Apresentação
Da globalização à pandemia do coronavírus, a internet cresce exponencialmente a sua base de usuários mundialmente. Em números, segundo o relatório publicado em parceria entre a We Are Social e a Hootsuite, somos aproximadamente 4,7 bilhões de usuários conectados à internet no mundo, proporcionalmente 6 em cada 10 pessoas acessam à rede através de um computador, tablet ou smartphone. O Brasil, por exemplo, possui o índice mais alto do mundo (97%) de engajamento de conteúdo nas redes sociais, segundo uma pesquisa da Comscore publicada em 2020.
Sob à ótica da nova dinâmica nas relações sociais, que perpassa por um cenário de sociedade midiatizada e digitalizada, com instantânea produção e circulação de conteúdos, a Comunicação Digital, especialmente no ambiente das mídias sociais, é um pilar estratégico da Comunicação Corporativa. Nesta perspectiva, embora a iniciativa privada tenha maximizado sua presença digital substancialmente, a Administração Pública ainda apresenta alguns entraves com os processos comunicacionais nas mídias sociais, haja vista os normativos, procedimentos e cultura que não acompanharam a dinamicidade da sociedade.
Com o emaranhando de normas que regulam a Comunicação Pública, não se pode discorrer da Comunicação Digital sem trazer à tona três destaques para a temática a ser observada sob o viés legal, tais como:
1) O dever de divulgar, independentemente de solicitação, as informações de interesse público;
2) A utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação e comunicação (TIC);
3) A gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e a sua divulgação.
Não sendo apenas uma tendência, mas uma obrigação legal da Administração Pública, a Comunicação Digital ainda traz muitas dúvidas aos agentes públicos que lidam e gerenciam as mídias sociais de seus órgãos e entidades.
A partir de uma abordagem atualizada e prática, o curso promoverá uma imersão em diversos assuntos focados na gestão e operação da comunicação nas mídias sociais no âmbito da Administração Pública, a citar, como destaque:
- Implementação e gerenciamento de projetos estratégicos nas mídias;
- Planejamento de ações por meio da identificação de tendências e oportunidades de inovação na comunicação;
- Curadoria e produção de conteúdos digitais;
- Estruturação do calendário editorial alinhado os objetivos institucionais;
- Resposta a crises por meio das mídias sociais;
- Branding no setor público;
- Redação para mídias;
- Estratégias de engajamento;
- Mapeamento dos níveis de consciência dos públicos-alvo para assertividade da Comunicação;
- Marketing de influência como tática de engajamento;
- A importância do briefing para o direcionamento dos envolvidos nas ações de Comunicação;
- Dentre outros temas relevantes para a construção do plano de comunicação em mídias sociais.
Objetivos
- Apresentar os principais conceitos e a mecânica das mídias sociais, bem como o panorama digital enfocando nas boas práticas para consolidação de uma comunicação eficaz.
- Conscientizar quanto a importância dos artefatos para o mapeamento, planejamento e construção do plano de comunicação digital nas mídias sociais, perpassando a concepção de uma ideia, o alinhamento aos objetivos institucionais, a solidificação no calendário editorial, e a mensuração da efetividade, com apresentação de modelos e checklists.
- Construir um plano de comunicação em mídias sociais passo a passo e alicerçados a realidade específica do agente público e da instituição que ele representa.
- Esclarecer as etapas e os procedimentos para curadoria de temas, produção de conteúdo e inovação na linha editorial das mídias sociais.
- Instruir o agente público para redigir legendas e criar publicações atrativas, compartilháveis e virais por meio da desmistificação de formatos e em conformidade com as melhores práticas nas mídias sociais.
- Fornecer estratégias e ferramentas que permitam ao aluno: analisar e resolver problemas; gerar ideias e inovar; prever tendências; gerir processos comunicacionais em mídias sociais; produzir narrativas digitais; e aplicar metodologias de pesquisa para curadoria de temas.
