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Completo de Administração de Materiais no Setor Público INSCREVA-SE
Completo de Administração de Materiais no Setor Público

Completo de Administração de Materiais no Setor Público

Planejamento, Especificação, Compras, Almoxarifado e Estoque

Recife/PE - 21/06 a 24/06/2021 - 8h às 16h
R$ 3.997,00

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Objetivo

Dar ao participante do curso conhecimento gerais e específicos para o planejamento e organização de um setor de Almoxarifado na organização, a importância do controle dos estoques diante dos desafios do dia-a-dia, as novas ferramentas de tecnologia e gestão.

 

Público-alvo

Servidores, chefias e demais profissionais envolvidos com as atividades de Almoxarifado, bem como aqueles ligados direta e indiretamente a área de Administração de Almoxarifado na Organização.

Programa

 

CONCEITOS INICIAIS

  • Tipos de recursos nas organizações
  • Conceito de recurso material e patrimonial
  • Objetivos da gestão de materiais em órgãos públicos
  • Atividades inseridas na gestão de recursos materiais
  • Relação da área de gestão de materiais com as demais áreas organizacionais
  • A estruturação da área de gestão de materiais no setor público: SISG e SIASG

 

CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS

  • Atributos e etapas da classificação de materiais
    • Atributos da classificação de materiais
    • Etapas da classificação de materiais
  •  Tipos (ou critérios) de classificação de materiais
    • Por demanda
    • Por importância operacional – a classificação XYZ
    • Por valor de demanda – a classificação ABC
    • Material permanente versus material de consumo

 

A GESTÃO DE ESTOQUES

  • Conceito de estoque
  • Os custos de estoques
  • Métodos de previsão da demanda
    • Método do último período
    • Método da média aritmética ou da média móvel
    • Método da média ponderada
    • Método da média móvel exponencialmente ponderada
    • Método dos mínimos quadrados
  • Sistemas de reposição de estoque
    • Dimensionamento do estoque de segurança
    • O sistema de reposição contínua
    • O sistema de reposição periódica

 

ESTUDO DE CASO 1: SUPRIMENTO DE ESTOQUE I

 

  • Indicadores relacionados a estoques
    • Nível de serviço
    • Giro de estoque
    • Cobertura de estoque
  • • Métodos de avaliação de estoques
    • Custo médio
    • PEPS ou FIFO
    • UEPS ou LIFO

 

ESTUDO DE CASO 2: SUPRIMENTO DE ESTOQUE II

 

COMPRAS

  • Atributos essenciais em uma gestão de compras eficiente
  • A função compras
  • O Ciclo de Compras
  • A estrutura do setor de compras
  • Negociação com fornecedores
  • O perfil do comprador
  • Compradores: conhecimento técnico x conhecimento legal.
  • Por que compramos mal?
  • Compras em órgãos públicos
    • Noções gerais
    • Modalidades de licitação
    • Relação entre o objeto de licitação e o mercado fornecedor
    • A instrução de processos de compras em órgãos públicos
    • Parcelamento do objeto
    • Fracionamento de despesas
    • Indicação de marca nas compras públicas
    • O Sistema de Registro de Preços
    • O fomento às micro e pequenas empresas

 

ESTUDO DE CASO 3: AQUISIÇÃO DE PEN DRIVES

 

GESTÃO DE ALMOXARIFADOS

  • O perfil do profissional de Almoxarife
  • Objetivos da gestão de almoxarifados
  • Recebimento de materiais
    • Documentos e informações necessárias.
    • Questões físicas: espaço, equipamentos, ferramentas, etc.
  • Registros contábeis de entradas
  • Armazenagem de materiais
    • Critérios de armazenagem
    • Embalagens de proteção
    • Arranjo físico (layout) do almoxarifado
    • Critérios de localização de material
  • Distribuição interna de materiais
  • Registros contábeis de saídas.

 

INVENTÁRIO E SANEAMENTO DE MATERIAIS EM ALMOXARIFADO.

  • Inventário de materiais e almoxarifado, como é quando fazer?
  • Inventário com almoxarifado aberto ou fechado?
  • Saneamento e conciliação
  • Desfasamento de bens em desuso e obsoletos.
  • Tipos de baixas
  • Estudo de caso: atividades relacionadas à inventário, conciliação desfasamento e baixa. Gestão Patrimonial.

 

FONTES:

BRASIL. Lei nº 8.666 de 21 de junho de 1993. Acesso: http://www.planalto.gov.br/Acesso em 11.02.2020.
BRASIL. Instrução Normativa nº 205 de 08 de abril de 1988. Acesso: http://www.comprasnet.gov.br/legislacao/in/in205_88.htm. Acesso em 11/02/2020
BRASIL. Decreto no 9.373, de 11 de maio de 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Acesso em 11.02.2020.
Portaria no 448, de13 de setembro de 2002, da Secretaria do Tesouro Nacional.
Portaria – DG no 96, de 26 de março de 2010, da Câmara dos Deputados. (aprova o
Manual de Gestão de Materiais da Câmara dos Deputados). Acesso em 10.02.2013.

Instrutor

Luciano Ribeiro Pereira
Luciano Ribeiro Pereira

Instrutor, consultor e palestrante nos assuntos sobre patrimônio, almoxarifado, materiais e estoque, com mais de 15 anos de experiências na área.  É Administrador e Pós-graduado em Gestão Pública (FGV/RJ). Atuou na Organização, Planejamento e Gestão de almoxarifado e patrimônio por mais de 14 anos na Administração Pública, com passagens por importantes Órgãos Públicos. Atuou como coordenador do grupo de trabalho com o fim de promover a reformulação do Decreto Estadual de Gestão de Almoxarifado e do de Patrimonial Móvel do Estado do Espirito Santo; Foi membro do grupo que coordenou o projeto de levantamento patrimonial mobiliário do Estado do Espírito Santo composto por 53 órgãos e autarquias. Atuou como membro no Comitê de Gestão Patrimonial do Estado do Espírito Santo. Atua como docente nas disciplinas de Gestão de Almoxarifado e Patrimônio em nível nacional. Atualmente é consultor em Gestão e Planejamento de Almoxarifado e Patrimônio e Mestrando em Administração.


Locais e datas

Recife/PE - 21/06 a 24/06/2021 - 8h às 16h

Hotel Radisson Recife
Avenida Boa Viagem, 1906 - Boa Viagem - Recife/PE
Telefone: (81) 2121-2626

Mais detalhes



R$ 3.997,00

*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consultre.com.br

**No valor do investimento, está incluso: Material didático e de apoio; mochila executiva; almoço e coffee-break (em todos os dias do curso); e certificado.



Por meio de depósito, DOC ou ordem bancária.

Banco do Brasil
Agência: 1240-8
Conta Corrente: 105.895-9

Favorecido: CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 36.003.671/0001-53



Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

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7h30 - Credenciamento (apenas no primeiro dia)
8h - Início da aula
10h - Intervalo
13h - Almoço
14h - Retorno à aula
16h - Término da aula

Carga horária: 28 horas



Recomendamos que sua pré-reserva seja feita com antecedência, para garantir sua vaga, pois muitos cursos esgotam suas vagas bem antes do prazo limite.

Sugerimos que realizem a compra de passagem e reserva de hospedagem somente após a confirmação do evento por e-mail.

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