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Conformidades do SIAFI e o PCASP INSCREVA-SE
Conformidades do SIAFI e o PCASP

Conformidades do SIAFI e o PCASP

SIAFI: Operadores, Registro de Gestão e Contábil, e o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público - PCASP.

CURSO ONLINE AO VIVO
30/11 a 04/12/2020 - 14h às 18h
R$ 1.897,00R$ 1.397,00

*Valor especial por tempo limitado

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Digite o seu e-mail e acesse o PDF deste curso.

Curso Online Ao Vivo

Dentro de um ambiente completamente virtual, nossos alunos terão:
Aulas com transmissão Online Ao Vivo;
Didática e metodologia adaptadas a realidade virtual;
Material didático online direcionado e atualizado;
Plataforma de interação simultânea entre o professor e a turma;

 

Apresentação

Para que a Administração Pública obtenha o dinamismo necessário e o perfeito desempenho de suas atividades, nas áreas de execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil, e por se tratarem de áreas de grande relevância para a gestão de recursos públicos e tomada de decisões, torna-se necessária a busca permanente de capacitação e aprimoramento dos servidores públicos.

O curso busca uma abordagem baseada na legislação vigente para análise e registro das conformidades do SIAFI, que são: Conformidade de Operadores; Conformidade Registro de Gestão e Conformidade Contábil. O curso aborda, também, o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP).

Objetivos

Atualizar, aperfeiçoar, capacitar e gerar conhecimentos relativos à análise e registro das conformidades do SIAFI (Operadores, Registro de Gestão e Contábil) e ao PCASP. Ao final do treinamento, os participantes serão capazes de analisar e registrar as conformidades do SIAFI de acordo com a legislação vigente, bem como conhecer o assunto relacionado a senhas de acesso ao SIAFI e, também, a declaração do contador que faz parte do processo de prestação de contas anual, entregue aos órgãos de controle, CGU e TCU. Os participantes serão, também, ao final do curso, capazes de identificar e aplicar os principais conceitos relacionados à estrutura do PCASP.

Público Alvo

Servidores que atuam nas áreas de execução orçamentária, financeira e contábil de órgãos da Administração Pública Federal.

 

 

Programa

 

Módulo I

1) Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI)

1.1) Conceito

1.2) Objetivos

1.3) Vantagens de Utilização do SIAFI

1.4) Características

1.5) Abrangência

1.6) Mecanismos de Segurança

1.7) Conceitos Fundamentais

1.8) Tipos de SIAFI, Estrutura e Documentos de Entrada de Dados

1.9) Interface com Outros Sistemas

1.10) Manuais do SIAFI Web

1.11) Exercícios de Fixação

2) Conformidade de Operadores

2.1) Legislação Aplicada

2.2) Definição

2.3) Procedimentos para o Registro da Conformidade de Operadores

2.4) Consulta Lista de Usuários da UG

2.5) Registro da Conformidade de Operadores no SIAFI

2.6) Exercícios de Fixação

3) Competências das Setoriais de Contabilidade

 

Módulo II

Conformidade de Registro de Gestão

1) Legislação Aplicada

2) Definição

3) Finalidades

4) Procedimentos para o Registro da Conformidade de Registro de Gestão

5) Responsabilidade pelo Registro da Conformidade de Registro de Gestão

6) Consulta aos Códigos de Restrições da Conformidade de Registro de Gestão

7) Exemplos de Códigos de Restrições da Conformidade de Registro de Gestão

8) Impressão do Relatório da Conformidade de Registro de Gestão para Análise

9) Registro da Conformidade de Registro de Gestão no SIAFI

9.1 – Sem Restrição

9.2 – Com Restrição

10) Consulta à Conformidade de Registro de Gestão

11) Exercícios de Fixação

 

