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Gestão Integrada de Almoxarifado e Patrimônio com ênfase em Depreciação e Reavaliação de bens INSCREVA-SE
Gestão Integrada de Almoxarifado e Patrimônio com ênfase em Depreciação e Reavaliação de bens

Gestão Integrada de Almoxarifado e Patrimônio com ênfase em Depreciação e Reavaliação de bens

Gestão de Materiais na Administração Pública

CURSO ONLINE AO VIVO
17/08 a 20/08/2021 - 8h às 13h
22/11 a 25/11/2021 - 13h30 às 18h30
R$ 1.697,00

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Curso Online Ao Vivo

Dentro de um ambiente completamente virtual, nossos alunos terão:
Aulas com transmissão online ao Vivo;
Didática e metodologia adaptadas a realidade virtual;
Material didático online direcionado e atualizado;
Plataforma de interação simultânea entre o professor e a turma;

Apresentação

É oportuno dizer que os responsáveis pelo Almoxarifado e Patrimônio, de qualquer instituição, fazem parte do Rol de Responsáveis, por ocasião das Tomadas e Prestação de Contas perante os Tribunais, por isso tornar-se necessário que estes servidores tenham conhecimento integrado das áreas mencionadas. Torna-se necessário, também, conhecer os passos envolvendo a movimentação de materiais de consumo e permanente, inclusive seus reflexos na escrituração da reavaliação e depreciação nos sistemas próprios e na contabilidade. É relevante estudar a Despesa Pública e suas fases, incorporação e desincorporação de materiais de consumo e permanente e atender o disposto na Portarias do Tesouro Nacional, bem como a resolução do Conselho Federal de Contabilidade que torna obrigatório para o Setor Público Brasileiro a reavaliação e a depreciação dos bens móveis e imóveis com novas normas para o exercício de 2019.
Neste curso, destaque os seguintes tópicos acerca da temática abordada:

  • Como entender o estoque físico e o contábil no novo modelo?
  • Como entender o REUSE.GOV da União?
  • Qual a obrigatoriedade de reavaliação e depreciação de bens móveis e imóveis (NBC TSP 07, 22 de setembro de 2017) com vigência a partir do exercício de 2019?
  • Qual a aplicação do 8º Manual de Contabilidade na área de Materiais?
  • Como se dá o relacionamento de materiais com o manual da despesa pública?
  • Como entender a Portaria 448/2002?
  • Como funciona o controle do imobilizado por plaqueta com chip-rádio frequência (RFID)?
  • Como proceder para o Desfazimentos de Bens?

 

Objetivos

  • Apresentar as novidades de gestão de materiais que vise trazer mais transparência e qualidade da área de materiais, principalmente o ativo imobilizado, de forma a garantir eficiência das informações e o controle das atividades básicas e de gestão dos bens das Instituições governamentais, tanto na administração direta como na indireta, fundações, sociedades de economia mista, empresas públicas na esfera Federal, Estadual e Municipal.
  • Capacitar e habilitar os participantes a identificar e compreender: a estrutura da Administração Pública; as Classificações Orçamentárias (imprescindíveis para a Gestão Patrimonial); as características e classificações do Patrimônio e Material com enfoque orçamentário; as normas de Gestão de Material, Estoques e Desfazimento de Bens; as rotinas de auditoria de controle patrimonial; a depreciação e a reavaliação.

 

Público-alvo

  • Contadores que atuam na área governamental;
  • Servidores em exercícios nas áreas de fiscalização das contas públicas, contabilidade, orçamento, almoxarifado, patrimônio e execução do orçamento público;
  • Gestores e profissionaisde Administração, Economia e Contabilidade; e demais interessados na temática a ser abordada.

 

Metodologia

  • Aulas com exposição dialogada e apresentação simultânea de slides;
  • Apostila exclusiva de legislação e conteúdos voltados para questões práticas e cotidianas do Ciclo Orçamentário;
  • Exercício com perguntas práticas e envio do gabarito;
  • Espaço para debate com os alunos sobre dúvidas levantadas, bem como exposição e discussão de casos práticos cotidiano dos alunos.

Conteúdo Programático

PRIMEIRO DIA

1. Noções de Contabilidade Aplicada à Administração Pública
1.1. Conceito
1.2.Objeto
1.3. Objetivo
1.4. Regime Contábil
1.5. Campo de Aplicação
1.6. O Novo Plano de Contas
1.7. Estrutura
1.8. Conta
1.9. Sistema Contábil

SEGUNDO DIA

2. Material Permanente – Parte I
2.1. Parâmetros Excludentes:
2.1.1. durabilidade
2.1.2. fragilidade
2.1.3. perecibilidade
2.1.4. incorporabilidade
2.1.5. transformabilidade
3. Aquisição de Material
3.1. Material de Consumo
3.1.1. Entrada de material
3.1.2. Incorporação decorrente de estoque de produção
3.1.3. Incorporação por produção própria
3.1.4. Entrada de Material por Doação
3.1.5. Reavaliação de material estocado no almoxarifado
3.1.6. Baixa de estoque por doação, abandono e inutilização e outras baixas

