Completo De Licitações e Contratos Para Formação De Gestores
#Presencial
“Contratações Públicas Com Abordagens De IA Na Fase Preparatória”
Há mais de 35 anos, transformando a educação para a Administração Pública!
A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 35 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e eventos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.
0
Anos
de credibilidade
0
Clientes
fidelizados
0
Pessoas
capacitadas
0
Cursos eseminários
realizados
Há mais de 32 anos, transformando a educação para a Administração Pública!
A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 32 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.
Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e eventos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.
0
Anos
de credibilidade
0
Clientes
fidelizados
0
Pessoas
capacitadas
0
Cursos eseminários
realizados
Destaques
Apresentação
A Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021) inaugurou um modelo de contratações públicas que exige uma atuação cada vez mais estratégica, planejada e tecnicamente fundamentada. Mais do que dominar normas, tornou-se indispensável compreender o processo decisório que antecede, acompanha e sucede as contratações, bem como os riscos jurídicos, institucionais e pessoais envolvidos em cada escolha administrativa.
O curso oferece uma visão integrada, prática e contemporânea do regime jurídico das contratações públicas, com uma abordagem voltada à realidade da Administração Pública. São analisados, de forma crítica e aplicada, os impactos da transição legislativa, o fortalecimento da governança, o papel dos novos agentes públicos e as decisões mais sensíveis do processo licitatório.
Objetivos
Oferecer uma visão completa de todas as fases do ciclo da contratação: planejamento, licitação, contratação direta, procedimentos auxiliares, execução, gestão, fiscalização e responsabilização.
Capacitar o participante para planejar, decidir, contratar, gerir e fiscalizar com segurança jurídica e racionalidade decisória.
Ensinar o uso responsável da inteligência artificial como ferramenta de apoio na elaboração do Estudo Técnico Preliminar (ETP) e do Termo de Referência (TR).
Alinhar a atuação dos gestores às exigências contemporâneas de governança, eficiência e controle.
Público-alvo
Gestores públicos e ordenadores de despesas;
Fiscais e gestores de contratos;
Assessores jurídicos e advogados;
Agentes de contratação e equipes de apoio;
Todos os profissionais envolvidos no planejamento e controle das contratações.
Metodologia
O curso combina a exposição da Lei nº 14.133/2021 e da jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU) com diferenciais práticos:
Foco na realidade: Análise de decisões sensíveis, procedimentos auxiliares e desafios da gestão contratual.
Inovação: Incorporação do uso responsável da inteligência artificial como ferramenta de apoio às atividades de planejamento e instrução processual, sem afastar a centralidade da decisão humana e a responsabilização do gestor.
Programa do Curso
Parte I – Fundamentos Estruturantes das Licitações e Contratos
Evolução normativa, histórico, âmbito de aplicação, vigência e eficácia da Lei nº 14.133/2021;
Ultratividade das Leis nº 8.666/1993 e nº 10.520/2002: riscos e controvérsias;
Pontos pendentes de regulamentação;
Governança, planejamento, gestão por competências, segregação de funções e prevenção de riscos;
Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP);
Princípios, definições relevantes e papéis do Agente de Contratação e do Pregoeiro.
Parte II – O Processo Licitatório na Prática
Objetivos, vedações e participação de consórcios e cooperativas;
Fases do procedimento licitatório e a fase preparatória como núcleo decisório;
Planejamento da Contratação:
Estudo Técnico Preliminar (ETP): conceito, conteúdo e finalidade;
Termo de Referência (TR): estrutura e nível de detalhamento;
Definição do objeto, fundamentação, descrição da solução (ciclo de vida) e requisitos;
Modelos de execução e de gestão contratual;
Critérios de medição, pagamento, aceitação e seleção do fornecedor;
Sanções previamente definidas.
Modalidades de licitação, critérios de julgamento e regras específicas (compras, obras e serviços);
Divulgação, propostas, lances, julgamento, habilitação, recursos e encerramento;
Uso da Inteligência Artificial na Fase Preparatória:
Apoio à elaboração do ETP e do TR;
Limites jurídicos e responsabilidade decisória.
Parte III – Contratações Diretas na Lei nº 14.133/2021
Aspectos procedimentais, documentos essenciais e papel da assessoria jurídica;
Responsabilização do gestor: dolo, fraude e erro grosseiro;
Dispensa de Licitação: Hipóteses (art. 75), dispensa por valor, fracionamento, licitação deserta/fracassada e dispensa emergencial;
Inexigibilidade de Licitação: Hipóteses (art. 74), exclusividade, setor artístico, serviços técnicos especializados, credenciamento e aquisição/locação de imóveis.
Parte IV – Procedimentos Auxiliares
Credenciamento e Pré-qualificação;
Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI);
Sistema de Registro de Preços (SRP): Órgão gerenciador e participantes, gestão da ata, adesão (“carona”), prorrogação e quantitativos;
Registro cadastral.
Parte V – Contratos Administrativos
Regime jurídico, formalização, instrumento contratual e cláusulas obrigatórias;
Divulgação no PNCP, dispensa de instrumento e nulidade do contrato verbal;
Prerrogativas da Administração, duração e prorrogação;
Execução contratual, aditamentos, apostilamentos e equilíbrio econômico-financeiro;
Extinção, nulidades e meios alternativos de resolução de controvérsias;
Gestão e fiscalização contratual e responsabilidade dos fiscais.
Parte VI – Infrações e Sanções
Infrações administrativas e sanções previstas na Lei nº 14.133/2021;
Procedimento sancionatório, prazos, prescrição e reabilitação;
Desconsideração da personalidade jurídica.
Parte VII – Tratamento Diferenciado a ME e EPP
Relação entre a Nova Lei de Licitações e a LC nº 123/2006;
Conceitos, tratamento diferenciado, isonomia e regularidade fiscal;
Empate fictício, licitação exclusiva, subcontratação obrigatória e reserva de cotas;
Prioridade local, hipóteses de exclusão, fraudes e consequências.
Professor: Rafael Pacheco
Especialista em Licitações e Contratos Públicos, com ampla experiência como servidor efetivo do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) desde 2005, onde atua como Assessor da Secretaria-Geral, Coordenador de Licitações Sustentáveis e Coordenador do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Boas Práticas em Licitações e Contratos (GELIC). Liderança em gestão pública, tendo ocupado cargos como Diretor de Licitações e Contratos, Gerente de Licitações e Contratos, Pregoeiro e Presidente da Comissão Permanente de Licitação no MPRJ.
Instrutor e palestrante experiente, com atuação em várias instituições privadas especializadas em cursos para o setor público, ministrando cursos sobre temas como Licitações e Contratos, sistema de registro de preços, elaboração de termos de referência, contratações sustentáveis e aplicação de sanções. Professor de Direito Constitucional na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), com foco na formação e capacitação de profissionais para a gestão pública.
Dados para empenho e pagamento
Certidões: http://www.consultre.com.br/certidoes
Razão Social: CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA. Endereço: Av. Champagnat, 645, Ed. Palmares, 3º andar – Centro – 29.100-011 – Vila Velha, Espírito
Santo CNPJ: 36.003.671/0001-53 Insc. Estadual: Isento Insc. Municipal: 24.687-0
Telefone: (27) 3340-0122 / (27) 9 8179-1115 (WhatsApp)
Site: www.consultre.com.br – E-mail: [email protected] DADOS BANCÁRIOS: Favorecido: CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA Banco: BANCO DO BRASIL: Agência 1240-8 | Conta Corrente: 105.895-9