BAIXE O PDF COM A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Público-alvo
- Analistas, assessores e profissionais de comunicação, publicidade, marketing e relações públicas;
- Membros das equipes de comunicação e assessoria de imprensa;
- Agentes técnicos e administrativos que lidam (direta e/ou indiretamente) com a comunicação institucional;
- Profissionais de secretariado e assessoria em geral;
- Servidores do departamento/núcleo de cerimonial, protocolo e organização de eventos;
- Gestores e agentes públicos envolvidos no planejamento, criação e operações da comunicação institucional; e,
- Demais profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos sobre os assuntos relacionados ao tema do curso.
Metodologia
Este curso será realizado por meio de uma metodologia 100% interativa e aulas expositivas dialogadas entre professor e aluno(s), possibilitando a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas em tempo real.
O aluno terá ainda:
- Workshop “Comunicação em Redes Sociais: Elaborando o Plano de Comunicação Passo a Passo”;
- Estudo e análise de casos concretos;
- Acesso e download a materiais complementares na versão digital, que auxiliarão no cotidiano profissional.
Conteúdo programático
1. VISÃO GERAL DA COMUNICAÇÃO NAS MÍDIAS SOCIAIS
– A evolução da Comunicação
– Afinal, que é uma mídia social?
– Comunicando por meio das mídias sociais: informando, educando e entretendo
– Pilares estruturais da gestão das mídias sociais
– Comunicação estratégica em mídias sociais
– Alinhando à comunicação nas mídias sociais aos objetivos institucionais e estratégicos
– Publicidade oficial: institucional vs utilidade pública (interesse social)
– Estudos de casos
2. CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS PUBLICITÁRIOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – NOÇÕES GERAIS
– Noções normativas – visão geral: Leis 12.232/2010, 8.666/93, e 14.133/2021
– Delimitando as atuações: agências vs comunicação interna
– Artefatos que dão luz ao processo de contratação
– Gestão/fiscalização de contratos de serviços publicitários: O que mensurar? Como mensurar?
3. BRANDING
– Entendendo o branding: O que é uma marca? Qual é o valor de uma marca? O que é branding?
– Percepção de marca no setor público: Como funciona a percepção de uma marca pública? Quais são os pontos de contato de uma marca pública?
– O comportamento do consumidor: público interno vs público externo
– O futuro da comunicação no pós-pandemia: uma nova experiência no consumo de informações?
– Mapa de empatia e definição de personas
4. GERENCIAMENTO DE CRISES NAS MÍDIAS SOCIAIS
– Noções sobre gerenciamento de crises
– Fake news e notícias negativas
– Plano, cenários e possibilidades de prevenção e gestão de crises
– Gabinete de crise: qual o formato ideal para uma instituição pública?
– Checklist para gerir crises nas redes sociais
5. BRIEFING
– Por que fazer? Como fazer? O que deve conter?
– Modelos e checklists
6. COMUNICAÇÃO DIGITAL
– Overview das principais redes sociais, linguagens e formatos de mídias (Instagram, Twitter, Facebook, Youtube, LinkedIn e TikTok)
– Comunicação síncrona e assíncrona: lives x stories x feed
– Coleta de dados estratégicos
– Curadoria e produção de conteúdos
– Linhas editoriais, calendário editorial e sazonal
– Campanhas online: anúncios – noções gerais (segmentação, distribuição, execução e indicadores)
7. PLANEJANDO A COMUNICAÇÃO E A ESTRATÉGIA DIGITAL
– Afinal, o que é um plano de comunicação? Como deve ser criado? Quais as técnicas de comunicação e marketing a serem observadas e implementadas no plano?
