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Prático de Pregão Eletrônico com Operacionalização no COMPRASNET INSCREVA-SE
Prático de Pregão Eletrônico com Operacionalização no COMPRASNET

Prático de Pregão Eletrônico com Operacionalização no COMPRASNET

Atualizado com o Decreto nº 10.024/19 e Lei nº 13.979/20 (pregão express), com enfoque 100% prático em todas as fases do Pregão Eletrônico no Portal de Compras do Governo Federal (COMPRASNET), desde a inclusão até a homologação do processo.

CURSO ONLINE AO VIVO
R$ 1.597,00

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Curso Online Ao Vivo

Dentro de um ambiente completamente virtual, nossos alunos terão:
Aulas com transmissão online ao Vivo;
Didática e metodologia adaptadas a realidade virtual;
Material didático online direcionado e atualizado;
Plataforma de interação simultânea entre o professor e a turma;

Apresentação

O novo Decreto 10.024/2019 instituiu uma nova realidade aos diferentes entes federativos ao regulamentar a realização do pregão na forma eletrônica no âmbito federal. O Decreto prevê, ainda, que todos os entes subnacionais, Estados, Distrito Federal e Municípios, independente do seu porte, deverão utilizar, obrigatoriamente, o Pregão Eletrônico nos processos licitatórios com recursos da União por meio de convênios e contratos de repasse. Tais inovações, além de aprimorarem as regras, trazem mais eficiência, transparência e vantajosidade nos processos de contratação pública.

Neste contexto, este curso apresenta-se atualizo aos novos trâmites e procedimentos para a correta operacionalização do Pregão Eletrônico no Portal de Compras do Governo Federal (COMPRASNET), desde a inclusão até a homologação do processo, e consolida-se nos principais e mais relevantes normativos concernentes a temática, a citar:

 

Objetivos

  • Apresentar as funcionalidades do Portal de Compras do Governo Federal (Comprasnet) e o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF).
  • Instruir acerca dos principais e mais relevantes normativos que regulamentam o Pregão Eletrônico.
  • Habilitar o aluno para operar todas as etapas da fase externa do Pregão, na forma eletrônica, desde a inclusão do processo até a homologação do mesmo, atuando como Pregoeiro e equipe de apoio, conforme o Decreto 10.024/2019.

 

Público-alvo

  • Pregoeiros, equipe de apoio e membros de comissões de licitações;;
  • Ordenadores de despesa;
  • Servidores públicos responsáveis pela organização e execução dos processos licitatórios;
  • Assessores jurídicos, auditores, advogados, administradores, consultores, contadores, analistas de sistemas e demais profissionais que queiram atuar na área das licitações públicas.

 

Metodologia

  • Aulas dialogadas, com exposição inicial de slides pontuando os principais conceitos e normativos que consolidam a temática;
  • Oficinas práticas de operacionalização do Portal de Compras do Governo Federal (COMPRASNET), com a simulação no sistema desde a inclusão do processo licitatório, possíveis alterações, sessão pública, análise e julgamento da proposta e habilitação, juízo de admissibilidade recursal e homologação do processo no sistema;
  • Apostila exclusiva com o passo a passo em imagens para acompanhamento em tempo real das oficinas e, também, ebooks com conteúdos compactos relacionados a operacionalização das principais fases do pregão eletrônico;
  • WORKSHOP BÔNUS que será agendado junto a turma, visando sanar todas as dúvidas posteriores a realização do curso.

Conteúdo Programático

PRIMEIRO DIA

1. Introdução
1.1. Conceitos Fundamentais
1.2. Atualizações do Decreto nº 10.024 de 20 de setembro de 2019
1.3. Instrução Normativa 206/2019 e os prazo para utilização do Pregão Eletrônico
1.4. Lei Complementar nº 123/06 e Prerrogativas de ME/EPP/MEI/EIRELI – exclusividade e prioridade de contratação
2. Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF
2.1. Consulta situação do fornecedor
2.2. Busca parametrizada
2.3. Relatório e lançamento de ocorrências
2.4. Inclusão de ocorrências
3.Adesão
3.1. Adesão de órgão público ao Portal de Compras do Governo Federal – COMPRASNET
3.2. Habilitação dos servidores no sistema SIASG
3.3. SIASG – requisitos, cadastramento de usuários e certificação digital

