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Gestão Arquivística de Documentos Públicos INSCREVA-SE
Gestão Arquivística de Documentos Públicos

Gestão Arquivística de Documentos Públicos

“Atualizado com a nova Lei 13.874 de 20 de setembro de 2019 que autoriza a digitalização e a possibilidade de eliminar documentos físicos.” Metodologia para elaboração de plano de classificação e tabela de temporalidade.

João Pessoa/PB - 17 a 19/06/2020
Recife/PE - 21 a 23/10/2020
R$ 2.990,00R$ 2.790,00

*Valor para inscrições até 20 dias que antecede o curso.

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COMUNICADO COVID-19

Comunicamos a suspensão da data de 17 a 19/06/2020. Saiba mais em nossa página oficial sobre o Coronavírus. 

Apresentação

O grande volume de documentos e processos digitais e físicos e a ausência de critérios técnicos para acumulação de documentos e informações que permitam estabelecer e controlar sua produção, uso, tramitação e arquivamento, com definição de prazos de guarda e destinação final, constitui um grande desafio enfrentado diariamente pelas organizações públicas. Este curso apresenta, de forma extremamente didática, uma metodologia que auxiliará as instituições na construção de planos de classificação e tabela de temporalidade, com uma orientação prática adquirida pelo facilitar ao longo de 35 anos de vivências nos arquivos em todos os estados brasileiros.

 

Objetivos

Orientar a construção de plano de classificação e tabela de temporalidade fundamentada por uma metodologia de trabalho de simples compreensão e de fácil aplicação, para que as instituições fortaleçam suas ações de gestão de documentos digitais e físicos e consigam reduzir suas massas documentais, privilegiando guardar apenas aqueles de valor para as instituições.

 

Público-alvo

Servidores que atuam de forma direta e indireta com a gestão de documentos, que tenham a responsabilidade de orientar ou elaborar a construção de planos e tabelas de temporalidade. Entre esses se destacam arquivistas, bibliotecários, técnicos de arquivo e demais profissionais que atuem em arquivos e (ou) protocolos, gestores que necessitem alinhar a gestão estratégica de suas instituições à política de arquivos e informações, bem como àqueles que compõem ou formarão Comissões de Avaliação e Destinação de Documentos de Arquivos – CPAD, entre outros.

 

Programa

Como formar as equipes de trabalho:

  • A opção contratar consultoria;
  • Buscar assistência técnica de instituições arquivísticas;
  • Construir com a CPAD;
  • Colaboradores internos;

 

A elaboração do Projeto de Pesquisa para construção do plano de classificação e tabela de temporalidade

Alinhamento das equipes:

  • A capacitação da equipe para a construção dos instrumentos de gestão arquivística;

 

Métodos de coleta de dados:

  • Questionários;
  • Entrevistas;
  • Workshop;

 

Fontes de pesquisa:

  • Avaliação de fontes;
  • Delimitação da pesquisa;
  • Validação das fontes de coleta de dados para subsidiar a elaboração de instrumentos de gestão arquivísticas;

 

Identificação das unidades produtoras de arquivos:

  • Cadastro para controlar e se relacionar com as unidades produtoras. Fortalecendo a comunicação para tomar decisões;

 

Levantamento da produção documental:

  • As bases para construção dos instrumentos de gestão arquivística;
  • Definição de política de gestão da informação;
  • Preservação do suporte ou mídia;

 

Montando o plano de classificação de assuntos:

  • Os modelos de referências e as metodologias disponíveis nas instituições públicas e privadas;

 

Como elaborar a tabela de temporalidade e de destinação de documentos de arquivo:

  • Identificação de valores dos documentos – prazos prescricionais e precaucionais;
  • Documentos que formam as pesquisas históricas para compor os arquivos permanentes;

 

Construção de índice:

  • Método para elaboração de índices;

 

Validação com base em aplicação na MDA (MDZ);

 

Consulta pública para validação pelos setores da instituição;

 

Plano de governança dos instrumentos de gestão arquivísticas:

  • Garantir a manutenção da qualidade dos instrumentos do plano de classificação e da tabela de temporalidade.

 

Comentários sobre o artigo 10, da Lei 13.874, de 20 de setembro de 2019, que altera o artigo 2º da Lei 12.682, de 9 de julho de 2012, que autoriza a digitalização de documentos de arquivo e a possibilidade de eliminar documentos físicos, após o implemento da gestão de documentos.

