Home / Cursos / Gestão e RH / Assédio Moral e Sexual no Trabalho:
Prevenção, enfrentamento, investigação e responsabilização, com abordagem voltada ao viés do compliance corporativo através do código de conduta no setor público. Inclui, ainda, módulo inédito que visa esclarecer os sintomas e os efeitos físicos, fisiológicos e psíquicos do assédio e a construção de ambientes afetivos-efetivos nas instituições públicas.
A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 32 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e eventos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.
de credibilidade
fidelizados
capacitadas
realizados
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O assédio no ambiente profissional – em sentido lato – é um dos principais desafios do atual contexto do trabalho, embora não seja fenômeno recente, mas decorrente de uma série de questões mais profundas em relação ao estímulo à competitividade e ao individualismo corporativo, além, é claro, das evidentes e já conhecidas questões étnicas, raciais, etárias e hierárquicas que enredam o que hoje é amplamente discutido – em sentido estrito – como:
Nesse ambiente de ampla polêmica e discussão, insere-se – em dimensão emocional e psíquica – a saúde mental e a qualidade de vida do trabalhador sob o viés de enfrentamento e combate aos altos índices de transtornos mentais relacionados ao trabalho, como a síndrome do esgotamento profissional (burnout), ansiedade, depressão e suicídio, em casos mais graves.
Como resultado dos esforços de especialistas no tema, as legislações avançaram na relevante problemática e, a partir de 2001, quando da inserção do assédio moral e sexual como crime no Código Penal (art. 216-A), inicia-se efetivamente uma série de ações para enfrentar o assédio no trabalho sob o olhar multidisciplinar, consolidando-se pela recentíssima Lei nº 14.457/2022 (art. 23).
Nesse interim, percebe-se que a temática deve ser objeto de capacitação específica, inserida num ambiente macro de governança corporativa e micro de ações específicas para enfrentamento ao assédio no ambiente de trabalho, não sendo possível que a efetivação de tais políticas e diretrizes aconteça sem o adequado aprofundamento nos temas que estejam correlacionados. Isto é, falar de assédio é – de igual forma – conscientizar sobre as questões históricas de formação do mundo do trabalho contemporâneo, os desafios enfrentados pelas minorias políticas e sociais, a invisibilidade das mulheres e sua consequente desigualdade de gênero no ambiente de trabalho, a questão racial, o arcabouço moderno e ferramental em torno do compliance, a construção dos próprios ambientes e políticas que possibilitam a toxicidade no trabalho, os desdobramentos práticos da comunicação não-violenta (CNV), os sintomas físicos, fisiológico e psíquicos do assédio, os transtornos mentais e as relativas correlações destes com o trabalho, dentre outros.
Assim, propõe-se este programa que visa enfrentar o desafio que é compreender, internalizar e combater o assédio moral e sexual (e outras formas de violência no trabalho). O conteúdo, robustecido em curadoria dos professores sob o viés imersivo, holístico e sistematizado, é focado na conscientização quanto ao tema na perspectiva das legislações aplicáveis, conformidade (compliance), governança e comunicação, objetivando, como resultado esperado dessa conscientização, em reparação das vítimas, restauração do ambiente de trabalho e construção de ambientes afetivos-efetivos nos órgãos e entidades públicas, empoderando os participantes em relação aos seus direitos e os gestores sobre suas responsabilidades no enfrentamento e combate do assédio e seus desdobramentos na tomada de decisão.
PARTE 1
1. Evolução histórica e a formação do mundo do trabalho contemporâneo;
2. Principais desafios enfrentados pelas minorias políticas e sociais;
3. A invisibilidade das mulheres e desigualdade de gênero no ambiente de trabalho;
4. Proteção normativa às mulheres no mundo do trabalho:
4.1. Revisão do ordenamento e dos parâmetros sobre gênero e trabalho;
4.2. Internalizando a mens legis da nova Lei nº 14.457/2022 e seus desdobramentos específicos através do art. 23.
5. A questão racial e sua invisibilidade;
6. Código de conduta como ferramenta de compliance;
7. Os atores do assédio (agressor, espectadores e vítima);
8. Assédio moral:
8.1. O que é? Quais as tipificações do assédio? Como a Legislação trata o tema?
8.2. Quais as manifestações do assédio moral?
8.3. Frases comuns utilizadas pelo assediador;
8.4. Os impactos corporativos;
8.5. Casos que não se caracterizam como assédio;
8.6. Formas de prevenção ao assédio moral.
9. A complexidade do assédio sexual (da construção de ambientes tóxicos às violências sexuais, micro agressões e outras violências de gênero):
9.1. O que é assédio sexual?
9.2. Código penal, legislação e jurisprudências sobre o tema;
9.3. Quais os tipos possíveis de assédio sexual?
9.4. Quais as formas de assédio sexual?
9.5. Como se manifesta o assédio sexual?
10. Compliance como ferramenta de combate ao assédio e de gerenciamento dos riscos corporativos e das doenças relacionadas ao trabalho:
10.1. Políticas institucionais efetivas de enfrentamento – análise dos principais casos;
10.2. Avaliação do ambiente de trabalho;
10.3. Estratégias de prevenção;
10.4. Espaços de diálogo;
10.5. O dever de auditar e diligenciar;
10.6. Canais de escuta e de denúncia;
10.7. Investigação e definição de medidas de responsabilização das condutas;
PARTE 2
11. Comunicação não-violenta (CNV);
12. Os sintomas e os efeitos físicos, fisiológico, psíquicos e laborais do assédio:
12.1. Efeitos negativos sobre a instituição (e sua produtividade);
12.2. Relações de poder;
12.3. Súde mental;
12.4. Psicodinâmica do trabalho;
12.5. Mecanismos de defesa do trabalhador.
13. Burnout e assédio;
14. Reparação das vítimas e restauração do ambiente de trabalho;
15. Construção de Ambientes afetivos-efetivos nas instituições públicas.
Com mais de 30 anos de história, já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e treinamentos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.
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