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Conformidades do SIAFI e o PCASP INSCREVA-SE
Conformidades do SIAFI e o PCASP

Conformidades do SIAFI e o PCASP

Legislação; Passo a Passo para o Registro da Conformidade de Operadores, da Conformidade de Registro de Gestão e da Conformidade Contábil; e Apresentação da Estrutura, Conceituação e Discussão do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP).

CURSO ONLINE AO VIVO
23/11 a 26/11/2021 - 13h30 às 18h30
31/08 a 03/09/2021 - 13h30 às 18h30
R$ 1.697,00

*Valor especial por tempo limitado.

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Curso Online Ao Vivo

Dentro de um ambiente completamente virtual, nossos alunos terão:
Aulas com transmissão online ao Vivo;
Didática e metodologia adaptadas a realidade virtual;
Material didático online direcionado e atualizado;
Plataforma de interação simultânea entre o professor e a turma;

Apresentação

Abordando um overview (visão geral) do cotidiano vivenciado pelos agentes públicos atuantes nas áreas Orçamentária, Financeira, Patrimonial e Contábil de Órgãos e entidades governamentais, este curso apresentará toda a legislação que trata das Conformidades do SIAFI (Operadores; Registro de Gestão; e Contábil), através da exposição teórico-prática para o registro dessas Conformidades, bem como discorrerá sobre o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), sua estrutura, contas contábeis, classes e reconhecimento de passivos no momento do fato gerador.

Este curso consolida-se nos principais instrumentos da legislação que trata das Conformidades do SIAFI e do PCASP, tais como:

 

Objetivos

  • Atualizar, aperfeiçoar, capacitar e gerar conhecimentos relativos à análise e registro das conformidades do SIAFI (Operadores, Registro de Gestão e Contábil) e ao PCASP.
  • Habilitar o aluno para analisar e registrar as conformidades do SIAFI de acordo com a legislação vigente, bem como torná-lo conhecedor do assunto relacionado a senhas de acesso ao SIAFI e, também, acerca da declaração do contador que faz parte do processo de prestação de contas anual, entregue aos órgãos de controle, CGU e TCU.
  • Capacitar o aluno para que, ao final do curso, esteja apto para identificar e aplicar os principais conceitos relacionados à estrutura do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP).

 

Público-alvo

  • Servidores públicos que atuam como conformistas em órgãos e entidades da Administração Pública;
  • Gestores Financeiros, Ordenadores de Despesas e Contadores;
  • Agentes públicos atuantes nos setores orçamentário, financeiro, patrimonial e contábil, bem como profissionais interessados na temática abordada.

 

Metodologia

  • Aulas expositivas;
  • Slides pontuando toda a legislação essencial sobre as Conformidades do SIAFI e do do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP);
  • Exercícios práticos de como registrar as Conformidades e interpretar de forma correta a estrutura e utilização do PCASP;
  • Espaço para debate com os alunos sobre dúvidas levantadas, bem como exposição e discussão de casos práticos cotidiano dos alunos.

Conteúdo Programático

PRIMEIRO DIA (14h às 18h)

1. Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI)
1.1. Conceito
1.2. Objetivos
1.3. Vantagens de Utilização do SIAFI
1.4. Características
1.5. Abrangência
1.6. Mecanismos de Segurança
1.7. Conceitos Fundamentais
1.8. Tipos de SIAFI, Estrutura e Documentos de Entrada de Dados
1.9. Interface com Outros Sistemas
1.10. Manual SIAFI Web
1.11. Exercícios de Fixação
2. Conformidade de Operadores
2.1. Legislação Aplicada
2.2. Definição
2.3. Procedimentos para o Registro da Conformidade de Operadores
2.4. Consulta Lista de Usuários da UG
2.5. Registro da Conformidade de Operadores no SIAFI
2.6. Exercícios de Fixação
3. Competências das Setoriais de Contabilidade

SEGUNDO DIA (14h às 18h)

4. Conformidade de Registro de Gestão
4.1. Legislação Aplicada
4.2. Definição
4.3. Finalidades
4.4. Procedimentos para o Registro da Conformidade de Registro de Gestão
4.5. Responsabilidade pelo Registro da Conformidade de Registro de Gestão
4.6. Consulta aos Códigos de Restrições da Conformidade de Registro de Gestão
4.7. Exemplos de Códigos de Restrições da Conformidade de Registro de Gestão
4.8. Impressão do Relatório da Conformidade de Registro de Gestão para Análise
4.9. Registro da Conformidade de Registro de Gestão no SIAFI
4.9.1. Sem Restrição
4.9.2. Com Restrição
4.10. Consulta à Conformidade de Registro de Gestão
4.11. Exercícios de Fixação

TERCEIRO DIA (14h às 18h)

