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Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais na Administração Pública INSCREVA-SE
Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais na Administração Pública

Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais na Administração Pública

Comunicação digital integrada aos objetivos institucionais e estratégicos com enfoque prático na construção (passo a passo) do plano de comunicação em mídias sociais.

São Paulo/SP - 24/10 a 26/10/2022 - 8h às 16h
Natal/RN - 12/12 a 14/12/2022 - 8h às 16h
R$ 2.990,00

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Apresentação

Da globalização à pandemia do coronavírus, a internet cresce exponencialmente a sua base de usuários mundialmente. Em números, segundo o relatório publicado em parceria entre a We Are Social e a Hootsuite, somos aproximadamente 4,7 bilhões de usuários conectados à internet no mundo, proporcionalmente 6 em cada 10 pessoas acessam à rede através de um computador, tablet ou smartphone. O Brasil, por exemplo, possui o índice mais alto do mundo (97%) de engajamento de conteúdo nas redes sociais, segundo uma pesquisa da Comscore publicada em 2020.

Sob à ótica da nova dinâmica nas relações sociais, que perpassa por um cenário de sociedade midiatizada e digitalizada, com instantânea produção e circulação de conteúdos, a Comunicação Digital, especialmente no ambiente das mídias sociais, é um pilar estratégico da Comunicação Corporativa. Nesta perspectiva, embora a iniciativa privada tenha maximizado sua presença digital substancialmente, a Administração Pública ainda apresenta alguns entraves com os processos comunicacionais nas mídias sociais, haja vista os normativos, procedimentos e cultura que não acompanharam a dinamicidade da sociedade.

Com o emaranhando de normas que regulam a Comunicação Pública, não se pode discorrer da Comunicação Digital sem trazer à tona três destaques para a temática a ser observada sob o viés legal, tais como:

1) O dever de divulgar, independentemente de solicitação, as informações de interesse público;
2) A utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação e comunicação (TIC);
3) A gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e a sua divulgação.

Não sendo apenas uma tendência, mas uma obrigação legal da Administração Pública, a Comunicação Digital ainda traz muitas dúvidas aos agentes públicos que lidam e gerenciam as mídias sociais de seus órgãos e entidades.

A partir de uma abordagem atualizada e prática, o curso promoverá uma imersão em diversos assuntos focados na gestão e operação da comunicação nas mídias sociais no âmbito da Administração Pública, a citar, como destaque:

  • Implementação e gerenciamento de projetos estratégicos nas mídias;
  • Planejamento de ações por meio da identificação de tendências e oportunidades de inovação na comunicação;
  • Curadoria e produção de conteúdos digitais;
  • Estruturação do calendário editorial alinhado os objetivos institucionais;
  • Resposta a crises por meio das mídias sociais;
  • Branding no setor público;
  • Redação para mídias;
  • Estratégias de engajamento;
  • Mapeamento dos níveis de consciência dos públicos-alvo para assertividade da Comunicação;
  • Marketing de influência como tática de engajamento;
  • A importância do briefing para o direcionamento dos envolvidos nas ações de Comunicação;
  • Dentre outros temas relevantes para a construção do plano de comunicação em mídias sociais.

 

Objetivos

  • Apresentar os principais conceitos e a mecânica das mídias sociais, bem como o panorama digital enfocando nas boas práticas para consolidação de uma comunicação eficaz.
  • Conscientizar quanto a importância dos artefatos para o mapeamento, planejamento e construção do plano de comunicação digital nas mídias sociais, perpassando a concepção de uma ideia, o alinhamento aos objetivos institucionais, a solidificação no calendário editorial, e a mensuração da efetividade, com apresentação de modelos e checklists.
  • Construir um plano de comunicação em mídias sociais passo a passo e alicerçados a realidade específica do agente público e da instituição que ele representa.
  • Esclarecer as etapas e os procedimentos para curadoria de temas, produção de conteúdo e inovação na linha editorial das mídias sociais.
  • Instruir o agente público para redigir legendas e criar publicações atrativas, compartilháveis e virais por meio da desmistificação de formatos e em conformidade com as melhores práticas nas mídias sociais.
  • Fornecer estratégias e ferramentas que permitam ao aluno: analisar e resolver problemas; gerar ideias e inovar; prever tendências; gerir processos comunicacionais em mídias sociais; produzir narrativas digitais; e aplicar metodologias de pesquisa para curadoria de temas.

