⚠️ Atenção: a turma de João Pessoa – PB: 05 a 07/08/26, está esgotada!
Para entrar na lista de espera e ser avisado caso haja liberação de vaga, entre em contato conosco por e-mail ou WhatsApp.
Home / Cursos e Eventos / Finanças públicas / Orçamento Público: PPA, LDO e LOA — estrutura, interdependência e execução dos instrumentos de planejamento
A elaboração e a execução do planejamento público exigem domínio das normas, instrumentos e processos que estruturam o ciclo orçamentário brasileiro. O alinhamento entre PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual) é essencial para assegurar coerência entre planejamento, execução e controle dos recursos públicos.
Este curso foi desenvolvido para oferecer uma compreensão clara e aplicada desses instrumentos, destacando sua integração, seus prazos, sua estrutura e seus impactos na gestão fiscal e na responsabilidade na administração pública. A capacitação combina fundamentos teóricos, análise normativa e abordagem prática, permitindo que o participante compreenda não apenas “o que deve ser feito”, mas também como estruturar, analisar e acompanhar as peças orçamentárias com segurança técnica.
O conteúdo foi estruturado para contemplar os principais aspectos de controle orçamentário, controle fiscal, metas fiscais, estrutura das receitas e despesas, bem como os principais documentos de acompanhamento e prestação de contas, como RREO e RGF.
Introdução
PPA: Fundamentos básicos, teóricos e práticos
LDO – Fundamentos básicos, teóricos e práticos
LOA – Fundamentos básicos, teóricos e práticos
Execução Orçamentária e Financeira

Especialista em Contabilidade e Controladoria Aplicadas ao Setor Público, com vasta experiência em normatização e práticas contábeis na administração pública. Atuação destacada como Contadora Geral da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (2006–2016), coordenando a implementação de normas contábeis e demonstrações fiscais. Exerceu liderança técnica e representação nacional, incluindo a coordenação do Grupo de Trabalho da Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) na ABRASF e representação das capitais na Câmara Técnica de Normas Contábeis e Demonstrativos Fiscais (CTCONF) da Secretaria do Tesouro Nacional (2007–2018).
Professora e coordenadora em cursos de pós-graduação em instituições como PUC Minas, FIPECAFI, FGV e no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), com foco em temas como orçamento público, Lei de Responsabilidade Fiscal e procedimentos contábeis. Consultora e formadora em gestão pública, atuando no Centro de Qualificação para a Gestão Pública da Associação Mineira de Municípios (desde 2010).
Dados para empenho e pagamento
Certidões: http://www.consultre.com.br/certidoes
Razão Social: CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA.
Endereço: Av. Champagnat, 645, Ed. Palmares, 3º andar – Centro – 29.100-011 – Vila Velha, Espírito
Santo
CNPJ: 36.003.671/0001-53
Insc. Estadual: Isento
Insc. Municipal: 24.687-0
Telefone: (27) 3340-0122 / (27) 9 8179-1115 (WhatsApp)
Site: www.consultre.com.br – E-mail: [email protected]
DADOS BANCÁRIOS:
Favorecido: CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA
Banco: BANCO DO BRASIL: Agência 1240-8 | Conta Corrente: 105.895-9
*Estamos cadastrados no SICAFI
Introdução
PPA: Fundamentos básicos, teóricos e práticos
LDO – Fundamentos básicos, teóricos e práticos
LOA – Fundamentos básicos, teóricos e práticos
Execução Orçamentária e Financeira
Com mais de 35 anos de história, já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e treinamentos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.
Com mais de 30 anos de história, já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e treinamentos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.