Curso Online Ao Vivo
Dentro de um ambiente completamente virtual, nossos alunos terão:
Aulas com transmissão online ao Vivo;
Didática e metodologia adaptadas a realidade virtual;
Material didático online direcionado e atualizado;
Plataforma de interação simultânea entre o professor e a turma;
Objetivo
Formar e Preparar Pregoeiro e Equipes de Apoio, bem como todos os profissionais envolvidos em certames licitatórios, Órgãos Públicos e empresas privadas, familarizando-os e atualizando-os com as exigências das Leis e da Jurisprudência; com os principais vícios cometidos pelos Órgãos Públicos e pelos licitantes; com os privilégios concedidos às ME’s e EPP’s pela Lei Complementar nº 123/2006, dentre outros temas, já a luz da Nova Lei de Licitações e Contratos nº 14.133/2021, e ainda a Lei nº 10.520/2002 (dos Pregões), do Decreto nº 3.555/2000 (do Pregão Presencial), do Decreto nº 10.024/2019 (do Pregão Eletrônico), da Lei Complementar nº 123/2006, e das mais recentes decisões do Tribunal de Contas da União.
Público Alvo
Servidores públicos, Membros de Comissões de Licitação e Cadastramento, Pregoeiros, assessores jurídicos, procuradores, advogados, auditores, profissionais de empresas privadas, bem como todos os profissionais envolvidos direta ou indiretamente nos procedimentos de licitação para contratações públicas.
Programa
- Introdução ao Pregão e Seus Conceitos e Fases.
- Contextualização e Histórico do Pregão
- O Posicionamento do Tribunal de Contas da União
- Obrigatoriedade da Modalidade Pregão.
- Bens e Serviços Comuns.
- Cabimento: o que pode e o que não deve ser licitado via Pregão.
- A figura do agente de contratações, Pregoeiro e equipe de apoio.
- A autoridade competente.
Fase interna (ou preparatória) do Pregão de acordo com a Nova Lei de Licitações Contratos 14.133/2021.
Fase externa do Pregão eletrônico (de acordo com o Decreto Federal 10.024/19 e Nova Lei de Licitações 14.133/2021)
- Publicidade (Aviso de licitação e modificação de edital);
- Portal nacional de contratações públicas – PNCP
- Impugnação e pedidos de esclarecimentos ao edital de Pregão, o que muda com a chegada da Nova Lei de Licitações.
- Pregão e a participação de Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs), o que muda com a chegada da Nova Lei de Licitações.
- Sessão de Julgamento no Pregão, o que muda com a chegada da Nova Lei de Licitações
- Análise das propostas de preços.
- Modos de disputa (Aberto, Fechado, Aberto e Fechado, Fechado e Aberto).
- Critérios de Julgamento do Pregão.
- Etapa competitiva: seleção dos lançadores e diretrizes para o oferecimento dos lances.
- Análise da proposta/lance vencedor.
- Negociação de preços.
- Habilitação.
- Recursos no Pregão, o que muda com a chegada da Nova Lei de Licitações
- Adjudicação e Homologação no Pregão, o que muda com a chegada da Nova Lei de Licitações
Workshop de Operacionalização do novo Comprasnet
- Visão Geral do PORTAL DE COMPRAS DO GOVERNO FEDERAL – Compras.gov
- Adesão
- Adesão de órgão público ao Portal de Compras do Governo Federal – Compras.gov
- Habilitação dos servidores no sistema SIASG
- SIASG – requisitos, cadastramento de usuários e certificação digital
- Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF
- Consulta situação do fornecedor
- Busca parametrizada
- Relatório e lançamento de ocorrências
- Inclusão de ocorrências
- Pesquisa de materiais e serviços nos catálogos de bens e serviços – CATMAT e CATSER
- Consultas em geral
- Lançamento de Licitações
- Inclusão de licitações Tradicionais
- Lançar Intenção de Registro de Preços (IRP)
- Acompanhar as fases da IRP até a transferência para o SIASG
- Telas de trabalho do pregoeiro – opções do menu
- Divulgação de Avisos, Pedidos de Esclarecimentos e Impugnações ao Edital
- Realização dos Eventos de Licitação
- Evento de adiamento, Evento de alteração, Evento de retificação, Evento de suspensão e Evento de reabertura (com e sem prazo)
- Realização do Pregão
- Realização do Pregão eletrônico (com simulação pregoeiro x fornecedor)
- Sessão Pública – abertura, condução e boas práticas
- Simulação dos modos de disputa Aberto e Aberto/Fechado, conforme o Decreto nº 10.024/2019