5. Conformidade Contábil
5.1. Legislação Aplicada
5.2. Definição
5.3. Prazos para o Registro da Conformidade Contábil
5.4. Responsabilidade pelo Registro da Conformidade Contábil
5.5. Procedimentos para o Registro da Conformidade Contábil
5.6. Classificação das Ocorrências Contábeis
5.7. O Princípio da Segregação de Funções na Conformidade Contábil
5.8. Consulta aos Códigos de Ocorrências Contábeis
5.9. Exemplos de Códigos de Ocorrências Contábeis
5.10. Registro da Conformidade Contábil no SIAFI
5.10.1. Sem Restrição
5.10.2. Com Restrição
5.11. Consulta à Conformidade Contábil
5.12. Instrumentos para o Levantamento das Ocorrências Contábeis
5.13. Exemplo de Rotina de Trabalho de uma Setorial de Contabilidade
5.14. Prestação de Contas Anual – Informações Contábeis
5.15. Exercícios de Fixação

QUARTO E QUINTO DIA (14h às 18h)

6. Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP)
6.1. Conceito de Plano de Contas
6.2. Objetivos do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP)
6.3. Campo de Aplicação do PCASP
6.4. Conta Contábil
6.5. Estrutura do PCASP
6.6. Classificação do Quinto Nível de Conta Contábil
6.7. Reconhecimento de Passivos de Acordo com o Regime de Competência
6.8. Registros de Passivos no SIAFI
6.8.1. Emissão de Documento Hábil “PA” para Registro de Passivo no Momento do Fato Gerador
6.8.2. Emissão de Nota de Empenho com Passivo Anterior
6.8.3. Inscrição de Nota de Empenho na Fase “Em Liquidação”
6.8.4. Liquidação de Despesa cuja Nota de Empenho está registrada na Fase “Em Liquidação”
6.8.5. Cancelamento de Documento Hábil “PA” Registrado para Reconhecimento de Passivo Anterior
6.9 Liquidação de Despesas com Contrato
6.10. Liquidação de Despesas Pagas Antecipadamente
6.11. Liquidação de Despesas no Sistema SIASG
6.12. Registro da Disponibilidade por Destinação de Recursos (DDR)
6.13. Lançamentos Contábeis Típicos da Administração Pública
6.14. Transações SIAFI “CONORIGEM” e “CONCONTA”
6.15. Exercícios de Fixação

Professor

Marzalém Alves de Lima
Marzalém Alves de Lima

Servidor Público da Receita Federal, onde atua nas áreas de Contabilidade Pública e de Execução Orçamentária e Financeira. Pós-graduado em Gestão Empresarial com Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia/MG (UFU). Já foi chefe da Divisão de Contabilidade da Receita Federal (2009-2015) e, atualmente, é chefe do Núcleo de Contabilidade da 9ª Região Fiscal da Receita Federal. Atuou como Contador Nacional da Secretaria da Receita Federal do Brasil, em atividades relacionadas à Execução Orçamentária, Financeira e Patrimonial. Professor em instituições federais e particulares de ensino nos cursos de Contabilidade Pública; Retenções de Tributos; Execução Orçamentária e Financeira; Tesouro Gerencial; Suprimento de Fundos; DIRF; dentre outros.


Agenda

23/11 a 26/11/2021 - 13h30 às 18h30

O curso será realizado em ambiente virtual ao vivo, por meio da plataforma de videoconferência Zoom e com interatividade em tempo real entre a turma e o professor.

Considerando o formato do curso e com o objetivo de promover uma experiência interativa e proveitosa de aprendizagem, recomendamos:
- A utilização de fones de ouvido, microfone e webcam (deixando-a aberta durante o curso, opcionalmente);
- Boa conexão com a internet (de preferência por cabo) e navegador atualizado (Google Chrome, preferencialmente).

31/08 a 03/09/2021 - 13h30 às 18h30

O curso será realizado em ambiente virtual ao vivo, por meio da plataforma de videoconferência Zoom e com interatividade em tempo real entre a turma e o professor.

Considerando o formato do curso e com o objetivo de promover uma experiência interativa e proveitosa de aprendizagem, recomendamos:
- A utilização de fones de ouvido, microfone e webcam (deixando-a aberta durante o curso, opcionalmente);
- Boa conexão com a internet (de preferência por cabo) e navegador atualizado (Google Chrome, preferencialmente).

Mais detalhes


Carga horária: 20 horas de aulas online ao vivo (com transmissão por meio da plataforma de videoconferência profissional Zoom, com interatividade em tempo real entre a turma e o professor).


R$ 1.697,00

*Incluso no valor da inscrição: Certificado digital; Material didático direcionado e atualizado; Ingresso digital para acesso integral à sala virtual de transmissão do curso via plataforma de videoconferência profissional Zoom; Senha de acesso exclusivo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre para consulta aos materiais didáticos e de apoio, revisão das aulas (que serão gravadas e estarão disponíveis até 48h após o término do curso) e direcionamento de dúvidas ao professor no fórum (durante o período do curso).

*A Consultre possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (2 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição): Consulte por meio do e-mail consultre@consultre.com.br ou, se preferir, contate-nos através do telefone (27) 3340-0122 e/ou whatsapp (27) 9 8179-1115.


O pagamento deverá ser realizado em nome de CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA (CNPJ 36.003.671/0001-53), através de boleto bancário, depósito, DOC ou ordem bancária na seguinte conta bancária:
Banco do Brasil (Agência: 1240-8 / Conta Corrente: 105.895-9)

*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário, cartão de crédito (PagSeguro) e PicPay.



Razão Social: CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011
CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

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