Instrutor

Luiz Fernando Duarte de Almeida
Luiz Fernando Duarte de Almeida

Arquivista e bibliotecário documentalista. Especialista em Planejamento, Organização e Direção de Arquivos pela Universidade Federal Fluminense – UFF; especialista em Documentação e Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.  Aposentado como Analista Judiciário, área especializada, especialidade Arquivologia do Tribunal Superior do Trabalho – TST. Coordenou a Gestão Documental e Memória do TST e do CSJT; o Comitê Gestor do Malote Digital da Justiça do Trabalho; o Grupo de Trabalho de assessoramento em Gestão Documental ao CSJT. Secretariou o Comitê Gestor do Programa de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho – CGMNac-JT. Foi membro da Câmara Setorial de Arquivos do Judiciário junto ao Conselho Nacional de Arquivos; e como membro do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) junto ao Conselho Nacional de Justiça. Coordenou e implantou os projetos: Arquivoteca Digital; Memorial do TST; planos e tabelas de temporalidade; certificação Programa Memória do Mundo – MOW Brasil, fundo Conselho Nacional do Trabalho – CNT, concedido pela UNESCO; 23 projetos de exposições temporárias; Laboratório de Restauração e Conservação de documentos. Chefiou a Seção de Conservação e Arquivo do Ministério Público Federal – PGR. Atuou como consultor Centro de Pesquisas da Petrobrás – CENPES onde desenvolveu o planejamento e a organização de arquivos técnicos setoriais; ministrou cursos para o SEBRAE, Confederação Nacional da Indústria, Petrobrás e Escola de Administração Fazendária – ESAF. Coordenou a área de capacitação em arquivos no Grupo TED – RJ. Foi arquivista do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, por 25 anos. Secretário executivo do Comitê de Deliberação dos Sistemas de Documentação e Informação do INSS – CEDIN. Idealizou e implantou o projeto CEDOCPREV em várias unidades do INSS. Liderou, junto ao Novo Modelo de Gestão do INSS, a equipe de gestão de documentos e de processos administrativos eletrônicos. Atuou como Vice-presidente da subcomissão do SIGA, junto ao Ministério da Previdência Social. Publicou 2 (dois) livros na área de arquivos. Ministrou cursos de arquivo para instituições em todos os estados brasileiros, durante 37 anos. Instrutor da Consultre desde a fundação da empresa.

Locais e datas

João Pessoa/PB - 17 a 19/06/2020

Verdegreen Hotel  (Site do hotel)
Av. João Maurício, 255 - Manaíra -  João Pessoa, PB, CEP: 58038-000 (Ver no Mapa)
Telefone: (83) 3044-0000
Sugestões de hospedagem

Recife/PE - 21 a 23/10/2020

Internacional Palace Recife (Site do hotel)
Av. Boa Viagem, 3722 - Boa Viagem - Recife, PE, Cep: 51021-000 (Ver no Mapa)
Telefone: (81) 4009-2500
Sugestões de hospedagem

Mais detalhes



R$ 2.790,00 – Valor para inscrições até 20 dias que antecede o curso.

R$ 2.990,00 – Valor normal.

*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consultre.com.br

**No valor do investimento, está incluso: Material didático e de apoio; mochila executiva; almoço e coffee-break (em todos os dias do curso); e certificado (que será entregue ao final do treinamento).



Por meio de depósito, DOC ou ordem bancária.

Banco do Brasil
Agência: 1240-8
Conta Corrente: 105.895-9

Favorecido: CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 36.003.671/0001-53



Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

Clique aqui e tenha acesso as nossas CERTIDÕES NEGATIVAS.

 



08:00h - Credenciamento (apenas no primeiro dia)
08:30h - Início da aula
10:30h - Intervalo
13:00h - Almoço
14:00h - Retorno à aula
16:30h - Término da aula

Carga horária: 21 horas



Recomendamos que sua pré-reserva seja feita com antecedência, para garantir sua vaga, pois muitos cursos esgotam suas vagas bem antes do prazo limite.

Sugerimos que realizem a compra de passagem e reserva de hospedagem somente após a confirmação do evento por e-mail.

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