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Excelência no Atendimento ao Cidadão de Forma Humanizada e Inclusiva

Desenvolvendo Competências para Atender com Respeito, Ética e Foco no Cidadão

Há mais de 32 anos, transformando a educação para a Administração Pública!

A Consultre tem a credibilidade de estar no mercado há mais de 32 anos, capacitando e aperfeiçoando servidores públicos! Já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições públicas em todo o território nacional.

Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e eventos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.

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Anos

de credibilidade

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Pessoas

capacitadas

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Cursos e
seminários

realizados

Há mais de 32 anos, transformando a educação para a Administração Pública!

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Destaque do Curso

Apresentação

O curso busca desenvolver uma cultura organizacional voltada para o cidadão, promovendo excelência no atendimento interno e externo. Baseado em princípios de respeito, dignidade, liberdade e igualdade, o curso visa capacitar servidores públicos para atuar como agentes transformadores das relações entre o público e a organização. Com foco na inclusão e na valorização do ambiente de trabalho, o programa aborda desde competências essenciais de atendimento até técnicas de motivação, gestão do tempo e comunicação eficaz, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Objetivos

  • Proporcionar aos participantes a oportunidade de revisar seus papéis profissionais, despertando a criatividade e desenvolvendo habilidades essenciais para solucionar problemas no contexto organizacional e aprimorar o atendimento ao cidadão.
  • Zelar pela efetivação dos direitos fundamentais e pela construção de uma sociedade inclusiva e ética.
  • Sensibilizar e motivar os participantes para a excelência no atendimento ao cidadão.
  • Promover melhorias na produtividade, com foco no ser humano como principal fator competitivo.
  • Desenvolver competências como trabalho em equipe, controle da ansiedade, gestão do tempo e fortalecimento das relações interpessoais.
  • Incentivar o autoconhecimento e a valorização do ambiente de trabalho.
  • Proporcionar técnicas para organização do trabalho e resolução de conflitos no atendimento.
  • Projetar uma imagem organizacional positiva na sociedade, com foco no cidadão.

Público-alvo

Profissionais que atendem aos cidadãos, bem como nos cuidados especiais no atendimento às pessoas LGBT, pessoas idosas, vítimas de violência doméstica, mulheres grávidas e mães/pais com crianças de colos, pessoas com deficiência.

 

Metodologia

  • Aulas expositivas dialogadas, alternadas com vídeos e troca de experiências.
  • Reflexão sobre práticas organizacionais, utilizando exemplos práticos e cases do dia a dia.
  • Aplicação do método andragógico, que valoriza a experiência dos participantes.
  • Dinâmicas para análise crítica, participação ativa e vivência de situações reais no atendimento.
  • Discussões sobre inclusão e diversidade, com ênfase na prática ética e no foco no cidadão.

Solicitar Atendimento

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Telefone:
Como soube do curso?
Caso tenha um CUPOM, insira aqui:
Ligue agora: 27 3340-0122

Modalidades

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Presencial

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  1. Novos Conceitos, Novas Exigências
  • Princípios para a Administração Pública;
  • Organização Pública e a Missão Institucional;
  • Como Melhorar o Funcionamento das Organizações Públicas;
  • Gestão Centrada no Cidadão;
  • A Imagem Organizacional: formação da opinião pública através do atendimento;
  • Direitos do cliente/cidadão e deveres do servidor;
  • A importância da ética e da moralidade no Serviço Público;
  • Decreto Executivo n° 13.460, de 26.06.2017;
  • Decreto Executivo nº. 3.507 (Padrões de qualidade do atendimento prestado aos cidadãos pela organização pública).

 

2. Excelência no Atendimento ao Cidadão e com Pessoas com Deficientes 

  • A diferença entre tratar bem e atender bem;
  • Satisfação do cliente/cidadão;
  • Além das Expectativas;
  • Como lidar com situações ou clientes difíceis;
  • Análise do perfil psicológico do cliente;
  • Atitudes que melhoram a qualidade no atendimento e comportamentos que prejudicam a comunicação;
  • O cliente é a pessoa mais importante no cenário profissional;
  • Interpretando o cliente e superando expectativas;
  • Harmonização (percepção em como lidar com diferentes públicos);
  • Administração de conflitos e solução de problemas;
  • Acertos e erros no atendimento;
  • A humanização do atendimento; 
  • Cuidados especiais no atendimento às pessoas LGBT, pessoas idosas, vítimas de violência doméstica, mulheres grávidas, pessoas cegas e deficiência de locomoção; 
  • Como trabalhar a diversidade a inclusão; 
  • Ética e responsabilidade; 
  • Princípios para um bom atendimento: disponibilidade, acolhimento, confiabilidade, empatia, segurança, aparência, criatividade, cortesia, resposta;
  • Motivação para a qualidade e integração de equipes; 
  • Ouvidoria: canal aberto de comunicação.

3. Desenvolvimento de Competências (Conhecimento, atitudes e habilidades)

  • Comportamentos para a assertividade nos diferentes tipos de  atendimento interno e externo: por telefone, virtualmente e  presencialmente; 
  • Identificação de perfis de público; 
  • Competências para um bom atendimento: comprometimento, escuta atenta, iniciativa, cordialidade, criatividade;
  • Respeito às diversidades; 
  • Comunicação e expressividade: postura, linguagem verbal e não verbal;
  • Como tratar/atender um PCD no ambiente de trabalho;
  • Tipos de ação que podem promover melhor inclusão;
  • Motivação o que realmente motiva e desmotiva as pessoas;
  • Gestão de conflitos; 
  • Gestão inteligente do tempo;
  • Utilização de ferramentas e técnicas para planejamento, organização e execução do trabalho buscando o gerenciamento da rotina e da produtividade;
  • Relacionamento interpessoal: a importância da empatia e do equilíbrio emocional no processo de socialização; 
  • O comprometimento na busca por soluções, como ferramenta para a satisfação; 
  • Resistência à frustração;
  • Criatividade e inovação na solução de problemas;
  • Presteza no atendimento e correção das informações;
  • Assertividade na elaboração de e-mails, WhatsApp, e no atendimento telefônico; 
  • Definição de diretrizes para o tratamento de reclamações;
  • Agente de mudança institucional. 
09/07/25

a

11/07/25
São Paulo - SP
Horário: das

8h às 16h

Carga horária
21h

Local do curso

Royal Jardins Boutique Hotel

Alameda Jaú, 729 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01420-001

Há mais de 32 anos, transformando a educação para a Administração Pública!

Com mais de 30 anos de história, já capacitamos mais de 70 mil pessoas e atendemos mais de 5 mil instituições em todo o território nacional.

Alinhados com a nossa missão, proporcionamos, por meio de nossos cursos e treinamentos, uma experiência única de interação, aprendizagem e felicidade.

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