Home / Cursos / Gestão e RH / Redação com Foco na Elaboração de Documentos Oficiais e Técnicos (EAD)
Com foco na elaboração de documentos oficiais e técnicos de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (3a ed.) e Decreto no 9.758/19. Inclui, ainda, as melhores práticas do projeto Plain Language (linguagem simples) no setor público.
A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 35 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e eventos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.
de credibilidade
fidelizados
capacitadas
realizados
A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 32 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e eventos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.
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Nos últimos 40 anos, a Administração Pública Brasileira passou por grandes transformações, sobretudo como parte do trânsito para a democracia. Desenvolveram-se novas práticas e expectativas de modernização, mas muitas de suas características tradicionais ainda não foram removidas. A modernização efetiva somente ocorrerá de forma significativa com mudanças na comunicação entre as instituições públicas entre si, entre as instituições públicas e privadas e entre o público e a sua administração.
Linguagem Simples no Setor Público esse é um tema muito importante para todas as pessoas, mas principalmente para quem trabalha no governo. Você vai ver como a linguagem é um ponto central para prestar melhores serviços públicos e um instrumento importante para promover a inclusão e garantir direitos.
Assim, a expressão escrita torna-se uma exigência da organização moderna, comprometida com a qualidade, e um elemento facilitador, ao dinamizar os procedimentos em diferentes níveis e permitir o intercâmbio de ideias e experiências.
Saber explicar situações, definir conceitos, instruir processos, recomendar ações e apresentar soluções são alguns dos diferenciais do profissional da sociedade da informação e do conhecimento. Lembre-se de que seus textos são a evidência persuasiva de sua competência, personalidade e capacidade profissional.
O bom comunicador deve perceber que o compromisso permanente com a clareza e objetividade é essencial para a correta implementação das ações que se torna necessário desencadear. Nesse sentido, economizar o tempo despendido na geração de documentos técnicos e administrativos é de suma importância para o bom funcionamento institucional.
Este curso foi idealizado a partir dessa visão, com o objetivo de refletir as evoluções do mundo digital e desenvolver técnicas de comunicação e expressão escrita na redação oficial e técnica, de acordo com a terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, publicada em 27/12/2018 e o Decreto n. 9.758, 11/4/2019.
Desenvolver técnicas que ajudem a produzir documentos técnicos e oficiais, expressando ideias de maneira clara, precisa, concisa, aplicando-as ao contexto institucional, de acordo com o novo Manual Redação da Presidência da República, em vigor a partir de 27/12/2018.
Objetivos específicos
Estimular a reflexão crítica sobre a realidade.
Melhorar o fluxo de comunicação inter e entre segmentos e órgãos, assim como entre a instituição e os clientes internos e externos.
Fornecer ao treinando instrumentos que o auxiliem a redigir documentos com propostas de recomendações e determinações, de acordo com critérios de clareza, convicção, concisão, exatidão, relevância e objetividade.
Deixar claro que a redação de um documento está ligada à prática diária e ao conhecimento de que a língua é o suporte desse processo.
Público alvo
Profissionais envolvidos com a geração, edição e customização de procedimentos; ofícios, correio eletrônico e textos afins, que devem chegar todos os dias a leitores que necessitam dessas informações para implementar ações administrativas.
O programa consubstancia a compreensão de que o conhecimento – valor intangível – passou a ser o meio dominante, o substituto último de todos os meios de produção. Nesse novo contexto, a escrita profissional ganha relevo todo especial. Dominá-la com precisão tornou-se ferramenta vital para a propagação do conhecimento.
Espera-se que, ao final do treinamento, os participantes estejam aptos a:
Aprender com erros e acertos, identificados com base na análise e reescritura de textos técnicos e de documentos oficiais;
Atualizar conhecimentos no que tange à utilização de modernas técnicas de produção e estruturação textual;
Implementar as ações necessárias à atualização e modernização dos documentos profissionais que produzem;
Rever seus mecanismos de produção textual e refletir criticamente sobre a qualidade de seus escritos.