- Demonstração do Desempate dos lances finais de empresas ME/EPP, de acordo com a Lei Complementar n. 123/2006 e suas alterações
- Fase de análise de propostas, Negociação e possibilidade de efetuar diligências
- Abertura e análise das propostas
- Negociação de preços de acordo com art. 38 do Decreto 10.024/19
- Prazos para complementação de informações pertinentes aos documentos de habilitação
- Habilitação no Pregão Eletrônico
- Documentos de Habilitação
- Verificação dos documentos constantes no SICAF
- Quais documentos são possíveis de conferir no SICAF
- Adjudicação
- Encerrar a sessão
- Finalizando o Pregão Eletrônico
- Ata do Pregão e demais documentos do sistema
- Recursos – pressupostos, prazos, análise e decisão
- A adjudicação e Homologação
- Retorno de Fase do Pregão Eletrônico
Professor

NÁDIA DALL AGNOL
Nádia Aparecida Dall Agnol. Pregoeira. Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Paranaense – UNIPAR. Consultora em Compras Públicas no SEBRAE/PR. Professora em Cursos sobre diversos temas ligados a licitações, com ênfase no Pregão Eletrônico e enfoque na operacionalização do Portal de Compras do Governo Federal – Compras.gov.br (antigo COMPRASNET), tendo capacitado mais de 5.000 servidores públicos e particulares. Criadora de conteúdo digital em matéria de licitações e contratos, em especial sobre a seara do pregão eletrônico. Coautora da obra “A Nova Lei de Licitações e Contratos: Onde estamos? E para onde vamos?” (CONSULTRE, 2021).
Agenda
24/10 a 27/10/2022 - 8h às 13h
O curso será realizado em ambiente virtual ao vivo, por meio da plataforma de videoconferência Zoom e com interatividade em tempo real entre a turma e o professor.
Considerando o formato do curso e com o objetivo de promover uma experiência interativa e proveitosa de aprendizagem, recomendamos:
- A utilização de fones de ouvido, microfone e webcam (deixando-a aberta durante o curso, opcionalmente);
- Boa conexão com a internet (de preferência por cabo) e navegador atualizado (Google Chrome, preferencialmente).
06/12 a 09/12/2022 - 8h às 13h
O curso será realizado em ambiente virtual ao vivo, por meio da plataforma de videoconferência Zoom e com interatividade em tempo real entre a turma e o professor.
Considerando o formato do curso e com o objetivo de promover uma experiência interativa e proveitosa de aprendizagem, recomendamos:
- A utilização de fones de ouvido, microfone e webcam (deixando-a aberta durante o curso, opcionalmente);
- Boa conexão com a internet (de preferência por cabo) e navegador atualizado (Google Chrome, preferencialmente).
Mais detalhes
Carga horária: 20 horas de aulas online ao vivo (com transmissão por meio da plataforma de videoconferência profissional Zoom, com interatividade em tempo real entre a turma e o professor).
R$ 1.890,00
*Incluso no valor da inscrição: Certificado digital; Material didático direcionado e atualizado; Ingresso digital para acesso integral à sala virtual de transmissão do curso via plataforma de videoconferência profissional Zoom; Senha de acesso exclusivo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre para consulta aos materiais didáticos e de apoio, revisão das aulas (que serão gravadas e estarão disponíveis até 48h após o término do curso) e direcionamento de dúvidas ao professor no fórum (durante o período do curso).
*A Consultre possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (2 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição): Consulte por meio do e-mail consultre@consultre.com.br ou, se preferir, contate-nos através do telefone (27) 3340-0122 e/ou whatsapp (27) 9 8179-1115.
O pagamento deverá ser realizado em nome de CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA (CNPJ 36.003.671/0001-53), através de boleto bancário, depósito, DOC ou ordem bancária na seguinte conta bancária:
Banco do Brasil (Agência: 1240-8 / Conta Corrente: 105.895-9)
*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário, cartão de crédito (PagSeguro) e PicPay.
Razão Social: CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011
CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0
Estamos cadastrados no SICAF
E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br
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