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Comunicação 360º: Aperfeiçoamento de Comunicadores e Porta-Vozes INSCREVA-SE
Comunicação 360º: Aperfeiçoamento de Comunicadores e Porta-Vozes

Comunicação 360º: Aperfeiçoamento de Comunicadores e Porta-Vozes

Imersão completa, holística e sistematizada: comunicação não-violenta (CNV), trabalho em equipe, gerenciamento de conflitos, técnicas de negociação, redação, oratória, marketing governamental, gestão das mídias sociais, curadoria, branding e marca pessoal. Inclui, ainda, noções de contratação de serviços publicitários e comunicação digital sob o viés da LAI e da LGPD.

Natal/RN - 27/09 a 30/09/2022 - 8h às 16h
Fortaleza/CE - 06/12 a 09/12/2022 - 8h às 16h
R$ 3.990,00

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Apresentação

Nas últimas décadas, a Administração Pública Brasileira vivenciou grandes transformações, sobretudo como parte do trânsito para a democracia. Desenvolveram-se novas práticas e expectativas de modernização, mas muitas de suas características tradicionais ainda são perceptíveis. A modernização efetiva somente ocorrerá de forma significativa com mudanças na comunicação entre as instituições públicas, entre as instituições públicas e privadas e entre o público e a sua administração. Essas transformações não podem ser apenas relacionadas com processos e estruturas: abrangem especialmente as relações entre as pessoas e destas com o trabalho.

A comunicação, dentre todos os atributos e predicados exigidos hoje de um profissional, protagoniza como competência primordial e pode ser definida, em síntese, como a capacidade de transmitir claramente pensamentos, interagir de maneira eficiente com variados públicos, definir conceitos, instruir processos, compartilhar informação e conhecimento, apresentar soluções e agregar pessoas e energia em torno de uma ideia.

Por outro lado, a responsabilidade na comunicação aumentou muito, assim como os meios de realizá-la, das mensagens face a face passamos a intranets, e-mails, videoconferências, mídias sociais, além das exposições, posicionamentos requeridos em diferentes meios e o compromisso permanente com a clareza e objetividade.

Colocando uma lupa no setor público, especialmente no contexto “pós-pandemia”, notoriamente mais dinâmico e digitalizado, observamos uma renovação das formas de comunicar e intermediar o acesso à informação, tendo, como destaque, por exemplo, a utilização institucional das mídias sociais e da produção de conteúdos que cumpram o propósito de publicizar os atos, programas, obras, serviços e campanhas, atendendo ao dispositivo constitucional sobre o tema (art. 37, § 1º) e aproximando a instituição e à sociedade. Atrelando o emaranhando de normas que regulam a comunicação pública ao viés complexo das atividades exercidas por seus comunicadores e porta-vozes, a reflexão que extraímos é a latente necessidade de capacitar e aperfeiçoar estes profissionais que desempenham o papel de “guardiões do ato de comunicar público”.

Este programa, realizado pela CONSULTRE de forma exclusiva e inédita, propõe uma imersão 360º de 4 (quatro) dias e 28 (vinte e oito) horas em temas quistos aqueles que têm a comunicação como ferramenta de trabalho. O  conteúdo, robustecido em curadoria dos professores sob o viés imersivo, holístico e sistematizado, é focado na conscientização quanto ao cultivo de relações verdadeiramente humanas do comunicador com o grupo, do grupo com o comunicador e do grupo com os outros grupos, bem como no aprimoramento das competências pessoais, comportamentais e técnicas essenciais ao trabalho destes profissionais – interpretação (escuta) e ação (fala), seja intra ou interpessoal, escrita e oral, física ou digital – munindo-os  com as melhores ferramentas e boas práticas para regressarem às suas instituições como mestres na arte de comunicar com assertividade, elegância, praticidade e envolvimento, gerando produtividade e harmonia em suas rotinas e no ambiente de trabalho.