Módulo III

Conformidade Contábil

1) Legislação Aplicada

2) Definição

3) Prazos para o Registro da Conformidade Contábil

4) Responsabilidade pelo Registro da Conformidade Contábil

5) Procedimentos para o Registro da Conformidade Contábil

6) Classificação das Ocorrências Contábeis

7) O Princípio da Segregação de Funções na Conformidade Contábil

8) Consulta aos Códigos de Ocorrências Contábeis

9) Exemplos de Códigos de Ocorrências Contábeis

10) Registro da Conformidade Contábil no SIAFI

10.1 – Sem Restrição

10.2 – Com Restrição

11) Consulta à Conformidade Contábil

12) Instrumentos para o Levantamento das Ocorrências Contábeis

13) Exemplo de Rotina de Trabalho de uma Setorial de Contabilidade

14) Prestação de Contas Anual – Informações Contábeis

15) Exercícios de Fixação

 

Módulos IV e V

Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP)

1) Conceito de Plano de Contas

2) Objetivos do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP)

3) Campo de Aplicação do PCASP

4) Conta Contábil

5) Estrutura do PCASP

6) Classificação do Quinto Nível de Conta Contábil

7) Reconhecimento de Passivos de Acordo com o Regime de Competência

8) Registros de Passivos no SIAFI

8.1 – Emissão de Documento Hábil “PA” para Registro de Passivo no Momento do Fato Gerador

8.2 – Emissão de Nota de Empenho com Passivo Anterior

8.3 – Inscrição de Nota de Empenho na Fase “Em Liquidação”

8.4 – Liquidação de Despesa cuja Nota de Empenho está registrada na Fase “Em Liquidação”

8.5 – Cancelamento de Documento Hábil “PA” Registrado para Reconhecimento de Passivo Anterior

9) Liquidação de Despesas com Contrato

10) Liquidação de Despesas Pagas Antecipadamente

11) Liquidação de Despesas no Sistema SIASG

12) Registro da Disponibilidade por Destinação de Recursos (DDR)

13) Lançamentos Contábeis Típicos da Administração Pública

14) Transações SIAFI “CONORIGEM” e “CONCONTA”

15) Exercícios de Fixação

 

Instrutor

Marzalém Alves de Lima
Marzalém Alves de Lima

Servidor Público da Receita Federal, onde atua nas áreas de Contabilidade Pública e de Execução Orçamentária e Financeira. Pós-graduado em Gestão Empresarial e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia/MG (UFU). Já foi chefe da Divisão de Contabilidade da Receita Federal (2009-2015) e, atualmente, é chefe do Núcleo de Contabilidade da 9ª Região Fiscal da Receita Federal. Professor em instituições federais e particulares de ensino nos cursos de Contabilidade Pública; Retenções de Tributos; Execução Orçamentária e Financeira; Tesouro Gerencial; Suprimento de Fundos; DIRF; dentre outros.


Locais e datas

30/11 a 04/12/2020 - 14h às 18h

O curso será realizado em ambiente virtual ao vivo, por meio da plataforma de videoconferência Zoom e com interatividade em tempo real entre a turma e o professor.

Considerando o formato do curso e com o objetivo de promover uma experiência interativa e proveitosa de aprendizagem, recomendamos:
- A utilização de fones de ouvido, microfone e webcam (deixando-a aberta durante o curso, opcionalmente);
- Boa conexão com a internet (de preferência por cabo) e navegador atualizado (Google Chrome, preferencialmente).

Mais detalhes



R$ 1.397,00 – Valor especial por tempo limitado.

R$ 1.897,00 – Valor normal.

*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consultre.com.br



O pagamento poderá ser realizado por meio de boleto bancário, cartão de crédito (PagSeguro), PicPay, depósito, DOC ou ordem bancária na seguinte conta:

Banco do Brasil
Agência: 1240-8
Conta Corrente: 105.895-9

Favorecido: CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 36.003.671/0001-53



Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011

CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

Clique aqui e tenha acesso as nossas CERTIDÕES NEGATIVAS.

 



Carga horária: 20 horas de aulas ao vivo, via plataforma zoom, com interatividade em tempo real e ao vivo.



Recomendamos que sua pré-reserva seja feita com antecedência, para garantir sua vaga, pois muitos cursos esgotam suas vagas bem antes do prazo limite.

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