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Prático de Tesouro Gerencial – funcionalidades e elaboração de relatórios de gestão INSCREVA-SE
Prático de Tesouro Gerencial – funcionalidades e elaboração de relatórios de gestão

Prático de Tesouro Gerencial – funcionalidades e elaboração de relatórios de gestão

Conhecendo as Funcionalidades do SIAFI e do Tesouro Gerencial e Prática com a Elaboração de Importantes Relatórios para Utilização em Decisões Gerenciais.

R$ 2.990,00

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Apresentação

Afim de que os gestores das áreas Orçamentária, Financeira, Patrimonial e Contábil de Órgãos e entidades governamentais estejam alicerçados em informações relevantes e precisas para a tomada de decisões gerenciais, este curso apresenta-se com a abordagem pontual dos principais conceitos e estruturas dos sistemas SIAFI e Tesouro Gerencial, bem como estabelece, por meio de atividades práticas, um arcabouço de informações que fomentarão o conhecimento necessário aos agentes públicos para a operacionalização e elaboração de consultas e relatórios de grande relevância orçamentário-financeira.

Objetivos

  • Apresentar as principais funcionalidades dos sistemas SIAFI e Tesouro Gerencial.
  • Atualizar, aperfeiçoar, capacitar e gerar conhecimentos relativos ao sistema Tesouro Gerencial.
  • Habilitar o aluno para operacionalizar o sistema Tesouro Gerencial, elaborando consultas e gerando relatórios de grande relevância para a tomada de decisões gerenciais.

 

Público-alvo

  • Servidores públicos que atuam nos setores orçamentário, financeiro, patrimonial e contábil de órgãos e entidades da Administração Pública;
  • Coordenadores, gestores, especialistas e técnicos envolvidos nas ações acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil das diversas esferas de governo;
  • Profissionais de administração, economia e gestão pública que trabalhem com informações orçamentárias e financeiras.

 

Metodologia

  • Aulas expositivas;
  • Slides pontuando os principais conceitos e estruturas dos sistemas SIAFI e Tesouro Gerencial;
  • Oficina prática do Tesouro Gerencial, com operacionalização do sistema e elaboração de relatórios e consultas.

Conteúdo Programático

PRIMEIRO DIA 

1. Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI)
1.1. Conceito
1.2. Objetivos
1.3. Vantagens de Utilização do SIAFI
1.4. Características
1.5. Abrangência
1.6. Mecanismos de Segurança
1.7. Conceitos Fundamentais
1.8. Tipos de SIAFI, Estrutura e Documentos de Entrada de Dados
1.9. Interface com Outros Sistemas
1.10. Manual SIAFI Web
1.11. Exercícios de Fixação

SEGUNDO DIA

2. Sistema Tesouro Gerencial
2.1. Definição
2.2. Acesso ao Tesouro Gerencial
2.3. Fundamentos
2.3.1. Métricas
2.3.2. Atributos
2.4. Login
2.5. Telas de Navegação
2.5.1. Preferências
2.5.2. Ajuda
2.5.3. Personalizar
2.5.4. Relatórios Compartilhados X Meus Relatórios
2.5.5. Opção “Criar”
2.6. Funcionalidades
2.6.1. Barras de Tarefas
2.6.2. Pesquisa de Objetos
2.6.3. Objetos do Relatório X Objetos da Planilha
2.6.4. Qualificar X Selecionar
2.6.5. Exportar
2.6.6. Envio para a Lista de Histórico
2.6.7. Pasta “Meus Relatórios”
2.6.8. Criar Relatório
2.6.9. Consulta de Documentos
2.6.10. Salvar Relatório
2.6.11. Formulários de Atributo
2.6.12. Filtros de Exibição
2.6.13. Linhas X Colunas X Paginar Por
2.6.14. Pivotagem
2.6.15. Drill
2.6.16. Elementos Derivados
2.6.17. Criar Filtro, Prompt e Grupo Personalizado
2.6.18. Subscrição de Relatórios

TERCEIRO DIA

3. Oficina Prática I
3.1. Dotação Orçamentária por Tipo de Crédito
3.2. Empenhos Emitidos, Liquidados e Pagos
3.3. Execução da Despesa
3.4. Execução de Restos a Pagar
3.5. Nota de Empenho (NE) por Modalidade de Licitação, Tipo e Valor

QUARTO DIA 

4. Oficina Prática II
4.1. Ordem Bancária (OB) por Favorecido, Situação, Banco Destino e Valor
4.2. Nota de Dotação (ND) por Tipo, PTRES, ND, Plano Interno e Valor
4.3. Nota de Crédito (NC) por Evento, Fonte de Recursos, ND, PI, PTRES e Valor
4.4. DARF por Vinculação de Pagamento, Origem, NE, Fonte de Recursos, Código; de Receita e Valor
4.5. Registro de Arrecadação (RA) por Código de Recolhimento, Tipo, Espécie, Evento e Valor

QUINTO DIA 

5. Oficina Prática III
5.1. Consulta de Saldo Contábil das Contas Contábeis 1.1.1.1.2.20.01 (Limite de Saque com Vinculação de Pagamento); 2.1.3.1.1.04.00 (Contas a Pagar Credores Nacionais); 6.2.2.9.2.01.03 (Empenhos Liquidados a Pagar) e 8.2.1.1.3.00.00 (DDR Comprometida por Liquidação)
5.2. Elaboração de relatório com as contas contábeis de bens móveis e de materiais de consumo para conciliação com o sistema de controle patrimonial
5.3. Elaboração de relatório com a conta de depreciação, discriminada por contas contábeis dos bens móveis, para conciliação com o sistema de controle patrimonial
5.4. Elaboração de relatório com códigos de Centros de Custos e com códigos de SIORGs para apuração de custos de despesas executadas

Professor

Marzalém Alves de Lima
Marzalém Alves de Lima

Servidor Público da Receita Federal, onde atua nas áreas de Contabilidade Pública e de Execução Orçamentária e Financeira. Pós-graduado em Gestão Empresarial com Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia/MG (UFU). Já foi chefe da Divisão de Contabilidade da Receita Federal (2009-2015) e, atualmente, é chefe do Núcleo de Contabilidade da 9ª Região Fiscal da Receita Federal. Atuou como Contador Nacional da Secretaria da Receita Federal do Brasil, em atividades relacionadas à Execução Orçamentária, Financeira e Patrimonial. Professor em instituições federais e particulares de ensino nos cursos de Contabilidade Pública; Retenções de Tributos; Execução Orçamentária e Financeira; Tesouro Gerencial; Suprimento de Fundos; DIRF; dentre outros.


Mais detalhes



R$ 2.990,00

*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consultre.com.br

**No valor do investimento, está incluso: Material didático e de apoio; mochila executiva; almoço e coffee-break (em todos os dias do curso); e certificado.



Por meio de depósito, DOC ou ordem bancária.

Banco do Brasil
Agência: 1240-8
Conta Corrente: 105.895-9

Favorecido: CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 36.003.671/0001-53



Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

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7h30 - Credenciamento (apenas no primeiro dia)
8h - Início da aula
10h - Intervalo
12h30 - Almoço
13h30 - Retorno à aula
16h - Término da aula

Carga horária: 21 horas



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