Objetivos

  • Formar e prover o aperfeiçoamento contínuo dos líderes e assessores em comunicação com foco na valorização dos espaços de debate, participação e o compartilhamento de informações.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a realidade e o papel exercido pelos comunicadores e porta-vozes no âmbito da Administração Pública.
  • Melhorar o fluxo de comunicação intra e interpessoal entre segmentos e órgãos, bem como entre a instituição e os seus clientes (internos e externos).
  • Fornecer instrumentos que auxiliem a redigir textos que expressem ideias de maneira clara, convicta, concisa, exata, relevante e objetiva, alinhado ao contexto institucional, bem como atualizar conhecimentos no que tange à revisão dos mecanismos de produção textual, refletindo criticamente sobre a qualidade de seus escritos.
  • Proporcionar aos comunicadores e porta-vozes o acesso a ferramentas (internas e externas) que os possibilitem competências para gerenciar processos comunicacionais com foco em resultados, humanização e digitalização.
  • Ampliar o aproveitamento funcional e as perspectivas de futuro daqueles que lidam com atividades de comunicação governamental.
  • Sensibilizar, incentivar e motivar sobre temas preponderantes à gestão comunicacional das organizações públicas, enfatizando a importância do crescimento baseado: no Ser Humano como principal foco da comunicação; na importância de melhorias nos processos atuais, atendendo a necessidade urgente de se comunicar empaticamente; na necessidade de um novo perfil profissional baseado no empreendedorismo, na felicidade, na autonomia, no desenvolvimento das fortalezas e no protagonismo digital; na importância da inovação e da excelência; no autoconhecimento e no desenvolvimento das competências necessárias para o correto e eficaz desempenho do papel de comunicador e porta-voz; nas características da comunicação moderna; e na assessoria às lideranças em feedbacks e proposições inovadoras.
  • Aumento da sensibilidade às relações humanas, de modo a exercitar o diálogo com maturidade, cooperação e complementaridade.
  • Conscientizar quanto à  importância da comunicação na construção de resultados pessoais e profissionais e as consequências quando a comunicação falha, bem como de que a atitude é vital na comunicação e nos conduz a superação de objeções, mitigação de conflitos e percepção da imagem (marca) pessoal perante os indíviduos e a organização.
  • Apresentar os principais conceitos e das mídias sociais, bem como o panorama digital enfocando nas boas práticas para consolidação
    de uma comunicação eficaz, conscientizando quanto aos  artefatos de planejamento e construção do plano de comunicação digital alinhado aos objetivos institucionais.
  • Esclarecer as etapas e os procedimentos para curadoria de temas, produção de conteúdo, inovação na linha editorial e gestão dos processos comunicacionais no ambiente digital .

 

Conteúdo programático

1. COMUNICAÇÃO CORPORATIVA (Profa. Walkiria Almeida)
Habilidades conceituais e comportamentais
– A comunicação como ferramenta para harmonizar o ambiente de trabalho e construção de frutíferos relacionamentos interpessoais;
– O autoconhecimento e o conhecimento do “outro”, como pontes facilitadoras da comunicação e do feedback;
– Comunicação objetiva (dados e fatos) e comunicação subjetiva (questões intangíveis e sentimentos);
– Diferença entre falar e comunicar;
– Estratégicas eficazes para encantar seus ouvintes;
– Fenômeno da comunicação: transmissão (conteúdo e forma) e recepção (os significados que o indivíduo atribui);
– Observação e compreensão de sinais verbais e não verbais;
– Capacidade de coletar e sistematizar informações;
– Escuta ativa e níveis de escuta;
– Comunicação significativa com a equipe (empatia, confiança e sinergia);
– Aspectos éticos para preservar relações positivas;
– A construção da confiança: discrição e sigilo na comunicação;
– Comunicação não-violenta (CNV): o processo de interação humana; sistematização dos componentes da CNV: observação, necessidade, sentimento e pedido; empatia e autenticidade; e ambientes afetivos-efetivos nas organizações;
– Programação neurolinguística (PNL) aplicada à comunicação corporativa;
– Habilidades comportamentais de comunicação: saber ouvir, fidelidade aos fatos, clareza, assertividade, saber dizer “não”, síntese e objetividade;
Feedback de forma estruturada, profissional e ética: construção e aplicação em casos simulados e reais.

2. GESTÃO DE CONFLITOS E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO (Profa. Walkiria Almeida)
Habilidades conceituais, técnicas e comportamentais
– Ambiente organizacional (visão sistêmica) e os processos decisórios;
– Competências essenciais no gerenciamento de conflitos;
– Perguntas abertas e fechadas para compreender a real necessidade do outro;
– Aspectos éticos da negociação e preservação de relações positivas;
– Etapas da negociação: preparação, abordagem, exploração, apresentação e classificação, ação final, controle e avaliação;
– Métodos, técnicas, estratégias e táticas de negociação;
– Abordagens para gerenciar as tensões e conflitos nas equipes de trabalho: aplicação em casos simulados e reais.