 

BAIXE O PDF COM A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

Público-alvo

  • Analistas, assessores e profissionais de comunicação, publicidade, marketing e relações públicas;
  • Membros das equipes de comunicação e assessoria de imprensa;
  • Agentes técnicos e administrativos que lidam (direta e/ou indiretamente) com a comunicação institucional;
  • Profissionais de secretariado e assessoria em geral;
  • Servidores do departamento/núcleo de cerimonial, protocolo e organização de eventos;
  • Gestores e agentes públicos envolvidos no planejamento, criação e operações da comunicação institucional; e,
  • Demais profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos sobre os assuntos relacionados ao tema do curso.

 

Metodologia

Este curso será realizado por meio de uma metodologia 100% interativa e aulas expositivas dialogadas entre professor e aluno(s), possibilitando a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas em tempo real.
O aluno terá ainda:

  • Workshop Comunicação em Redes Sociais: Elaborando o Plano de Comunicação Passo a Passo”;
  • Estudo e análise de casos concretos;
  • Acesso e download a materiais complementares na versão digital, que auxiliarão no cotidiano profissional.

 

Conteúdo programático

1. VISÃO GERAL DA COMUNICAÇÃO NAS MÍDIAS SOCIAIS
– A evolução da Comunicação
– Afinal, que é uma mídia social?
– Comunicando por meio das mídias sociais: informando, educando e entretendo
– Pilares estruturais da gestão das mídias sociais
– Comunicação estratégica em mídias sociais
– Alinhando à comunicação nas mídias sociais aos objetivos institucionais e estratégicos
– Publicidade oficial: institucional vs utilidade pública (interesse social)
– Estudos de casos

2. CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS PUBLICITÁRIOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – NOÇÕES GERAIS
– Noções normativas – visão geral: Leis 12.232/2010, 8.666/93, e 14.133/2021
– Delimitando as atuações: agências vs comunicação interna
– Artefatos que dão luz ao processo de contratação
– Gestão/fiscalização de contratos de serviços publicitários: O que mensurar? Como mensurar?

3. BRANDING
– Entendendo o branding: O que é uma marca? Qual é o valor de uma marca? O que é branding?
– Percepção de marca no setor público: Como funciona a percepção de uma marca pública? Quais são os pontos de contato de uma marca pública?
– O comportamento do consumidor: público interno vs público externo
– O futuro da comunicação no pós-pandemia: uma nova experiência no consumo de informações?
– Mapa de empatia e definição de personas

4. GERENCIAMENTO DE CRISES NAS MÍDIAS SOCIAIS
– Noções sobre gerenciamento de crises
Fake news e notícias negativas
– Plano, cenários e possibilidades de prevenção e gestão de crises
– Gabinete de crise: qual o formato ideal para uma instituição pública?
Checklist para gerir crises nas redes sociais

5. BRIEFING
– Por que fazer? Como fazer? O que deve conter?
– Modelos e checklists

6. COMUNICAÇÃO DIGITAL
Overview das principais redes sociais, linguagens e formatos de mídias (Instagram, Twitter, Facebook, Youtube, LinkedIn e TikTok)
– Comunicação síncrona e assíncrona: lives x stories x feed
– Coleta de dados estratégicos
– Curadoria e produção de conteúdos
– Linhas editoriais, calendário editorial e sazonal
– Campanhas online: anúncios – noções gerais (segmentação, distribuição, execução e indicadores)

