direitos.

Assim, a expressão escrita torna-se uma exigência da organização moderna, comprometida com a qualidade, e um elemento facilitador, ao dinamizar os procedimentos em diferentes níveis e permitir o intercâmbio de ideias e experiências.

Saber explicar situações, definir conceitos, instruir processos, recomendar ações e apresentar soluções são alguns dos diferenciais do profissional da sociedade da informação e do conhecimento. Lembre-se de que seus textos são a evidência persuasiva de sua competência, personalidade e capacidade profissional.

O bom comunicador deve perceber que o compromisso permanente com a clareza e objetividade é essencial para a correta implementação das ações que se torna necessário desencadear. Nesse sentido, economizar o tempo despendido na geração de documentos técnicos e administrativos é de suma importância para o bom funcionamento institucional.

Este curso foi idealizado a partir dessa visão, com o objetivo de refletir as evoluções do mundo digital e desenvolver técnicas de comunicação e expressão escrita na redação oficial e técnica, de acordo com a terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, publicada em 27/12/2018 e o Decreto n. 9.758, 11/4/2019.

Objetivo geral

Desenvolver técnicas que ajudem a produzir documentos técnicos e oficiais, expressando ideias de maneira clara, precisa, concisa, aplicando-as ao contexto institucional, de acordo com o novo Manual Redação da Presidência da República, em vigor a partir de 27/12/2018.

 

Objetivos específicos 

  • Estimular a reflexão crítica sobre a realidade.
  • Melhorar o fluxo de comunicação inter e entre segmentos e órgãos, assim como entre a instituição e os clientes internos e externos.
  • Fornecer ao treinando instrumentos que o auxiliem a redigir documentos com propostas de recomendações e determinações, de acordo com critérios de clareza, convicção, concisão, exatidão, relevância e objetividade.
  • Deixar claro que a redação de um documento está ligada à prática diária e ao conhecimento de que a língua é o suporte desse processo.

Metodologia

Modalidade  (on-line), AO VIVO, síncrona aplicada através de plataforma institucional. A metodologia é interativa e estimula a reflexão; alterna exposição dialogada,  contextualizada por meio de material didático, exercícios individuais/grupo, recursos audiovisuais, analisando documentos relacionados à realidade profissional dos participantes.

 

Público alvo

Profissionais envolvidos com a geração, edição e customização de procedimentos; ofícios, correio eletrônico e textos afins, que devem chegar todos os dias a leitores que necessitam dessas informações para implementar ações administrativas.

 

Resultados esperados

O programa consubstancia a compreensão de que o conhecimento – valor intangível – passou a ser o meio dominante, o substituto último de todos os meios de produção. Nesse novo contexto, a escrita profissional ganha relevo todo especial. Dominá-la com precisão tornou-se ferramenta vital para a propagação do conhecimento.

Espera-se que, ao final do treinamento, os participantes estejam aptos a:

  • Aprender com erros e acertos, identificados com base na análise e reescritura de textos técnicos e de documentos oficiais;
  • Atualizar conhecimentos no que tange à utilização de modernas técnicas de produção e estruturação textual;
  • Implementar as ações necessárias à atualização e modernização dos documentos profissionais que produzem;
  • Rever seus mecanismos de produção textual e refletir criticamente sobre a qualidade de seus escritos.

Programa

  • A empatia e assertividade no ato de escrever;
  • Plain Language – Linguagem Simples no Setor Público: uma questão de cidadania
  • Os princípios da Administração Pública refletidos nos textos oficiais (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência);
  • Compromisso administrativo dos servidores com os documentos elaborados;
  • Sensibilização para a importância dos documentos profissionais que têm por objetivo subsidiar tomadas de decisões;
  • O que faz a qualidade dos textos profissionais;
  • A linguagem dos documentos oficiais;

 

Príncipios norteadores da produção textual

  • Diferenças entre língua, linguagem, adequação linguística e as variações;
  • Principais parâmetros que distinguem a comunicação oficial dos demais tipos textuais;
  • Competência textual: escrever de forma adequada;
  • A elaboração do texto – mecanismos geradores;
  • O uso da linguagem técnica;
  • Os níveis de linguagem;
  • Vícios de linguagem
  • Estilo e linguagem do moderno texto administrativo;
  • Semântica: palavras e expressões adequadas;
  • Homonímia, hiponímia, paronímia, polissemia;
  • Como definir claramente o objetivo do texto e manter o foco nas necessidades informacionais do leitor;

 

As comunicações oficiais e as mais recentes atualizações

Redação de documentos oficiais com base na terceira edição do Manual da Presidência da República, atualizada e ampliada, publicada em 27/12/2018

