Home / Cursos / Licitações e Contratos / Completo de Contratos Administrativos para Formação e Aperfeiçoamento de Gestores e Fiscais
Procedimentos, técnicas, responsabilidades, controles e ações proativas sob a perspectiva das instruções normativas, entendimentos do TCU e legislações complementares ao tema.
A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 32 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e eventos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.
de credibilidade
fidelizados
capacitadas
realizados
A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 32 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e eventos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.
de credibilidade
fidelizados
capacitadas
realizados
A Instrução Normativa nº 05 de 26 de maio de 2017, expedida pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão evidencia-se como um dos dispositivos mais eficazes para o atendimento das necessidades da Administração Pública no que concerne à contratação de prestação de serviços, sejam continuados ou por escopo.
Estrutura-se em três fases: Planejamento da Contratação, Seleção do Fornecedor e Gestão do Contrato; cada qual planejada de forma integrada visando obstar falhas e lacunas com o fito de atender aos princípios da Eficiência e do Interesse Público.
MAS… Onde se comprovam os resultados? Onde será demonstrada a efetividade do Planejamento e da Seleção do Fornecedor? Em que momento terá a Administração, satisfeita suas necessidades? Na Gestão Contratual?
PORÉM… está o servidor/empregado público consciente de suas responsabilidades, ações, poderes, processos e procedimentos que envolvem a Gestão Contratual? Por exemplo, ESTARÁ APTO A RESPONDER:
O TREINAMENTO PROPORCIONARÁ AOS GESTORES E FISCAIS DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS (COM OU SEM MÃO-DE-OBRA):
À Administração Pública (União, Estados e Municípios) que objetiva a maximização de resultados em detrimento do princípio da eficiência e da economicidade, aos fiscais e gestores de contratos administrativos originários das atividades-meio, às áreas responsáveis pela condução e administração de contratos, aos responsáveis pelas licitações em geral (CPL e Pregoeiros), às assessorias jurídicas, aos setores financeiros, bem como, às autoridades sobre as quais pesam decidir e administrar as atividades de orçamento, planejamento e administração.
Aulas dialogadas, com apresentação de slides, mapas conceituais, quadros sintetizados, quadros de controles de acompanhamento e de medições, dicas de fontes e sítios da internet detentores de boas práticas, publicações e estudos de casos concretos. Vinculação do conteúdo às atuais jurisprudências consagradas pelas Orientações Normativas da AGU e Súmulas do TCU entre outros Órgãos Superiores.
Programa
Parte I – Introdução à visão sistêmica do processo de contratação
1. Considerações iniciais sobre a estrutura organizacional e a linha do tempo do processo de contratação: onde nasce o gestor e o fiscal do contrato? Quem são? A gestão e a fiscalização.
2. O Planejamento da Licitação e Contratação:
2.2. Princípios e diretrizes
2.3. Legislação aplicável, definições legais e conceitos
2.4. A Instrução Normativa/SEGES/MPDG nº 05/2017 e a divisão das responsabilidades na elaboração dos estudos preliminares e mapa de riscos.
2.5. A Terceirização dos serviços na Administração Pública e o impacto na gestão e fiscalização pelo Decreto nº 9.507/2018.
3. A Participação do gestor/fiscais na correlação entre o “objeto” e as definições de suas cláusulas contratuais – Importância da presença do requisitante na equipe na elaboração do projeto básico/termo de referência/edital e anexos.
4. A forma de aferição do objeto e de pagamento (IMR).
5. A pesquisa de preços no mercado e a estimativa do futuro contrato sua repercussão na planilha de custos dos serviços terceirizados – Inexequibilidade e consequências: participação do gestor ou fiscal? De quem é a responsabilidade pela pesquisa?