Eixo 1: Estruturação
– Estratégias de comunicação nas redes sociais
– Público-alvo x persona x níveis de consciência
– Levantamento de objeções e oportunidades de comunicação
– Organizando os insights e solidificando o plano de trabalho
– Estabelecendo os conteúdos para cada nível de consciência (modelo e checklist adaptado para comunicação no setor público)
Eixo 2: Criação
– Criando conteúdos estratégicos
– Gerenciando o banco de ideias de conteúdos
– Redação para mídias: comunicando o texto que o leitor quer ler no ambiente digital
– Otimização de conteúdos densos
– Criação do calendário editorial
Eixo 3: Distribuição
– Marketing de influência como tática de engajamento
– Grupos para disseminação dos conteúdos
– Utilização do malling e o que é permitido segundo à LGPD
– Formatos crossmídia e transmídia: Quais as diferenças? E como aplicar?
– Promoções, sorteios e eventos com enfoque estratégico
Eixo 4: Debriefing
– Quais métricas sociais mensuram a estratégia?
– Mensuração de engajamento de campanha
– Retroalimentando o processo: geração de insights e plano de ações
Professor

Max Müller Cândido
Comunicador, redator e assessor de comunicação e marketing. É assessor de comunicação, apresentador e curador de conteúdos e eventos na área de licitações e contratos da CONSULTRE – sendo um dos idealizadores da “Maratona das Contratações Públicas”, o maior encontro online na área de Licitações e Contratos Administrativos, que capacitou, na última edição do evento, mais de 9,5 mil agentes públicos. Foi nota mil na redação do ENEM 2015. Graduando em Marketing – ênfase Digital & Data Science – pela FIAP. Certificação em Personal Branding pela ESPM. Especializado em planejamento e criação de conteúdos em mídias sociais, já gerenciou, simultaneamente, 27 contas digitais nos nichos de educação, associativismo, varejo, e-commerce, advocacia, desenvolvimento humano e construção civil. De 2015 e 2017, atuou como redator e produtor de conteúdo nas plataformas Rock Content e Workana, e, ainda, como assessor na redação dos jornais impressos, TV e rádio da IMPD. Coordenador de projeto e organizador da obra "A Nova Lei de Licitações e Contratos: Onde estamos? E para onde vamos?" (CONSULTRE, 2021).
Agenda
São Paulo/SP - 24/10 a 26/10/2022 - 8h às 16h
WYNDHAM PAULISTA
Alameda Campinas, 540
Jardim Paulista, São Paulo/SP
Telefone: (11) 2182-0400
Preços especiais para participantes do evento (sujeito a disponibilidade).
*Se optar pelo hotel de realização do evento, informe, no ato da reserva, que é participante do curso da CONSULTRE.
Natal/RN - 12/12 a 14/12/2022 - 8h às 16h
GOLDEN TULIP NATAL PONTA NEGRA
Av. Engenheiro Roberto Freire, 4382
Ponta Negra, Natal/RN
Telefone: (84) 3646-0100 - Site do Hotel
Preços especiais para participantes do evento (sujeito a disponibilidade).
*Se optar pelo hotel de realização do evento, informe, no ato da reserva, que é participante do curso da CONSULTRE.
Mais detalhes
R$ 2.990,00
*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consultre.com.br
**No valor do investimento, está incluso: Material didático e de apoio; mochila executiva; almoço e coffee-break (em todos os dias do curso); e certificado.
Por meio de depósito, DOC ou ordem bancária.
Banco do Brasil
Agência: 1240-8
Conta Corrente: 105.895-9
Favorecido: CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 36.003.671/0001-53
Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011
CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0
Estamos cadastrados no SICAF
E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br
Clique aqui e tenha acesso as nossas CERTIDÕES NEGATIVAS.
7h30 - Credenciamento (apenas no primeiro dia)
8h - Início da aula
10h - Intervalo
12h30 - Almoço
13h30 - Retorno à aula
16h - Término da aula
Carga horária: 21 horas
Recomendamos que sua pré-reserva seja feita com antecedência, para garantir sua vaga, pois muitos cursos esgotam suas vagas bem antes do prazo limite.
Sugerimos que realizem a compra de passagem e reserva de hospedagem somente após a confirmação do evento por e-mail.