3. ORATÓRIA E CONDUÇÃO DE GRUPOS (Profa. Walkiria Almeida)
Habilidades conceituais, técnicas e comportamentais
– Importância da comunicação verbal;
– Técnicas de relaxamento com foco no estado emocional adequado para o sucesso de uma apresentação;
– Emoção e expressão corporal na Oratória;
– Postura, gestos e expressões;
– Aparelho fonador: aprendendo a colocar a voz e a pronunciar as palavras;
– Aperfeiçoamento da voz, entonação e dicção;
– O que, como, quando, onde e para quem falar;
– Formas de organização uma apresentação (início, argumentação e conclusão);
– Técnicas de apresentação em palestras, reuniões e treinamentos (presenciais e em videoconferência);
– Noções de formas de tratamento.

4. MARCA PESSOAL E ETIQUETA PROFISSIONAL (Profa. Walkiria Almeida)
Habilidades conceituais e comportamentais
– Marca pessoal associada à marca corporativa/institucional;
– Regras de comportamento;
– Postura e ética profissional;
– Trajes e acessórios adequados ao ambiente corporativo;
– Regras de elegância;
– Dicas gerais de etiqueta.

5. REDAÇÃO CORPORATIVA (Prof. Max Müller)
Habilidades conceituais e técnicas
– Princípios da Administração Pública refletidos nos textos oficiais: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, transparência e eficiência;
– Elaboração de documentos de forma simples, inclusiva e empática;
– Linguagem simples: uma questão de cidadania – consolidação do tema através da legislação (art. 5º, inciso XIV, da Lei nº 13.460/17 – Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos);
– Simplificação da linguagem utilizada nos documentos (estudo de caso);
– Qualidade do texto escrito: semântica (palavras e expressões adequadas); clareza, concisão, precisão, objetividade, simplicidade e correção; recursos visuais, linguagem e assertividade;
– Aspectos gerais da Redação Oficial;
– Elementos basilares da escrita: relação entre os interagentes; gênero textual; assunto; intenção e nível de adequação; linguagem; e contexto;
– Questões aplicadas aos textos administrativos: concordância verbal e nominal; emprego de iniciais maiúsculas; pontuação; siglas e abreviatura; jargões; termos técnicos, pejorativos, discriminatórios, depreciativos e sexistas; estrangeirismo; verbos com ação direta; frases em ordem direta; pronomes demonstrativos; horas, datas e números; sinais (aspas, hífen, parênteses, travessão);
– Teste da linguagem (apresentação de modelo e estudo de caso).

6. COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL (Prof. Max Müller)
Habilidades conceituais e técnicas
– Marketing governamental, político e eleitoral: uma faca de 3 (três) gumes?
– Publicidade oficial: institucional vs utilidade pública;
– Disposições Constitucionais e as vedações à propaganda pessoal;
– Publicidade vs Transparência: princípios complementares ou antagônicos?
– Comunicação Digital sob o viés da Lei de Acesso à Informação (LAI) – Lei nº 12.527/2011;
– Ferramentas de interação com o cidadão: plataformas, aplicativos e mídias sociais;
– Impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – Lei n° 13.709/2018;
– Contratação de serviços publicitários – viés acessório ao marketing governamental: noções normativas – visão geral (leis 8.666/1993, 12.232/2010 e 14.133/2021); delimitação das atuações: agências vs comunicação interna; artefatos que dão luz ao processo de contratação; gestão/fiscalização de contratos de serviços publicitários.

7. BRANDING  (Prof. Max Müller)
Habilidades conceituais e comportamentais
– Entendendo o branding: O que é uma marca? Qual é o valor de uma marca? O que é branding?
– Percepção de marca no setor público: Como funciona a percepção de uma marca pública? Quais são os pontos de contato de uma marca pública?
– Comportamento dos públicos interno e externo;
– O futuro da comunicação no pós-pandemia.
– Mapa de empatia e definição de personas (noções gerais e assessórias).

8. COMUNICAÇÃO DIGITAL E MÍDIAS SOCIAIS (Prof. Max Müller)
Habilidades conceituais, técnicas e comportamentais
– Alinhando à comunicação nas mídias sociais aos objetivos institucionais e estratégicos;
– Comunicação integrada e relacionamento com os stakeholders;
– Afinal, que é uma mídia social?
– Comunicando por meio das mídias sociais: informando, educando e entretendo;
– Overview das principais redes sociais, linguagens e formatos de mídias (Instagram, Twitter, Facebook, Youtube, LinkedIn e TikTok);
– Curadoria e produção de conteúdos: linhas editoriais, calendário editorial e sazonal (noções gerais e assessórias);
– Campanhas online – anúncios (noções gerais e assessórias): segmentação, distribuição, execução e indicadores;
– Gerenciamento de crises nas mídias sociais (noções gerais) – fake news e notícias negativas: plano, cenários e possibilidades de prevenção, gabinete de crise e checklist;
– Visão sistêmica do plano de comunicação em mídias sociais (noções gerais e assessórias): estruturação, criação, distribuição e debriefing.