SEGUNDO DIA (8h às 13h30)

4. Pesquisa de materiais e serviços nos catálogos – CATMAT e CATSER
4.1. Consultas em geral
5. Lançamento de Licitações
5.1. Inclusão de licitações Tradicionais e pelo Sistema de Registro de Preços – SRP
5.2. Telas de trabalho do pregoeiro – opções do menu
5.3. Divulgação de Avisos, Pedidos de Esclarecimentos e Impugnações ao Edital, conforme o Decreto nº 10.024/2019
6. Realização dos Eventos de Licitação
6.1. Evento de adiamento
6.2. Evento de alteração
6.3. Evento de retificação
6.4. Evento de suspensão
6.5. Evento de reabertura (com e sem prazo)
7. Realização do Pregão
7.1. Realização do Pregão eletrônico (com simulação pregoeiro x fornecedor)
7.2. Sessão Pública – abertura, condução e boas práticas
7.2.1. Simulação dos modos de disputa Aberto e Aberto/Fechado, conforme o Decreto nº 10.024/2019
7.2.2. Demonstração do Desempate dos lances finais de empresas ME/EPP, de acordo com a Lei Complementar n. 123/2006 e suas alterações

TERCEIRO DIA

8. Fase de análise de propostas, Negociação e possibilidade de efetuar diligências
8.1. Abertura e análise das propostas
8.2. Negociação de preços de acordo com art. 38 do Decreto 10.024/19
8.3. Prazos para complementação de informações pertinentes aos documentos de habilitação
9. Habilitação no Pregão Eletrônico
9.1. Documentos de Habilitação
9.2. Verificação dos documentos constantes no SICAF
9.3. Quais documentos são possíveis de conferir no SICAF
9.4. Adjudicação
9.5. Encerrar a sessão
10. Finalizando o Pregão Eletrônico
10.1. Ata do Pregão e demais documentos do sistema
10.2. Recursos – pressupostos, prazos, análise e decisão
10.3. A adjudicação e Homologação
10.4. Retorno de Fase do Pregão Eletrônico

WORKSHOP BÔNUS

11. Aula visando sanar todas as dúvidas decorrentes da operacionalização/implementação dos conhecimentos adquiridos posteriores ao curso (data a ser definida e agendada junto a turma)

Professor

NÁDIA DALL AGNOL
NÁDIA DALL AGNOL

Nádia Aparecida Dall Agnol. Pregoeira. Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Paranaense – UNIPAR. Consultora em Compras Públicas no SEBRAE/PR. Professora em Cursos sobre diversos temas ligados a licitações, com ênfase no Pregão Eletrônico e enfoque na operacionalização do Portal de Compras do Governo Federal – Compras.gov.br (antigo COMPRASNET), tendo capacitado mais de 5.000 servidores públicos e particulares. Criadora de conteúdo digital em matéria de licitações e contratos, em especial sobre a seara do pregão eletrônico. Coautora da obra “A Nova Lei de Licitações e Contratos: Onde estamos? E para onde vamos?” (CONSULTRE, 2021).


Mais detalhes


Carga horária: 16 horas de aulas online ao vivo (com transmissão por meio da plataforma de videoconferência profissional Zoom, com interatividade em tempo real entre a turma e o professor).


R$ 1.597,00.

*Incluso no valor da inscrição: Certificado digital; Material didático direcionado e atualizado; Ingresso digital para acesso integral à sala virtual de transmissão do curso via plataforma de videoconferência profissional Zoom; Senha de acesso exclusivo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre para consulta aos materiais didáticos e de apoio, revisão das aulas (que serão gravadas e estarão disponíveis até 48h após o término do curso) e direcionamento de dúvidas ao professor no fórum (durante o período do curso).

*A Consultre possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (2 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição): Consulte por meio do e-mail consultre@consultre.com.br ou, se preferir, contate-nos através do telefone (27) 3340-0122 e/ou whatsapp (27) 9 8179-1115.


O pagamento deverá ser realizado em nome de CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA (CNPJ 36.003.671/0001-53), através de boleto bancário, depósito, DOC ou ordem bancária na seguinte conta bancária:
Banco do Brasil (Agência: 1240-8 / Conta Corrente: 105.895-9)

*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário, cartão de crédito (PagSeguro) e PicPay.



Razão Social: CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011
CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

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