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Completo de Administração de Materiais no Setor Público INSCREVA-SE
Completo de Administração de Materiais no Setor Público

Completo de Administração de Materiais no Setor Público

Planejamento, Especificação, Compras, Almoxarifado e Estoque

São Paulo/SP - 20 a 23/07/2020
João Pessoa/PB - 03 a 06/11/2020
R$ 3.890,00R$ 3.690,00

*Valor para inscrições até 20 dias que antecede o curso.

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COMUNICADO COVID-19

Comunicamos a suspensão da data de 19 a 22/05/2020. Saiba mais em nossa página oficial sobre o Coronavírus. 

 

Público-alvo

Todo servidor envolvido com a operação, coordenação, auditoria, chefia ou direção de unidades administrativas que lidam ou sejam responsáveis, direta ou indiretamente, pela definição da qualidade, especificação, planejamento de aquisição,  compra, suprimento, controle,  recebimento, armazenagem, estoque, distribuição e definição da qualidade dos processos, rotinas e da qualidade dos resultados da gestão de materiais de um órgão público.

 

Metodologia

O palestrante aplicará o curso através de aulas expositivas em power-point, debate de casos práticos, públicos e privados (cases), bem como exercícios práticos. 

Programa

Planejamento de Materiais

  • O Planejamento Anual de Contratações – PAC
  • Alinhamento dos gastos com a proposta orçamentária
  • Aderência das aquisições ao planejamento da Instituição

 

Compras no Setor Público

  • Priorizando o cliente e não a burocracia;
  • Por que compramos mal?
  • As questões custo x tempo x qualidade;
  • Legislação: possibilidades e impedimentos;
  • Fornecedores: parceiros ou inimigos?;
  • Compradores: conhecimento técnico x conhecimento legal.

 

Questões Relevantes de Compras

  • A quem cabe definir a qualidade das especificações;
  • Classificação de Materiais: a importância da padronização;
  • Possibilidades técnicas e legais de se adquirir produtos de qualidade.
  • A qualidade do pedido x Termo de referência;
  • A qualidade do mercado e dos fornecedores;
  • A definição do preço de referência;
  • Análise das condições de aquisição dos editais;
  • Compras por dispensa: cuidados, soluções e legalidade;
  • Pregão x Sistema de Registro de Preços: eficiência das compras públicas.
  • A quem cabe definir a qualidade das especificações;
  • Classificação de Materiais: a importância da padronização;
  • Possibilidades técnicas e legais de se adquirir produtos de qualidade.

 

Questões de Pós Compras

  • A quem cabe o acompanhamento de fornecimento?
  • Mudança de marca ou de produto?
  • Prorrogação de prazo de entrega;
  • Aplicação de penalidades;
  • Controle de ata de SRP
  • Informações ao cliente. 

 

A Visão que se tem de Almoxarifado no Setor Público

  • Almoxarifado: local ou função?
  • A influência de compras sobre o almoxarifado.
  • O perfil do profissional de Almoxarifado 

 

Os Controles de Almoxarifado

  • Registros contábeis de entradas e saídas.
  • Critérios de fornecimento de material.
  • Prestação de contas – Contábil (RMA) e gerencial.
  • Inventários: anual, periódicos e permanente. 

 

Gestão de Estoques

  • Almoxarifado ou depósito: o que temos?
  • A Importância dos estoques na gestão de materiais.
  • Formação de estoque: por demanda, importância e valor.
  • Baixa de estoque: critérios e modelos de atendimento.
  • Saneamento dos estoques: revisões, ajustes, alienação.
  • Ressuprimento de estoque: técnicas de previsão.
  • A eficiência do Sistema de Registro de Preços na gestão de estoque.

 

Atividade de Recebimento

  • Documentos e informações necessárias.
  • Questões físicas: espaço, equipamentos, ferramentas, etc.
  • A importância da padronização dos procedimentos.
  • Conferências e inspeções: tipos e técnicas.
  • Tipos de recebimentos (base legal e técnica).

 

Atividade de Armazenamento

  • O layout do almoxarifado.
  • Planejamento de estocagem.
  • Arrumação de estoque.
  • Conservação dos materiais.
  • Endereçamento de estocagem.
  • Equipamentos de estocagem.

 

Atividade de Distribuição

  • Separação de pedidos.
  • Planejamento de entrega.
  • Proteção e acondicionamento dos materiais.
  • Cuidados no transporte.
  • Conferência com o cliente: incorreções, faltas e sobras.

Instrutor

Renato Dias Fraga

Pós-Graduado em Administração Estratégica pela Universidade Federal do Espírito Santo, com especialização em Gestão de Estoques pela Fundação Getúlio Vargas/RJ. Possui experiência de 34 anos na área de administração de materiais, tendo assumido diversas funções: Chefia de Almoxarifado, Divisão de Material e Direção do Depto de Administração da UFES, além de integrar diversas comissões técnicas e de licitações, atuou ainda em trabalhos de consultoria em desenvolvimento e implantação de sistemas informatizados e de gestão de materiais junto ao MEC, Universidades, prefeituras e empresas privadas. Como professor e instrutor desde 1996, já ministrou inúmeros cursos na área de almoxarifado, compras e gestão de materiais, tendo treinado mais de 1.500 profissionais de todo o país. Possui participação em diversos eventos nacionais como palestrante e instrutor, por várias empresas, sendo um dos profissionais mais requisitados quando o assunto é administração de materiais no setor público. Atuou como palestrante em cursos e seminários na modalidade aberto e  in company.

Locais e datas

São Paulo/SP - 20 a 23/07/2020

Hotel Blue Tree Premium Paulista  (Site do hotel)
Rua Peixoto Gomide, 707 - Cerqueira – São Paulo, SP (Ver no Mapa)
Telefone: (11) 3147-7000
Sugestões de hospedagem

João Pessoa/PB - 03 a 06/11/2020

Verdegreen Hotel  (Site do hotel)
Av. João Maurício, 255 - Manaíra -  João Pessoa, PB, CEP: 58038-000 (Ver no Mapa)
Telefone: (83) 3044-0000
Sugestões de hospedagem

Mais detalhes



R$ 3.690,00 – Valor para inscrições até 20 dias que antecede o curso.

R$ 3.890,00 – Valor normal.

*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consultre.com.br

**No valor do investimento, está incluso: Material didático e de apoio; mochila executiva; almoço e coffee-break (em todos os dias do curso); e certificado.



Por meio de depósito, DOC ou ordem bancária.

Banco do Brasil
Agência: 1240-8
Conta Corrente: 105.895-9

Favorecido: CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 36.003.671/0001-53



Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

Clique aqui e tenha acesso as nossas CERTIDÕES NEGATIVAS.

 



08:00h - Credenciamento (apenas no primeiro dia)
08:30h - Início da aula
10:30h - Intervalo
13:00h - Almoço
14:00h - Retorno à aula
16:30h - Término da aula

Carga horária: 28 horas



Recomendamos que sua pré-reserva seja feita com antecedência, para garantir sua vaga, pois muitos cursos esgotam suas vagas bem antes do prazo limite.

Sugerimos que realizem, a compra de passagem e reserva de hospedagem, somente após a confirmação do evento por e-mail.

0 Anos de credibilidade
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