Home / Cursos / Gestão e RH / Avaliação de Desempenho por Competências (ADC)
Metodologia, instrumentos e técnicas para análise das competências (qualitativa) e de resultados (quantitativa), evidenciando insuficiências, méritos, necessidades e potencialidades – orientando a elaboração dos planos de desenvolvimento individuais, setoriais e institucionais ajustados às estratégias organizacionais.
A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 32 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e eventos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.
de credibilidade
fidelizados
capacitadas
realizados
A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 32 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.
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A crescente exigência da sociedade brasileira quanto à necessidade de melhorias nas práticas da gestão pública, voltadas para maior celeridade, eficiência e eficácia dos serviços prestados alertaram, já há algum tempo, a Administração Pública para o tema Gestão de Pessoas por Competências.
Em atendimento a essa demanda, várias instituições públicas, tanto na esfera federal quanto estadual estão modernizando seu sistema de gestão tendo, necessariamente, que realizar uma análise crítica de suas práticas de gestão de pessoas, incluindo os processos de avaliação de desempenho.
Os desafios apresentados são grandes: como implementar e o que modernizar na prática do serviço público? Quais técnicas se aplicam ao serviço público? Há uma maneira de medir as competências? Há uma maneira de medir desempenho?
O que se almeja é criar um sistema de gestão de pessoas que forneça elementos para colocar a pessoa certa no lugar certo, a fim de se obter melhor desempenho tanto sob a ótica da instituição, quanto sob o olhar do servidor.
A implementação de um processo de Avaliação de Desempenho metodologicamente bem estruturado e que respeite as particularidades do contexto da administração pública, é a resposta a esse desafio.
No modelo trabalhado neste curso, o conceito “desempenho” é tratado como um construto composto de “desenvolvimento de competências” e “obtenção de resultados”, ou seja, aspectos qualitativos e quantitativos. Essa metodologia parte da comparação entre as competências requeridas (necessárias ao bom desempenho de um determinado conjunto de atribuições funcionais) e as evidenciadas (apresentadas pelos responsáveis por essas atribuições) e gera a relação das lacunas de competências, ou seja, competências requeridas e não apresentadas, portanto a serem desenvolvidas.
Por outro lado, a comparação entre os resultados acordados e os resultados evidenciados mostra atuações superiores ou aquém do esperado. A análise das duas dimensões, competências e resultados, compõe o processo de Avaliação de Desempenho por Competências (ADC).
Essa análise de competências (análise qualitativa) e resultados (análise quantitativa) dos servidores avaliados evidencia insuficiências e méritos, necessidades e potencialidades, além de orientar a elaboração de Planos de Desenvolvimento Profissional (PDC) individuais, setoriais e institucionais, mais ajustados às estratégias organizacionais e aos interesses dos servidores.
O resultado desse processo, registrado no Banco de Talentos (BDT), possibilita melhor gestão dos diversos talentos encobertos pelo cotidiano do trabalho. O programa aqui exposto pretende, partindo de casos concretos trazidos pelo instrutor, e pelos participantes, discutir as melhores práticas de avaliação de desempenho.
Ao longo deste treinamento, os participantes obterão o conhecimento de como:
Definir os requisitos de competências e realizar o Mapeamento de Competências;
Definir os Indicadores de Desempenho (de competências e de resultados)
Realizar o processo de Avaliação de Desempenho por Competências (ADC);
Estruturar do Banco de Talentos (BDT);
Elaborar de Planos de Desenvolvimento Profissional por Competências (PDC).
Profissionais de Gestão de Pessoas e Gestores da Administração Pública de todas as esferas.
Módulo 1 – Introdução
• Tendências em Gestão de Pessoas;
• Panorama da Avaliação de Desempenho;
• O que é a Avaliação de Desempenho por Competências (ADC);
• O processo ADC com suas finalidades e resultados;
• Os elementos da ADC;
• Sistema de Gestão de Pessoas por Competências;
• Gestão de Pessoas e a Estratégia Organizacional:
o O Processo Estratégico;
o Desdobramento dos objetivos estratégicos em projetos e metas;
o Uma Política de Gestão de Pessoas.
Módulo 2 – Planejamento e Controle em Gestão de Pessoas – A dimensão quantitativa
• Planejamento e controle:
o O que é Planejar?
o A definição de Objetivo
• Gestão de processos x gestão de pessoas:
o Processo de Trabalho
o O produto do Processo
o Processos Vs Estrutura Organizacional
o Processos Vs Função
• Indicadores em gestão de pessoas:
o O que são Indicadores
o O processo de Medição
o Algumas variáveis a medir e exemplos
• O que é Meta e como estabelecê-la:
o O que é Meta?
o Estabelecimento de Metas
o Conceitos básicos sobre Metas e situações comuns
o Algumas dicas – Teste de validade de Meta
• Exercícios na Prática.
Módulo 3 – Sistema de Gestão de Pessoas por Competências (SGP) – a dimensão qualitativa
• Visão geral do SGP:
o Processo de Gestão de Competências
o Banco de Talentos (BDT)
o Os 5 Subsistemas
• O que é competência;
• Tipologia das competências;
• Ciclo de Gestão de Competências;
• O que é Matriz de Competências;
• O que é Matriz de Competências Requeridas e Evidenciadas;
• Etapas do Estabelecimento das Competências Requeridas;
• Evidenciamento de Competências Evidenciadas Vs Requeridas;
• Exercícios na prática.
Módulo 4 – Avaliação de desempenho por competências (ADC)
• O que é a ADC e suas premissas;
• Processo de ADC;
• Elementos da ADC;
• Modelo de Estruturação dos Indicadores;
• Indicadores Qualitativos;
• Indicadores Quantitativos;
• Um caso real da Administração Pública da Avaliação de Desempenho Individual (ADI);
• Lições aprendidas na prática;
• Exercícios na Prática.
Módulo 5 – Banco de Talentos (BDT)
• O Mapa de conceitos;
• Escalonamento do Perfil de Desempenho Profissional (competências e resultados);
• Matriz de Desenvolvimento Profissional.
Módulo 6 – Recrutamento e Seleção por Competências
• Recrutamento e Seleção internos;
• Como perceber comportamentos na prática?
• Exemplos de perguntas comportamentais.
Módulo 7 – Plano de desenvolvimento profissional por competências (PDC)
• O que é PDC?
• Matriz de Desenvolvimento;
• Trilhas de Aprendizagem;
• Etapas para Implementação;
• Pré-requisitos para o PDC;
• Fatores críticos de sucesso (FCS);
• Percurso até o PDC.
Módulo 8 – Considerações Finais
• Considerações Finais do Professor André Freitas;
Com mais de 30 anos de história, já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições em todo o território nacional.
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