Apresentação
O princípio da segurança jurídica, expressamente observado no regime de contratação pública, solidifica e alicerça o papel e as atribuições da assessoria jurídica em todos os processos de licitação e de contratação. Nessa perspectiva e observando a ampliação do regime de contratação, especialmente o da Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), em favor do assessoramento jurídico como instrumento indispensável para a tomada de decisões administrativas, os assessores jurídicos, procuradores e controladores devem estar capacitados para manifestar suas análises técnico-jurídicas, possibilitando, para além da segurança jurídica, o atingimento do interesse público nas contratações.
Visando a atualização e o aprimoramento dos agentes envolvidos na assessoria jurídica no âmbito das licitações e dos contratos, promoveremos uma capacitação direcionada aos principais desafios enfrentados no dia a dia desses agentes, analisando, de forma ampla e aprofundada, as questões polêmicas e controvertidas apresentadas. Para a solução eficiente dessas dúvidas, é preciso, necessariamente, compreender os posicionamentos dos órgãos de controle e do Judiciário. Nesse curso, abordaremos alguns assuntos que reiteradamente suscitam dúvidas e geram controvérsias e entendimentos dissonantes, como:
- Qual a estrutura e o que deve constar no parecer jurídico?
- Qual a participação da assessoria jurídica no planejamento da contratação? A assessoria deve analisar os estudos técnicos preliminares e os termos de referência?
- A assessoria deve se manifestar sobre a pesquisa de preços, opinando sobre a vantajosidade?
- A quem compete receber, examinar e decidir sobre esclarecimentos e impugnações? E nos recursos?
- Como a assessoria jurídica deve apoiar o Pregoeiro/Agente de Contratação?
- A assessoria deve se manifestar nas contratações diretas?
- Quais alterações contratuais exigem manifestação da assessoria?
- É necessária a manifestação da assessoria nas repactuações, reajustes ou revisões de preços?
- Como a assessoria jurídica deve apoiar o fiscal/gestor de contratos?
- Quais os entendimentos do STF e do TCU sobre a responsabilidade do assessor jurídico?
Durante o curso, discutiremos essas e outras questões com o viés teórico-prático, abordando cada tópico à luz da Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) e da doutrina, da jurisprudência e dos entendimentos do STF e do TCU.
Objetivos
- Atualizar, capacitar e gerar conhecimentos relativos à atuação da Assessoria Jurídica no âmbito das licitações e contratos, com foco no aperfeiçoamento dos Assessores, Procuradores, Controladores e demais agentes, de forma sistêmica e alinhada ao arcabouço doutrinário e jurisprudencial presente no dia a dia do exercício das funções de assessoramento.
- Apresentar, de forma simplificada e prática, a estrutura do parecer jurídico, fazendo a distinção entre os diversos tipos de parecer (obrigatório, facultativo, vinculante…).
- Munir o aluno com as boas práticas em todo o processo de contratação pública.
- Discutir as questões polêmicas e controvertidas mais comuns no exercício das funções de assessoramento no âmbito das licitações e contratos.
- Habilitar o assessor para instruir o processo de assessoria jurídica à luz das principais disposições da Nova Lei de Licitações e Contatos (Lei nº 14.133/2021) e demais normas aplicáveis, relativas ao tema proposto;
- Conscientizar acerca das responsabilidades assumidas na emissão de opiniões técnico-jurídicas que subsidiam a tomada de decisão de gestores públicos, e os desdobramentos práticos dessas opiniões na instituição pública assessorada e, ainda, perante os órgãos de controle e do Judiciário.
Público-alvo
- Assessores jurídicos, procuradores, consultores e demais agentes atuantes na assessoria jurídica de órgãos e entidades das esferas Federal, Estadual e Municipal dos três Poderes, bem como dos Tribunais de Contas;
- Controladores, auditores e membros da auditoria ou dos controles interno e externo;
- Ordenadores de despesas;
- Advogados, promotores e demais profissionais da área do Direito;
- Demais profissionais envolvidos ou interessados nos procedimentos e práticas de assessoria e consultoria jurídica no âmbito das licitações e contratos, incluindo representantes de instituições que prestam serviços correlacionados a temática para a Administração Pública.
Metodologia
Este curso será realizado por meio da plataforma de videoconferência profissional Zoom, com metodologia 100% interativa e aulas expositivas dialogadas entre o(s) aluno(s) e o professor, possibilitando a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas em tempo real.
O aluno terá ainda:
- Análise das melhores práticas e dos procedimentos abordados, ressaltando os posicionamentos dos tribunais de contas e dos tribunais superiores;
- Estudo de casos concretos extraídos do dia a dia dos agentes públicos;
- Exercícios práticos para assimilação do conteúdo;
- Revisão ilimitada das aulas, que serão gravadas e poderão ser assistidas por até 7 dias após o período do curso;
- Acesso aos materiais didáticos de forma digital para consulta e download; e,
- Moderador exclusivo de equipe Consultre que conduzirá a capacitação junto ao professor, auxiliando os alunos nas questões técnicas e administrativas.
