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Gestão de Documentos Eletrônicos INSCREVA-SE
Gestão de Documentos Eletrônicos

Gestão de Documentos Eletrônicos

Práticas atuais, tendências e aspectos que garantem a conformidade dos documentos eletrônicos das instituições públicas com a legislação nacional e melhores práticas internacionais.

Fortaleza/CE - 08 a 10/07/2020
São Paulo/SP - 02 a 04/12/2020
R$ 2.990,00R$ 2.790,00

*Valor para inscrições até 20 dias que antecede o curso.

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Objetivo

Identificar e diferenciar documento eletrônico, documento digital e documento arquivístico e seus suportes; Analisar as ações a serem implementadas sobre os documentos arquivísticos em seu ciclo documental, seja quando se tratarem de documentos tradicionais, seja sobre documentos eletrônicos/digitais; Analisar a legislação geral e arquivística pertinente; Discutir técnicas específicas para acesso e preservação de documentos arquivísticos eletrônicos, de acordo com as fases corrente, intermediária e permanente.

Público-alvo

Arquivistas, bibliotecários, técnicos em arquivo e demais profissionais envolvidos com a gestão de informações armazenadas em meio digital, incluindo profissionais de informática.

Programa

A gestão de documentos eletrônicos na administração pública

  • Apresentam-se os resultados de um levantamento de uma década quanto às experiências de instituições públicas – e algumas privadas – sobre o tratamento dispensado aos documentos digitais.
  • Aspectos relacionados à gestão de documentos em geral;
  • Características mais comuns;
  • Propostas de abordagem.

 

Definições e tipos de documentos eletrônicos: produção e trâmite

  • Discutem-se as definições de documentos eletrônicos mais comuns, relacionam-se os tipos de documentos classificados como documentos eletrônicos, analisa-se a pertinência dessas divisões “tipológicas”. Apresentam-se abordagem sobre sua produção e trâmite e sua distinção com os procedimentos utilizados com os documentos tradicionais.

– Definições e tipos de documentos eletrônicos;
– Diferenças entre documentos tradicionais e documentos eletrônicos;
– Criação, uso e trâmite;
– Armazenamento e acesso.

A gestão eletrônica de documentos

  • Abordam-se fatores que envolvem a escolha e a implantação de sistemas eletrônicos de gestão de documentos e suas tecnologias.

– Diagnóstico institucional;
– Ferramentas tecnológicas: GED, digitalização, workflow, certificação digital.
– Experiências institucionais.

A legislação brasileira relacionada a documentos eletrônicos

  • Apresenta-se e discute-se a legislação brasileira existente, já promulgada, e aquela ainda em discussão sobre documentos eletrônicos e as normas da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos.

– Legislação federal em vigor, com ênfase na MP 2.200-2/2001, que institui a ICP-Brasil e na Lei 12.527/11, lei de acesso à informação;
– Resoluções e estudos do Conarq, incluindo o Modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (e-ARQ).

A conservação e a preservação de documentos eletrônicos

  • Abordam-se fatores que envolvem a preservação de documentos eletrônicos, contemplando aspectos relacionados à avaliação e ao acesso.

– Identificação da documentação a ser preservada e os prazos de guarda;
– Obsolescência tecnológica e degradação física;

  • Políticas de preservação.

Instrutor

Vanderlei Batista
Vanderlei Batista

Professor e consultor, em nível nacional, de empresas públicas e privadas na área de Gestão de Documentos Eletrônicos, desde 2002. Mestre e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Arquivologia pela Universidade de Brasília – UnB. Membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos. Professor de cursos de pós-graduação e consultor em projetos de gestão da informação. Autor dos livros”Gestão de documentos eletrônicos: uma visão arquivística”, (2005).”Arquivística: temas contemporâneos” (2007). “Gerenciamento Eletrônico de Documentos de Arquivo” (2012).

Locais e datas

Fortaleza/CE - 08 a 10/07/2020

Hotel Beira Mar (Site do hotel)
Av. Beira Mar, 3130 - Meireles - Fortaleza, CE (Ver no Mapa)
Telefone: (85) 4009-2000
Sugestões de hospedagem

São Paulo/SP - 02 a 04/12/2020

Hotel Blue Tree Premium Paulista  (Site do hotel)
Rua Peixoto Gomide, 707 - Cerqueira – São Paulo, SP (Ver no Mapa)
Telefone: (11) 3147-7000
Sugestões de hospedagem

Mais detalhes



R$ 2.790,00 – Valor para inscrições até 20 dias que antecede o curso.

R$ 2.990,00 – Valor normal.

*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consultre.com.br

**No valor do investimento, está incluso: Material didático e de apoio; mochila executiva; almoço e coffee-break (em todos os dias do curso); e certificado.



Por meio de depósito, DOC ou ordem bancária.

Banco do Brasil
Agência: 1240-8
Conta Corrente: 105.895-9

Favorecido: CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 36.003.671/0001-53



Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

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08:00h - Credenciamento (apenas no primeiro dia)
08:30h - Início da aula
10:30h - Intervalo
13:00h - Almoço
14:00h - Retorno à aula
16:30h - Término da aula

Carga horária: 21 horas



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