6. A Reforma Trabalhista e o impacto na Terceirização.
7. O Novo posicionamento sobre a responsabilidade da Administração pública na Terceirização.
Parte II- Os contratos e os recebimentos dos objetos
8. O Termo de Contrato, seu instrumento substituto e publicação.
9. A manutenção das “condições efetivas da proposta” e o seu significado.
10. A comprovação da qualificação técnica do objeto – Atestados e entendimentos do TCU; quantidades e somatório.
11. Recebimento de objetos (apenas materiais/ produtos; serviços com equipamentos; soluções de TIC); etc.
12. Recebimento do objeto diferente do especificado; possibilidade e entendimentos do TCU ( marca diferente e especificações)
13. Recebimento provisório e definitivo dos produtos x serviços;
Parte III – A Atuação do Gestor e dos Fiscais dos contratos terceirizados
14. Quem é o Gestor? Quem é Fiscal? Quem é quem?
15. Quem recebe o objeto (serviços)? Quem fiscaliza? As figuras do gestor do contrato, fiscal administrativo, fiscal técnico, setorial e público e preposto – Atribuições.
16. Gestou ou fiscal precisa de capacitação específica? O que diz o TCU sobre o assunto?
17. O recebimento do objeto do contrato (provisório e o recebimento definitivo); responsabilidades na nova redação da IN/SEGES/MPDG nº 05/2017; Quem atesta gestor ou fiscal?
18. Como ocorre a utilização do ANS ou IMR no recebimento?
19. Quem fiscaliza os serviços de engenharia? Qualquer servidor pode fiscalizar ? Quem dá o recebimento provisório e definitivo?;
20. A quem cabe a fiscalização dos serviços de tecnologia da Informação? Como o Gestor pode atestar a NF desses serviços?
21. Os critérios de aferição dos resultados; os cronogramas físicos- financeiros; a averiguação da nota fiscal (batimento da descrição).
22. Pagamento pelo recebimento do objeto (material / serviços/obras) e quando fazer a retenção do pagamento mediante inadimplência do contratado?
23. Fiscalização da documentação ( regularidade fiscal) de acordo com STJ;
Parte IV – Contratos com mão de obra
24. Acompanhamento e controle da documentação a ser exigida nos contratos com mão de obra:
24.1. O que diz a IN 05/2017 e o Decreto 9.507/2018 e sua aplicabilidade.
24.2. Rotinas de fiscalização diária, mensal e específica.
24.3. A fiscalização Administrativa e o pagamento da mão de obra terceirizada de acordo com entendimentos do TCU e do Decreto 9.507/2018.
Parte V – Procedimentos administrativos – Gestor
25. Os contratos prorrogáveis e suas características:
25.1 Requisitos de validade da prorrogação;
25.2 Prorrogação do prazo de execução e termos aditivos;
25.3. Controle da vigência do contrato administrativo e sua prorrogação;
25.4. Custos renováveis e custos não renováveis;
26. Redução dos custos/redimensionamento do objeto/negociação.
27. Modalidades de garantias
27.1. Reforço de garantia – para que serve;
27.2. Prazo para a prestação da garantia;
27.8. A não prestação da garantia – consequências;
27.9. extinção e liberação da garantia;
28. Alterações do Contrato Administrativo e os fundamentos Jurídicos;
29. As modificações unilaterais, por acordo e seus limites;
30. Aplicação de sanções por descumprimento do Contrato
31. Relatório circunstanciado
32. As sanções previstas no artigo 87 da Lei 8.666/93
33. As sanções da Lei 10.520/02
34. Finalidade da aplicação da sanção, limites à atuação discricionária, competência e a dosimetria da penalidade: atenuantes e agravantes;
35. Os Reajustes contratuais – Reajustes no sentido lato e estrito;
35.1. O Reajuste aplica-se em todos os tipos de contratos? Como se dá tal reajuste?
35.2. O que é Reequilíbrio econômico financeiro dos contratos quais as situações ensejadoras? Periodicidade e limites;
36. A preclusão dos contratos terceirizados e a cláusula resolutiva.
37. Atualização do Mapa de Riscos e Revisão do Mapa.
38. A conta vinculada ou o pagamento pelo fato gerador: noções práticas.
39. O impacto da COVID-19 na gestão e fiscalização dos contratos administrativos.
Questões práticas envolvendo situações reais acerca das cláusulas contratuais para estudo de caso.