  • Funcionalidades da Redação Oficial, seu espaço de circulação;
  • Utilização de forma adequada as formas oficiais dos pronomes de tratamento;
  • Signatário
  • Cargos interino e substituto
  • Signatárias do sexo feminino
  • Grafia de cargos compostos

 

Tipos de documentos

  • Variações dos documentos oficiais
  • Correio Eletrônico (E-mail ) como documento oficial de comunicação;
  • Valor documental;
  • Forma e Estrutura;
  • Ofício;
  • Ofício conjunto;
  • Ofício conjunto circular;
  • Forma de tratamento;
  • Endereçamento;

 

Argumentação do texto técnico

  • Macroestrutura do texto argumentativo
  • Formas de persuasão
  • Argumentos e contra-argumentos
  • Planejamento do texto

 

Os relatórios e demais documentos técnicos no contexto organizacional

  • O texto técnico profissional;
  • As formas adequadas de apresentar orientações técnicas: pode, deve, convém (com base na Diretiva Nacional da ABNT, de 2007, que propõe regras para a estrutura e redação de Documentos Técnicos);
  • Aspectos de formatação e diagramação das comunicações e atos normativos;
  • A ordem das ideias nos relatórios, pareceres e demais documentos;
  • A necessidade de pesquisa para elaborar o texto técnico;
  • Definição, classificação e organização de relatórios, pareceres e demais documentos institucionais;
  • Elementos que podem compor a estrutura de documentos técnicos (elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais, conforme normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas);

 

Padronização

  • Destaques (aspas, negrito, sublinhado e itálico);
  • Siglas, abreviaturas, abreviações e símbolos;
  • Escrita de números no texto;
  • Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
  • Lei Complementar nº. 95/98, de 26 de fevereiro de 1998;

 

Questões gramaticais aplicadas aos textos administrativos oficiais

    • Concordância verbal;
    • Concordância nominal;
    • Regência verbal;
    • Regência nominal;
    • Acentuação gráfica;
    • Emprego de iniciais maiúsculas;
    • Pontuação: uso da vírgula e do ponto-e-vírgula;
    • Pronomes demonstrativos;
    • Pronomes de tratamento;
    • Crase;
    • Verbos com duplo particípio;
    • A nova ortografia da língua portuguesa;
    • Emprego do porquê;
    • Uso de siglas;
    • Abreviaturas;
    • Escrita de horas, datas e números;
    • Uso de sinais (aspas, hífen, parênteses, travessão);
    • Regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa;
  •  Outras questões gramaticais relevantes que surgirem na análise e elaboração dos documentos ou exercícios.

Professor

Suely Botelho Cobucci
Suely Botelho Cobucci

Educadora Empresarial, palestrante e consultora em Recursos Humanos. Mestre em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela FUNIBER (Fundação Universitária Iberoamericana); Pós-graduada em Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília e em Psicopedagogia pela UniCEUB; Graduada em Letras/Língua Portuguesa e Literaturas pela UniCEUB. Especialista em Dinâmica de Grupo pela SOBRAP (Sociedade Brasileira de Psicoterapia e Psicodrama). Formação em Life & Professional Coaching pela SBCoaching, licenciada pelo Behavioral Coaching Institute e pelo International Coaching Council. Professora aposentada de Redação e Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Atuou como consultora responsável pela revisão, atualização e ampliação da terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, em Acordo de Cooperação com a Casa Civil.


Agenda

Natal/RN - 21/11 a 23/11/2022 - 8h às 16h

Rifóles Praia Hotel & Resort (Site do hotel)
R. Cel. Inácio Valê, 8847 - Ponta Negra -  Natal, RN, Cep: 59090-040 (Ver no Mapa)
Telefone: (84) 3646-5000
Sugestões de hospedagem

Mais detalhes



R$ 2.990,00

*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consultre.com.br

**No valor do investimento, está incluso: Material didático e de apoio; mochila executiva; almoço e coffee-break (em todos os dias do curso); e certificado.



Por meio de depósito, DOC ou ordem bancária.

Banco do Brasil
Agência: 1240-8
Conta Corrente: 105.895-9

Favorecido: CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 36.003.671/0001-53



Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

Clique aqui e tenha acesso as nossas CERTIDÕES NEGATIVAS.

 



7h30 - Credenciamento (apenas no primeiro dia)
8h - Início da aula
10h - Intervalo
12h30 - Almoço
13h30 - Retorno à aula
16h - Término da aula

Carga horária: 21 horas



Recomendamos que sua pré-reserva seja feita com antecedência, para garantir sua vaga, pois muitos cursos esgotam suas vagas bem antes do prazo limite.

Sugerimos que realizem a compra de passagem e reserva de hospedagem somente após a confirmação do evento por e-mail.

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