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Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais na Administração Pública
Comunicação digital integrada aos objetivos institucionais e estratégicos com enfoque prático na construção (passo a passo) do plano de comunicação em mídias sociais.
Há mais de 35 anos, transformando a educação para a Administração Pública!
A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 35 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e eventos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.
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Anos
de credibilidade
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Clientes
fidelizados
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Pessoas
capacitadas
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Cursos eseminários
realizados
Há mais de 32 anos, transformando a educação para a Administração Pública!
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Destaque do Curso
Apresentação
Da globalização à pandemia do coronavírus, a internet cresce exponencialmente a sua base de usuários mundialmente. Em números, segundo o relatório publicado em parceria entre a We Are Social e a Hootsuite, somos aproximadamente 4,7 bilhões de usuários conectados à internet no mundo, proporcionalmente 6 em cada 10 pessoas acessam à rede através de um computador, tablet ou smartphone. O Brasil, por exemplo, possui o índice mais alto do mundo (97%) de engajamento de conteúdo nas redes sociais, segundo uma pesquisa da Comscore publicada em 2020.
Sob à ótica da nova dinâmica nas relações sociais, que perpassa por um cenário de sociedade midiatizada e digitalizada, com instantânea produção e circulação de conteúdos, a Comunicação Digital, especialmente no ambiente das mídias sociais, é um pilar estratégico da Comunicação Corporativa. Nesta perspectiva, embora a iniciativa privada tenha maximizado sua presença digital substancialmente, a Administração Pública ainda apresenta alguns entraves com os processos comunicacionais nas mídias sociais, haja vista os normativos, procedimentos e cultura que não acompanharam a dinamicidade da sociedade.
Com o emaranhando de normas que regulam a Comunicação Pública, não se pode discorrer da Comunicação Digital sem trazer à tona três destaques para a temática a ser observada sob o viés legal, tais como:
O dever de divulgar, independentemente de solicitação, as informações de interesse público;
A utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação e comunicação (TIC);
A gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e a sua divulgação.
Não sendo apenas uma tendência, mas uma obrigação legal da Administração Pública, a Comunicação Digital ainda traz muitas dúvidas aos agentes públicos que lidam e gerenciam as mídias sociais de seus órgãos e entidades.
A partir de uma abordagem atualizada e prática, o curso promoverá uma imersão em diversos assuntos focados na gestão e operação da comunicação nas mídias sociais no âmbito da Administração Pública, a citar, como destaque:
Implementação e gerenciamento de projetos estratégicos nas mídias;
Planejamento de ações por meio da identificação de tendências e oportunidades de inovação na comunicação;
Curadoria e produção de conteúdos digitais;
Estruturação do calendário editorial alinhado os objetivos institucionais;
Resposta a crises por meio das mídias sociais;
Branding no setor público;
Redação para mídias;
Estratégias de engajamento;
Mapeamento dos níveis de consciência dos públicos-alvo para assertividade da Comunicação;
Marketing de influência como tática de engajamento;
A importância do briefing para o direcionamento dos envolvidos nas ações de Comunicação;
Dentre outros temas relevantes para a construção do plano de comunicação em mídias sociais.
Objetivos
Apresentar os principais conceitos e a mecânica das mídias sociais, bem como o panorama digital enfocando nas boas práticas para consolidação de uma comunicação eficaz.
Conscientizar quanto a importância dos artefatos para o mapeamento, planejamento e construção do plano de comunicação digital nas mídias sociais, perpassando a concepção de uma ideia, o alinhamento aos objetivos institucionais, a solidificação no calendário editorial, e a mensuração da efetividade, com apresentação de modelos e checklists.
Construir um plano de comunicação em mídias sociais passo a passo e alicerçados a realidade específica do agente público e da instituição que ele representa.
Esclarecer as etapas e os procedimentos para curadoria de temas, produção de conteúdo e inovação na linha editorial das mídias sociais.
Instruir o agente público para redigir legendas e criar publicações atrativas, compartilháveis e virais por meio da desmistificação de formatos e em conformidade com as melhores práticas nas mídias sociais.
Fornecer estratégias e ferramentas que permitam ao aluno: analisar e resolver problemas; gerar ideias e inovar; prever tendências; gerir processos comunicacionais em mídias sociais; produzir narrativas digitais; e aplicar metodologias de pesquisa para curadoria de temas.
Público-alvo
Analistas, assessores e profissionais de comunicação, publicidade, marketing e relações públicas;
Membros das equipes de comunicação e assessoria de imprensa;
Agentes técnicos e administrativos que lidam (direta e/ou indiretamente) com a comunicação institucional;
Profissionais de secretariado e assessoria em geral;
Servidores do departamento/núcleo de cerimonial, protocolo e organização de eventos;
Gestores e agentes públicos envolvidos no planejamento, criação e operações da comunicação institucional; e,
Demais profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos sobre os assuntos relacionados ao tema do curso.
Metodologia
Este curso será realizado por meio de uma metodologia 100% interativa e aulas expositivas dialogadas entre professor e aluno(s), possibilitando a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas em tempo real.
O aluno terá ainda:
Workshop “Comunicação em Redes Sociais: Elaborando o Plano de Comunicação Passo a Passo”;
Estudo e análise de casos concretos;
Acesso e download a materiais complementares na versão digital, que auxiliarão no cotidiano profissional.