Programa
A INSTRUÇÃO NORMATIVA: FASES DA CONTRATAÇÃO, GERENCIAMENTO DE RISCOS, CONTA VINCULADA, CONTROLES DE FISCALIZAÇÃO (e Lei nº 14.133/21 – NLLC)
Fases da contratação de serviços
Características da terceirização: proibições, permissões e tipos de serviços
Controles obrigatórios de fiscalização
Mapa de riscos
Ordem de serviço
Instrumento de medição de resultado (IMR)
Outros instrumentos
Pagamento mensal: instruções e documentações
Planilha de custos e formação de preços: o que se aplica à fiscalização dos contratos
Conta vinculada para a quitação de obrigações trabalhistas
Pagamento pelo Fato Gerador: intensificação da fiscalização contratual
CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: TEMAS ASSOCIADOS À FISCALIZAÇÃO (e Lei nº 14.133/21 – NLLC)
Tipos de contratos administrativos – atividade-meio (principais)
Duração dos contratos e o princípio da anualidade
Prorrogação contratual
Aditamento e apostilamento
Acréscimo e supressões contratuais: cálculos
Garantia contratual e garantia estendida
Reajuste e repactuação: normas, prazos, preclusão, documentações, alterações permitidas
Rescisões unilaterais
Sanções administrativas: ações, procedimentos e dosimetria
OS AGENTES DA FISCALIZAÇÃO (e Lei nº 14.133/21 – NLLC)
Identificando os agentes:
Autoridade competente do setor de licitações
Gestor do contrato
Fiscal técnico
Fiscal administrativo
Fiscal setorial
Fiscal-usuário
Preposto
Substitutos
Nomeação: citação prévia, obrigatoriedade do encargo e capacitação
Direitos, deveres, hierarquia e penalizações
Não podem exercer a função
FISCALIZAÇÃO TÉCNICA E FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA (e Lei nº 14.133/21 – NLLC)
Fiscalização técnica: contratos de serviços em geral
IMR – instrumento de medição de resultado
Fiscalização administrativa: contratos com dedicação exclusiva de mão de obra obrigatoriedade do encargo
Aspectos gerais (CLT – cooperativas – OSCIP´S)
Fiscalização inicial e fiscalização mensal
Fiscalização diária – procedimental – por amostragem
A FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS: A PRÁTICA (e Lei nº 14.133/21 – NLLC)
Relacionamento entre a fiscalização e o preposto
O indispensável controle de registro de eventos e outros controles básicos
Acionando o gestor ou a autoridade competente
Regras indispensáveis para o sucesso de uma reunião com o contratado
A reunião inaugural: ação estratégica de alto impacto
Responsabilidade subsidiária: conduta “culposa da fiscalização” (enunciado nº 331/TST e o art. 121 da Lei 14.133/21)
Administração de materiais, equipamentos, uniformes e utensílios
Controle de faltas (cobertas ou não) e a glosa
“Mapa de riscos”: gerenciamento
ESTRUTURANDO AS MEDIÇÕES PERIÓDICAS
Medições diárias e medições programadas
Medições mensais (consolidadas)
Avaliando as medições
OS RELATÓRIOS EMITIDOS PELA FISCALIZAÇÃO CONTRATUAL
Os relatórios de fiscalização
Relatório mensal e termo circunstanciado – processo de pagamento
Relatórios gerenciais (indicadores) para a autoridade competente
Relatório final
MODELOS EXEMPLIFICATIVOS DE INDICADORES: CADASTROS, MONITORAMENTOS, CONTROLES E ESTATÍSTICAS
Formulário de solicitação de esclarecimentos e providências
Controle geral de funcionários terceirizados – modelo da AGU
Avisos prévios: tipos, motivos e substitutos
Formulário substituição de funcionário (modelo da AGU)
Procedimento de verificação da GFIP X SEFIP – modelo da AGU
Solicitação de pagamento – modelo da AGU
Formulário substituição de funcionário – modelo da AGU
8h às 16h
Hotel Luzeiros Fortaleza
Av. Beira Mar, 2600 – Meireles, Fortaleza – CE, 60165-121
Telefone: +55 85 4006-8585 / 4006-8586
Com mais de 30 anos de história, já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e treinamentos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.
Com mais de 30 anos de história, já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e treinamentos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.