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Redação com Foco na Elaboração de Documentos Oficiais e Técnicos INSCREVA-SE
Redação com Foco na Elaboração de Documentos Oficiais e Técnicos

Redação com Foco na Elaboração de Documentos Oficiais e Técnicos

Enfoque nos atributos de uma comunicação escrita eficaz: clareza, objetividade, coerência e concisão. Em conformidade com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República.

CURSO ONLINE AO VIVO
19/10 a 22/10/2021 - 13h30 às 18h30
03/08 a 06/08/2021 - 8h às 13h
R$ 1.597,00

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Apresentação

Em nenhum momento da história da humanidade foi tão importante desenvolver e aprimorar a geração, a absorção e a difusão de informações e de tecnologia.

Nesse novo contexto, a escrita técnica ganha um relevo todo especial. São normas, procedimentos, manuais, relatórios de pesquisa e textos afins, que devem chegar todos os dias a leitores ávidos por obter informações, produtos e serviços capazes de exceder às melhores expectativas.

Dominar a linguagem escrita com precisão tornou-se ferramenta vital para a propagação do conhecimento, e o profissional que conseguir aliar conhecimento técnico e qualidade comunicativa será cada vez mais valorizado e requisitado pelo mercado de trabalho. Isso porque essa sociedade que tem pressa sepultou de vez a imagem exótica do cientista enfurnado em seu laboratório, que não tinha que prestar contas ou fazer concessões a ninguém que não a seus pares ou superiores imediatos.

Se hoje vivemos a era da informação e do conhecimento, torna-se inevitável a constatação de que a escrita técnica terá forçosamente de se adaptar às exigências desses novos tempos, em que os avanços notáveis da informática propiciaram a expansão e a democratização do conhecimento. Diante da Publicidade infinitamente maior da informação, todo e qualquer esforço no sentido de imprimir maior Transparência e Clareza às comunicações será bem-vindo e apreciado pela sociedade, sem que isso necessariamente signifique que o redator de textos técnicos tenha que abrir mão das peculiaridades inerentes a seu ofício.

 

Objetivo

  • Trabalhar de forma prática e vivencial, todos os recursos indispensáveis à produção de documentos oficiais identificando a especificidade de cada um destes.
  • Habilitar o profissional a produzir documentos oficiais e técnicos com qualidade.
  • Conscientizar sobre a importância da redação técnica como uma habilidade profissional.
  • Despertar o olhar do profissional sob à ótica da comunicação adotada pelas instituições públicas: evidenciando os principais pilares para a assertividade na comunicação, evitando o retrabalho e, principalmente, a falta de entendimento.
  • Treinar o processo de argumentação para elaborar relatórios técnicos e pareceres.
  • Compreender o poder de argumentação para sustentar a tese apresentada.

 

Público-alvo

  • Profissionais de Secretariado Executivo, de Assessoria e de Relações Públicas;
  • Gestores públicos federais, estaduais e municipais;
  • Advogados e demais profissionais do Direito que têm, por instrumento de trabalho, a elaboração de petições e pareceres técnicos;
  • Demais profissionais interessados na elaboração e/ou produção de documentos oficiais e profissionais;

 

Programa

  • Panorama da comunicação oficial
  • Níveis de comunicação
  • Qualidades essenciais ao texto escrito profissional
  • Vícios de linguagem
  • O texto eletrônico (e-mail)
  • Citações dos dispositivos legais
  • Uso de iniciais maiúsculas
  • Padronização do texto
  • Grafia de horas
  • Uso de siglas
  • Grafia de números
  • Análise do Ofício
  • Planejamento do texto
  • Caminhos para uma boa redação
  • Revisão
  • Aspectos gerais na elaboração de relatórios e pareceres
  • O relatório como instrumento de comunicação escrita
  • Definição, classificação, organização, estrutura e tipos de relatório
  • Elementos que podem compor a estrutura do relatório
  • Fases da elaboração do relatório e do parecer
  • A organização do relatório e a organização das informações
  • Exemplo de relatório
  • Parecer – definição e estrutura do documento
  • Exemplo de Parecer
  • Nota Técnica
  • Exercícios

 

Professor

Ismênia Timo de Castro
Ismênia Timo de Castro

Professora na área de letras há mais de 30 anos, com 20 anos de experiência na Administração Pública Federal, Estadual e Municipal; Pós-graduada em Didática do Ensino Superior – UCB e Psicopedagogia – INICEUB, Graduada em Letras. Coordenadora de Projetos nas Áreas de Educação. Algumas Instituições atendidas: AGU – Advocacia Geral da União, ANVISA, ESAF, EMBRAPA, ENAP, FUNASA, GDF – Governo do DF,IBAMA,INCRA,INPE, Ministério da Agricultura, Marinha do Brasil, MD – Ministério da Defesa, MDCE – Ministério de Desenvolvimento e Comércio Exterior, MINC – Ministério da Cultura, Ministério da Justiça, Ministério do Planejamento, Ministério da Saúde, Ministério dos Transportes. SEPR – Secretarias Especiais da Presidência da República,PFR – Polícia Rodoviária Federal, Procuradoria Geral da República, Tribunal de Contas do DF, Secretaria de Orçamento e Finanças, STF – Supremo Tribunal Federal, entre outras.


Agenda

19/10 a 22/10/2021 - 13h30 às 18h30

O curso será realizado em ambiente virtual ao vivo, por meio da plataforma de videoconferência Zoom e com interatividade em tempo real entre a turma e o professor.

Considerando o formato do curso e com o objetivo de promover uma experiência interativa e proveitosa de aprendizagem, recomendamos:
- A utilização de fones de ouvido, microfone e webcam (deixando-a aberta durante o curso, opcionalmente);
- Boa conexão com a internet (de preferência por cabo) e navegador atualizado (Google Chrome, preferencialmente).

03/08 a 06/08/2021 - 8h às 13h

O curso será realizado em ambiente virtual ao vivo, por meio da plataforma de videoconferência Zoom e com interatividade em tempo real entre a turma e o professor.

Considerando o formato do curso e com o objetivo de promover uma experiência interativa e proveitosa de aprendizagem, recomendamos:
- A utilização de fones de ouvido, microfone e webcam (deixando-a aberta durante o curso, opcionalmente);
- Boa conexão com a internet (de preferência por cabo) e navegador atualizado (Google Chrome, preferencialmente).

Mais detalhes


Carga horária: 20 horas de aulas online ao vivo (com transmissão por meio da plataforma de videoconferência profissional Zoom, com interatividade em tempo real entre a turma e o professor).


R$ 1.597,00*

*Incluso no valor da inscrição: Certificado digital; Material didático direcionado e atualizado; Ingresso digital para acesso integral à sala virtual de transmissão do curso via plataforma de videoconferência profissional Zoom; Senha de acesso exclusivo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre para consulta aos materiais didáticos e de apoio, revisão das aulas (que serão gravadas e estarão disponíveis até 48h após o término do curso) e direcionamento de dúvidas ao professor no fórum (durante o período do curso).

*A Consultre possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (2 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição): Consulte por meio do e-mail consultre@consultre.com.br ou, se preferir, contate-nos através do telefone (27) 3340-0122 e/ou whatsapp (27) 9 8179-1115.


O pagamento deverá ser realizado em nome de CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA (CNPJ 36.003.671/0001-53), através de boleto bancário, depósito, DOC ou ordem bancária na seguinte conta bancária:
Banco do Brasil (Agência: 1240-8 / Conta Corrente: 105.895-9)

*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário, cartão de crédito (PagSeguro) e PicPay.



Razão Social: CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011
CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

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