7. PLANEJANDO A COMUNICAÇÃO E A ESTRATÉGIA DIGITAL
– Afinal, o que é um plano de comunicação? Como deve ser criado? Quais as técnicas de comunicação e marketing a serem observadas e implementadas no plano?
Eixo 1: Estruturação
– Estratégias de comunicação nas redes sociais
– Público-alvo x persona x níveis de consciência
– Levantamento de objeções e oportunidades de comunicação
– Organizando os insights e solidificando o plano de trabalho
– Estabelecendo os conteúdos para cada nível de consciência (modelo e checklist adaptado para comunicação no setor público)
Eixo 2: Criação
– Criando conteúdos estratégicos
– Gerenciando o banco de ideias de conteúdos
– Redação para mídias: comunicando o texto que o leitor quer ler no ambiente digital
– Otimização de conteúdos densos
– Criação do calendário editorial
Eixo 3: Distribuição
– Marketing de influência como tática de engajamento
– Grupos para disseminação dos conteúdos
– Utilização do malling e o que é permitido segundo à LGPD
– Formatos crossmídia e transmídia: Quais as diferenças? E como aplicar?
– Promoções, sorteios e eventos com enfoque estratégico
Eixo 4: Debriefing
– Quais métricas sociais mensuram a estratégia?
– Mensuração de engajamento de campanha
– Retroalimentando o processo: geração de insights e plano de ações

Professor

Max Müller Cândido
Max Müller Cândido

Comunicador, redator e assessor de comunicação e marketing. É assessor de comunicação, apresentador e curador de conteúdos e eventos na área de licitações e contratos da CONSULTRE – sendo um dos idealizadores da “Maratona das Contratações Públicas”, o maior encontro online na área de Licitações e Contratos Administrativos, que capacitou, na última edição do evento, mais de 9,5 mil agentes públicos. Foi nota mil na redação do ENEM 2015. Graduando em Marketing – ênfase Digital & Data Science – pela FIAP. Certificação em Personal Branding pela ESPM. Especializado em planejamento e criação de conteúdos em mídias sociais, já gerenciou, simultaneamente, 27 contas digitais nos nichos de educação, associativismo, varejo, e-commerce, advocacia, desenvolvimento humano e construção civil. De 2015 e 2017, atuou como redator e produtor de conteúdo nas plataformas Rock Content e Workana, e, ainda, como assessor na redação dos jornais impressos, TV e rádio da IMPD. Coordenador de projeto e organizador da obra "A Nova Lei de Licitações e Contratos: Onde estamos? E para onde vamos?" (CONSULTRE, 2021).


Agenda

São Paulo/SP - 24/10 a 26/10/2022 - 8h às 16h

WYNDHAM PAULISTA
Alameda Campinas, 540
Jardim Paulista, São Paulo/SP
Telefone: (11) 2182-0400
Preços especiais para participantes do evento (sujeito a disponibilidade).
*Se optar pelo hotel de realização do evento, informe, no ato da reserva, que é participante do curso da CONSULTRE.

Natal/RN - 12/12 a 14/12/2022 - 8h às 16h

GOLDEN TULIP NATAL PONTA NEGRA
Av. Engenheiro Roberto Freire, 4382
Ponta Negra, Natal/RN
Telefone: (84) 3646-0100 - Site do Hotel
Preços especiais para participantes do evento (sujeito a disponibilidade).
*Se optar pelo hotel de realização do evento, informe, no ato da reserva, que é participante do curso da CONSULTRE.

Mais detalhes



R$ 2.990,00

*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consultre.com.br

**No valor do investimento, está incluso: Material didático e de apoio; mochila executiva; almoço e coffee-break (em todos os dias do curso); e certificado.



Por meio de depósito, DOC ou ordem bancária.

Banco do Brasil
Agência: 1240-8
Conta Corrente: 105.895-9

Favorecido: CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 36.003.671/0001-53



Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

Clique aqui e tenha acesso as nossas CERTIDÕES NEGATIVAS.

 



7h30 - Credenciamento (apenas no primeiro dia)
8h - Início da aula
10h - Intervalo
12h30 - Almoço
13h30 - Retorno à aula
16h - Término da aula

Carga horária: 21 horas



Recomendamos que sua pré-reserva seja feita com antecedência, para garantir sua vaga, pois muitos cursos esgotam suas vagas bem antes do prazo limite.

Sugerimos que realizem a compra de passagem e reserva de hospedagem somente após a confirmação do evento por e-mail.

0 Anos de credibilidade
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+0 Clientes fidelizados
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