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Comunicação 360º: CNV, Trabalho em Equipe, Oratória, Resolução de Conflitos e Marca Pessoal INSCREVA-SE
Comunicação 360º: CNV, Trabalho em Equipe, Oratória, Resolução de Conflitos e Marca Pessoal

Comunicação 360º: CNV, Trabalho em Equipe, Oratória, Resolução de Conflitos e Marca Pessoal

ONLINE 100% AO VIVO
R$ 1.890,00

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Programa

COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Habilidades conceituais e comportamentais

  • A comunicação como ferramenta para harmonizar o ambiente de trabalho e construção de frutíferos relacionamentos interpessoais
  • Comunicação objetiva (dados e fatos) e comunicação subjetiva (questões intangíveis e sentimentos)
  • Personalidade como fonte e instrumento da comunicação
  • Diferença entre falar e comunicar
  • Fenômeno da comunicação: transmissão (conteúdo e forma) e recepção (os significados que o indivíduo atribui)
  • Observação e compreensão de sinais verbais e não verbais
  • Capacidade de coletar e sistematizar informações
  • Escuta ativa e níveis de escuta
  • Comunicação significativa com a equipe (empatia, confiança e sinergia)
  • Aspectos éticos para preservar relações positivas
  • A construção da confiança: discrição e sigilo na comunicação
  • Comunicação não-violenta (CNV):
    • O processo de interação humana
    • Sistematização dos componentes da comunicação não- violenta (CNV): observação, necessidade, sentimento e pedido
    • Empatia e autenticidade
    • Ambientes afetivos-efetivos nas organizações
  • Programação neurolinguística (PNL) aplicada à comunicação corporativa
  • Habilidades comportamentais de comunicação: saber ouvir, fidelidade aos fatos, clareza, assertividade, saber dizer “não”, síntese e objetividade
  • Feedback de forma estruturada, profissional e ética: construção e aplicação em casos simulados e reais

 

ORATÓRIA E CONDUÇÃO DE GRUPOS

Habilidades conceituais, técnicas e comportamentais

  • Importância da comunicação verbal
  • Técnicas de relaxamento com foco no estado emocional adequado para o sucesso de uma apresentação
  • Emoção e expressão corporal na Oratória
  • Postura, gestos e expressões
  • Aparelho fonador: aprendendo a colocar a voz e a pronunciar as palavras
  • Aperfeiçoamento da voz, entonação e dicção
  • O que, como, quando, onde e para quem falar
  • Formas de organização uma apresentação (início, argumentação e conclusão)
  • Técnicas de apresentação em palestras, reuniões e treinamentos (presenciais e em videoconferência) Noções de protocolo e formas de tratamento

 

GESTÃO DE CONFLITOS E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Habilidades conceituais, técnicas e comportamentais

  • Ambiente organizacional (visão sistêmica) e os processos decisórios
  • Causas, tipos, classificação e graus do conflito no contexto organizacional sistêmico
  • Habilidades comportamentais requeridas no manejo de conflitos e o uso da inteligência emocional
  • Manejo de conflitos – padrões e estratégias
  • Perguntas abertas e fechadas para compreender a real necessidade do outro
  • Aspectos éticos da negociação e preservação de relações positivas
  • Etapas da negociação: preparação, abordagem, exploração, apresentação e classificação, ação final, controle e avaliação
  • Métodos, técnicas, estratégias e táticas de negociação
  • Negociação ganha-ganha e conquista do direito de avançar – método da “baixa pressão”
  • Abordagens para gerenciar as tensões e conflitos nas equipes de trabalho: aplicação em casos simulados e reais

 

REDAÇÃO CORPORATIVA

Habilidades conceituais e técnicas

  • Princípios da Administração Pública refletidos nos textos oficiais: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência
  • Compromisso administrativo dos servidores com os documentos elaborados e sensibilização quanto a importância dos documentos oficiais que têm por objetivo subsidiar tomadas de decisões
  • Competência textual: escrever de forma adequada
  • Elaboração de documentos institucionais de forma simples, inclusiva e empática
  • Qualidade do texto escrito:
    • Semântica: palavras e expressões adequadas
    • Clareza, concisão, precisão, objetividade, simplicidade e correção
    • Recursos visuais, linguagem e assertividade
  • Comunicação em linguagem informal
  • Noções de elaboração de documentos oficiais à luz do Manual da Presidência da República
  • Questões gramaticais aplicadas aos textos administrativos:
    • Concordância verbal e nominal ✓ Emprego de iniciais maiúsculas
    • Pontuação: uso da vírgula e do ponto-e-vírgula
    • Pronomes demonstrativos
    • Crase
    • Uso de siglas e abreviaturas
    • Escrita de horas, datas e números
    • Uso de sinais (aspas, hífen, parênteses, travessão)
  • Boas práticas e cuidados com o e-mail e WhatsApp

 

COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL

Habilidades conceituais e técnicas

  • Marketing governamental, político e eleitoral: faca de 3 (três) gumes?
  • Publicidade oficial: institucional vs utilidade pública
  • Disposições Constitucionais e as vedações à propaganda pessoal
  • Publicidade vs Transparência: princípios complementares ou antagônicos?
  • Comunicação Digital sob o viés da Lei de Acesso à Informação (LAI) – Lei nº 12.527/2011
  • Ferramentas de interação com o cidadão: plataformas, aplicativos e mídias sociais Impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – Lei n° 13.709/2018
  • Contratação de serviços publicitários – viés acessório ao marketing governamental o Noções normativas – visão geral: Leis 8.666/1993, 12.232/2010 e 14.133/2021 o Delimitando as atuações: agências vs comunicação interna o Artefatos que dão luz ao processo de contratação o Gestão/fiscalização de contratos de serviços publicitários

 

BRANDING

Habilidades conceituais e comportamentais

  • Entendendo o branding: O que é uma marca? Qual é o valor de uma marca? O que é branding?
  • Percepção de marca no setor público: Como funciona a percepção de uma marca pública? Quais são os pontos de contato de uma marca pública?
  • Marca pessoal associada à marca corporativa/institucional
  • Reputação, ética e moral
  • O comportamento do consumidor: público interno vs público externo
  • O futuro da comunicação no pós-pandemia
  • Mapa de empatia e definição de personas

 

COMUNICAÇÃO DIGITAL E MÍDIAS SOCIAIS

Habilidades conceituais, técnicas e comportamentais

  • Alinhando à comunicação nas mídias sociais aos objetivos institucionais e estratégicos Comunicação integrada e relacionamento com os stakeholders
  • Afinal, que é uma mídia social?
  • Comunicando por meio das mídias sociais: informando, educando e entretendo
  • Overview das principais redes sociais, linguagens e formatos de mídias (Instagram, Twitter, Facebook, Youtube, LinkedIn e TikTok)
  • Curadoria e produção de conteúdos
  • Linhas editoriais, calendário editorial e sazonal
  • Campanhas online: anúncios – noções gerais (segmentação, distribuição, execução e indicadores)
  • Gerenciamento de crises nas mídias sociais – noções, fake news e notícias negativas: plano, cenários e possibilidades de prevenção, gabinete de crise e checklist
  • Visão sistêmica do plano de comunicação em mídias sociais: estruturação, criação, distribuição e debriefing.

Professores

Max Müller Cândido
Max Müller Cândido

Comunicador, redator e assessor de comunicação e marketing. É assessor de comunicação, apresentador e curador de conteúdos e eventos na área de licitações e contratos da CONSULTRE – sendo um dos idealizadores da “Maratona das Contratações Públicas”, o maior encontro online na área de Licitações e Contratos Administrativos, que capacitou, na última edição do evento, mais de 9,5 mil agentes públicos. Foi nota mil na redação do ENEM 2015. Graduando em Marketing – ênfase Digital & Data Science – pela FIAP. Certificação em Personal Branding pela ESPM. Especializado em planejamento e criação de conteúdos em mídias sociais, já gerenciou, simultaneamente, 27 contas digitais nos nichos de educação, associativismo, varejo, e-commerce, advocacia, desenvolvimento humano e construção civil. De 2015 e 2017, atuou como redator e produtor de conteúdo nas plataformas Rock Content e Workana, e, ainda, como assessor na redação dos jornais impressos, TV e rádio da IMPD. Coordenador de projeto e organizador da obra "A Nova Lei de Licitações e Contratos: Onde estamos? E para onde vamos?" (CONSULTRE, 2021).


Suely Botelho Cobucci
Suely Botelho Cobucci

Educadora Empresarial, palestrante e consultora em Recursos Humanos. Mestre em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela FUNIBER (Fundação Universitária Iberoamericana); Pós-graduada em Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília e em Psicopedagogia pela UniCEUB; Graduada em Letras/Língua Portuguesa e Literaturas pela UniCEUB. Especialista em Dinâmica de Grupo pela SOBRAP (Sociedade Brasileira de Psicoterapia e Psicodrama). Formação em Life & Professional Coaching pela SBCoaching, licenciada pelo Behavioral Coaching Institute e pelo International Coaching Council. Professora aposentada de Redação e Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Atuou como consultora responsável pela revisão, atualização e ampliação da terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, em Acordo de Cooperação com a Casa Civil.


Mais detalhes


Carga horária: 24 horas de aulas online ao vivo (com transmissão por meio da plataforma de videoconferência profissional Zoom, com interatividade em tempo real entre a turma e o professor).


R$ 1.890,00

*Incluso no valor da inscrição: Certificado digital; Material didático direcionado e atualizado; Ingresso digital para acesso integral à sala virtual de transmissão do curso via plataforma de videoconferência profissional Zoom; Senha de acesso exclusivo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre para consulta aos materiais didáticos e de apoio, revisão das aulas (que serão gravadas e estarão disponíveis até 48h após o término do curso) e direcionamento de dúvidas ao professor no fórum (durante o período do curso).

*A Consultre possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (2 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição): Consulte por meio do e-mail consultre@consultre.com.br ou, se preferir, contate-nos através do telefone (27) 3340-0122 e/ou whatsapp (27) 9 8179-1115.


O pagamento deverá ser realizado em nome de CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA (CNPJ 36.003.671/0001-53), através de boleto bancário, depósito, DOC ou ordem bancária na seguinte conta bancária:
Banco do Brasil (Agência: 1240-8 / Conta Corrente: 105.895-9)

*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário, cartão de crédito (PagSeguro) e PicPay.



Razão Social: CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011
CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

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