Conteúdo do Curso
OBS.: O Conteúdo Programático está sujeito à atualizações sem aviso prévio
MÓDULO 1 – PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NOS TEXTOS OFICIAIS
• Introdução
• Os princípios da Administração Pública refletidos nos textos oficiais (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência);
• Sistema Eletrônico de Informação – SEI
• Compromisso administrativo dos servidores com os documentos elaborados
• Processo de Comunicação Escrita e a escolha das palavras
A linguagem dos documentos oficiais:
• Atributos do Texto Oficial: Clareza!
• Atributos do Texto Oficial: Precisão, Objetividade e Coerência! (PDF – Manual de boas Maneiras)
• Exercício 1 – Sobre Precisão
• Exercício 2 – Sobre Coerência com exemplos de substituir a palavra “mesmo” por sinônimo para dar sentido a frase.
• Atributos do Texto Oficial: Coesão
• Atributos do Texto Oficial: Concisão
• Atributos do Texto Oficial: Formalidade e Padronização; Correção Gramatical
• Atributos do Texto Oficial: Convicção, ABNT – Diretiva 2007 e Relevância
• Reflexão sobre ruídos e barreiras ao transmitir uma mensagem – transmissor e receptor estão falando a mesma coisa?
• Exercício 3 – Sobre Concisão: enxugando o texto tornando-o conciso
MÓDULO 2 – PRINCÍPIOS NORTEADORES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
• Vícios de linguagem: Ambiguidade, Pleonasmo, Jargão Técnico fora de contexto, Estrangeirismo, Gerundismo, Clichê, Chavões
• Exercício 4 – Sobre Ambiguidade
• Correção Gramatical – Pecados da Língua
• Pronome Relativo “CUJO”
• Exercício 5 – Concordância Verbal
• Fases de Elaboração de Documentos
• Checklist para Garantir a Qualidade do Texto
MÓDULO 3 – COMUNICAÇÃO ESCRITA PROFISSIONAL COM BASE NO MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA – VERSÃO ATUALIZADA
• Redação Oficial: Decreto nº 9.758 de 11/4/2019 – Pronome e Forma de Tratamento e Endereçamento;
• Alterações na 3ª Edição do Manual: Cargos Interino e Substituto, Signatária do sexo Feminino, Escrita de Cargos na Redação Oficial;
• Variações dos Documentos Oficiais: Ofício circular, Ofício Conjunto e Ofício Conjunto Circular;
• Linguagem inclusiva de gênero e Vocativo
• Exercício 6 – Sobre Pronomes de Tratamento e Endereçamento
• Documentos Técnicos – Impessoalidade
• Documentos Técnicos – Normas da ABNT: Escala de Convicção – Portaria TCU 165, 8/7/2004
• Documentos Técnicos – Relatórios: Tipos, Classificação, Organização e Estrutura
• Documentos Técnicos – Parecer
• Documentos Técnicos – Nota Técnica
• Exercício 7 – Sobre Documento Técnico ou Comunicação
MÓDULO 4 – PADRONIZAÇÃO
• Escrita de números no texto
• Escrita de horas e datas nos documentos
• Exercício 8 – Erros comuns em Documentos Oficias
• Siglas, abreviaturas, abreviações e símbolos
• Exercício 9 – Enxugando o comunicado
• Pontuação: Vírgula
MÓDULO 5 – TIPOS DE ATOS DE COMUNICAÇÃO ESCRITA OFICIAL
• Correio eletrônico (e-mail): Para/CC, Bloco de Assinatura, Fonte, Tamanho e Cor
• A Netiqueta
• Empatia na Comunicação
• Exercício 10 – Sobre E-mail
MÓDULO BÔNUS – WEBINÁRIOS
• Comunicação Assertiva — mais felicidade e produtividade nos relacionamentos;
• Humanização no Trabalho — reflexo de uma Cultura de Felicidade e Espiritualidade;
Com mais de 35 anos de história, já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e treinamentos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.
Com mais de 30 anos de história, já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e treinamentos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.