TERCEIRO DIA

4. Material Permanente – Parte II
4.1. Incorporação de material
4.2. Devolução de Bens ao Almoxarifado
4.3. Recebimento por Doação
4.4. Recebimento por produção própria
4.5. Cessão de Bens em Regime de Comodato
4.6. Registro de Bens Móveis em Poder de Terceiros
4.7. Transferência de Bens para outra Unidade
4.8. Baixa de Bens
4.8.1. Inservíveis
4.8.2. Ociosos
4.8.3.Abandono e inutilização

QUARTO DIA 

5. Reavaliação e depreciação
5.1. Obrigatoriedade, NBC TSP 07, de 22 de setembro de 2017 com vigência a partir do exercício de 2019 do Conselho Federal de Contabilidade
5.2. Resolução da União Macro-Função SIAFI 02.03.30 E 02.03.35
6. Bens imóveis
6.1. Incorporação por Ajuste
6.2. Reavaliação
6.3. Depreciação
6.4. Incorporação
6.5. Baixa por Alienação ou Doação.

QUINTO DIA

7. Tipos de Inventários
7.1. Inventário Físico: Anual, Inicial,
7.2. de transferência de Responsabilidade,
7.3. de Extinção ou transformação,
7.4. Inventário Analítico, Inventário Rotativo, Inventário por Amostragem,
7.5. Inventário físico de cunho Gerencial,
7.6. Inventário com plaquetas de Rádio Frequência – RFID
8. Controle do Imobilizado pela metodologia de rádio frequência – RFID
9. Oficina Teórico-Prática

Professor

Marízio Martins da Costa
Marízio Martins da Costa

Instrutor em nível nacional há mais de 25 anos da Administração Pública, nas matérias de Orçamento e Finanças, Auditoria e Materiais, Gestão de Custos. Pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas do Distrito Federal e em Administração pela AEUDF (Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal). Professor de Contabilidade Empresarial na faculdade UNEB-Brasília e de Pós-graduação da Faculdade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Atuou como Diretor de Contabilidade e Delegado de Contabilidade e Finanças do Ministério da Saúde, Coordenador Geral de Controle Financeiro no Ministério da Saúde, Coordenador geral de Fiscalização e Controle no Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE) e do Ministério da Ciência e Tecnologia, atuou, também, como Analista de Finanças e Controle do Ministério da Fazenda.


Agenda

17/08 a 20/08/2021 - 8h às 13h

O curso será realizado em ambiente virtual ao vivo, por meio da plataforma de videoconferência Zoom e com interatividade em tempo real entre a turma e o professor.

Considerando o formato do curso e com o objetivo de promover uma experiência interativa e proveitosa de aprendizagem, recomendamos:
- A utilização de fones de ouvido, microfone e webcam (deixando-a aberta durante o curso, opcionalmente);
- Boa conexão com a internet (de preferência por cabo) e navegador atualizado (Google Chrome, preferencialmente).

22/11 a 25/11/2021 - 13h30 às 18h30

O curso será realizado em ambiente virtual ao vivo, por meio da plataforma de videoconferência Zoom e com interatividade em tempo real entre a turma e o professor.

Considerando o formato do curso e com o objetivo de promover uma experiência interativa e proveitosa de aprendizagem, recomendamos:
- A utilização de fones de ouvido, microfone e webcam (deixando-a aberta durante o curso, opcionalmente);
- Boa conexão com a internet (de preferência por cabo) e navegador atualizado (Google Chrome, preferencialmente).

Mais detalhes


Carga horária: 20 horas de aulas online ao vivo (com transmissão por meio da plataforma de videoconferência profissional Zoom, com interatividade em tempo real entre a turma e o professor).


R$ 1.697,00

*Incluso no valor da inscrição: Certificado digital; Material didático direcionado e atualizado; Ingresso digital para acesso integral à sala virtual de transmissão do curso via plataforma de videoconferência profissional Zoom; Senha de acesso exclusivo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre para consulta aos materiais didáticos e de apoio, revisão das aulas (que serão gravadas e estarão disponíveis até 48h após o término do curso) e direcionamento de dúvidas ao professor no fórum (durante o período do curso).

*A Consultre possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (2 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição): Consulte por meio do e-mail consultre@consultre.com.br ou, se preferir, contate-nos através do telefone (27) 3340-0122 e/ou whatsapp (27) 9 8179-1115.


O pagamento deverá ser realizado em nome de CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA (CNPJ 36.003.671/0001-53), através de boleto bancário, depósito, DOC ou ordem bancária na seguinte conta bancária:
Banco do Brasil (Agência: 1240-8 / Conta Corrente: 105.895-9)

*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário, cartão de crédito (PagSeguro) e PicPay.



Razão Social: CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011
CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

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