Professores

Walkíria Gomes de Almeida
Walkíria Gomes de Almeida

Mestre em Administração, com concentração em Gestão Internacional pela ESPM - Escola Superior de Propaganda Marketing. Possui 30 anos de experiência como Secretária Executiva de presidência e diretoria. Palestrante nacional e internacional (1º Fórum Internacional de Secretariado, em Moçambique – África). Membro do Comitê de Secretariado de Moçambique. Professora da FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas. Facilitadora de cursos da Consultre e SIEEESP - Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo. Coordenadora e coautora da obra: "As Incríveis" (Ed. Literare, 2022). Coautora das obras: "Meu cliente subiu no telhado... e agora?" (Ed. Literare, 2021); e “O Futuro do Secretariado” (Ed. Literare, 2019). Autora das obras: "Recepção, atendimento e técnicas secretariais" (Ed. Senac, 2020); e "Competências dos Profissionais de Secretariado em diferentes empresas" (Ed. Novas Edições Acadêmicas, 2017). Coautora da obra "Excelência no Secretariado" (Ed. Ser Mais, 2013). Prêmios recebidos: “Oscar do Secretariado - categoria livro", em 2021; e “Excelência acadêmica FMU”, em 2020. Coautora do projeto premiado duplamente na CONASEC - 1º Lugar no júri Técnico e 2º lugar no voto popular: “Indicadores de Resultado para o Profissional de Secretariado”, em 2018. Coautora do projeto premiado na CONASEC - 1º lugar no voto popular: “Curso Preparatório para Docência na Área de Secretariado”, em 2016.


Max Müller Cândido
Max Müller Cândido

Comunicador, redator e assessor de comunicação e marketing. É assessor de comunicação, apresentador e curador de conteúdos e eventos na área de licitações e contratos da CONSULTRE – sendo um dos idealizadores da “Maratona das Contratações Públicas”, o maior encontro online na área de Licitações e Contratos Administrativos, que capacitou, na última edição do evento, mais de 9,5 mil agentes públicos. Foi nota mil na redação do ENEM 2015. Graduando em Marketing – ênfase Digital & Data Science – pela FIAP. Certificação em Personal Branding pela ESPM. Especializado em planejamento e criação de conteúdos em mídias sociais, já gerenciou, simultaneamente, 27 contas digitais nos nichos de educação, associativismo, varejo, e-commerce, advocacia, desenvolvimento humano e construção civil. De 2015 e 2017, atuou como redator e produtor de conteúdo nas plataformas Rock Content e Workana, e, ainda, como assessor na redação dos jornais impressos, TV e rádio da IMPD. Coordenador de projeto e organizador da obra "A Nova Lei de Licitações e Contratos: Onde estamos? E para onde vamos?" (CONSULTRE, 2021).


Agenda

Natal/RN - 27/09 a 30/09/2022 - 8h às 16h

GOLDEN TULIP NATAL PONTA NEGRA
Av. Engenheiro Roberto Freire, 4382
Ponta Negra, Natal/RN
Telefone: (84) 3646-0100 - Site do Hotel
Preços especiais para participantes do evento (sujeito a disponibilidade).
*Se optar pelo hotel de realização do evento, informe, no ato da reserva, que é participante do curso da CONSULTRE.

Fortaleza/CE - 06/12 a 09/12/2022 - 8h às 16h

LUZEIROS FORTALEZA
Av. Beira Mar, 2600
Praia de Meireles, Fortaleza/CE
Telefone: (85) 4006-8585
Preços especiais para participantes do evento (sujeito a disponibilidade).
*Se optar pelo hotel de realização do evento, informe, no ato da reserva, que é participante do curso da CONSULTRE.

Mais detalhes



R$ 3.990,00

*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consultre.com.br

**No valor do investimento, está incluso: Material didático e de apoio; mochila executiva; almoço e coffee-break (em todos os dias do curso); e certificado.



Por meio de depósito, DOC ou ordem bancária.

Banco do Brasil
Agência: 1240-8
Conta Corrente: 105.895-9

Favorecido: CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 36.003.671/0001-53



Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

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7h30 - Credenciamento (apenas no primeiro dia)
8h - Início da aula
10h - Intervalo
12h30 - Almoço
13h30 - Retorno à aula
16h - Término da aula

Carga horária: 28 horas



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