Conteúdo programático
PARTE I – ESTRUTURA ORGÂNICA DOS ÓRGÃOS DE ASSESSORAMENTO JURÍDICO
1. No que consiste a Advocacia pública (visão geral)?
2. Qual a diferença entre advocacia contenciosa vs advocacia consultiva?
3. O que é a assessoria jurídica para ordenação de despesas?
4. Qual a composição da assessoria jurídica (cargos efetivos e cargos comissionados)?
5. Qual o papel da assessoria jurídica?
6. Qual a natureza do parecer jurídico?
PARTE II – ATRIBUIÇÕES DA ASSESSORIA JURÍDICA NA FASE PREPARATÓRIA DA LICITAÇÃO
1. Como a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos trouxe tratou da assessoria jurídica?
2. Qual a participação da assessoria jurídica na fase de planejamento da contratação?
3. A assessoria jurídica deve analisar os artefatos do planejamento (estudos técnicos preliminares, termos de referência)?
4. A assessoria jurídica deve se manifestar sobre a pesquisa de preços?
5. Qual a estrutura do parecer jurídico e o que deve constar na conclusão?
PARTE III – ATRIBUIÇÕES DA ASSESSORIA JURÍDICA NA FASE EXTERNA DA LICITAÇÃO
1. A quem compete receber, examinar e decidir sobre esclarecimentos e impugnações ao instrumento convocatório?
2. A quem compete receber, examinar e decidir os recursos na licitação?
3. Como a assessoria jurídica deve apoiar o Pregoeiro/Agente de Contratação?
PARTE IV – ATRIBUIÇÕES DA ASSESSORIA JURÍDICA NA FASE DE CONTRATOS, INCLUSIVE SANÇÕES
1. A assessoria jurídica deve se manifestar nas contratações diretas?
2. A assessoria jurídica deve se manifestar nas adesões a atas de registro de preços?
3. É possível dispensar a apreciação da assessoria jurídica nas contratações diretas?
4. Quais alterações contratuais exigem manifestação da assessoria jurídica?
5. É necessária manifestação da assessoria jurídica nas repactuações, reajustes ou revisões de preços?
6. As rescisões contratuais exigem manifestação da assessoria jurídica?
7. Como a assessoria jurídica deve apoiar o fiscal/gestor de contratos?
PARTE V – RESPONSABILIDADES E PERFIL DO ASSESSOR JURÍDICO
1. Quais as responsabilidades o assessor jurídico está submetido?
2. Quais as principais decisões do STF sobre a responsabilidade do assessor jurídico?
3. Quais as principais decisões do TCU sobre a responsabilidade do assessor jurídico?
4. Qual o perfil desejável do assessor jurídico?
Professor

JERRY CIRQUEIRA
Jerry Adriani Ramos Cirqueira. Analista do Ministério Público da União (MPU), lotado na Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região (PRT-10/MPT/MPU), onde exerce a função de Assessor Jurídico do Procurador-Chefe nos assuntos relacionados à ordenação de despesas. Mestrando em Direito; Especialista em Gestão Pública; e Graduado em Direito e em Administração de Empresas. Atua com Licitações e Contratos há mais de 12 anos, já exercendo as funções de Chefe da Seção de Licitações, Pregoeiro, Presidente da Comissão Permanente e Especial de Licitações e Fiscal de Contratos. Professor da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e na iniciativa privada, ministrando diversos cursos sobre Licitações e Contratos. Coautor da obra “A Nova Lei de Licitações e Contratos: Onde estamos? E para onde vamos?” (CONSULTRE, 2021).
Mais detalhes
Carga horária: 16 horas de aulas online ao vivo (com transmissão por meio da plataforma de videoconferência profissional Zoom, com interatividade em tempo real entre a turma e o professor).
R$ 1.790,00
*Incluso no valor da inscrição: Certificado digital; Material didático direcionado e atualizado; Ingresso digital para acesso integral à sala virtual de transmissão do curso via plataforma de videoconferência profissional Zoom; Senha de acesso exclusivo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre para consulta aos materiais didáticos e de apoio, revisão das aulas (que serão gravadas e estarão disponíveis até 48h após o término do curso) e direcionamento de dúvidas ao professor no fórum (durante o período do curso).
*A Consultre possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (2 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição): Consulte por meio do e-mail consultre@consultre.com.br ou, se preferir, contate-nos através do telefone (27) 3340-0122 e/ou whatsapp (27) 9 8179-1115.
O pagamento deverá ser realizado em nome de CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA (CNPJ 36.003.671/0001-53), através de boleto bancário, depósito, DOC ou ordem bancária na seguinte conta bancária:
Banco do Brasil (Agência: 1240-8 / Conta Corrente: 105.895-9)
*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário, cartão de crédito (PagSeguro) e PicPay.
Razão Social: CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011
CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0
Estamos cadastrados no SICAF
E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br
Clique aqui e tenha acesso as nossas CERTIDÕES NEGATIVAS.