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Metodologias modernas adequadas à administração pública – Módulo especial para análise de questões práticas do Decreto 5.707/06 que institui as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal e NBR ISO 10015 Diretrizes para treinamento.

 

APRESENTAÇÃO

As organizações públicas possuem orçamentos limitados destinados à capacitação e desenvolvimento de seus servidores, fazendo-se necessário um planejamento para aplicação inteligente destes recursos. Neste sentido, a proposta do curso é contribuir para a elaboração e aperfeiçoamento do Plano de Capacitação, baseado nas competências, além de apresentar ferramentas, técnicas e metodologia para o adequado gerenciamento de cada projeto de treinamento (planejamento, execução e controle), baseando-se nas melhores práticas adequadas a realidade da administração pública.

 

OBJETIVOS

Apresentar características consideradas fundamentais para a elaboração de um Plano de Capacitação e sua execução, assim como despertar o gestor para a necessidade de atualizar-se, uma vez que novas descobertas ocorrem em um menor espaço de tempo.

Identificar as funções de planejamento voltadas para  projetos, incluindo o Sistema de Informações.

Despertar a compreensão de que administrar projetos exige técnicas e habilidades gerenciais específicas.

Apresentar a Avaliação de Desempenho como ferramenta de controle do processo.

Mostrar a importância da mensuração da Relação Custo-Benefício “RCB” e do Retorno sobre o Investimento “ROI”.

 

PÚBLICO-ALVO

Gerentes e profissionais de todas as áreas, principalmente Gestão de Pessoas/ Capacitação e Desenvolvimento, interessados em sistematizar o processo de identificação de necessidades de treinamento, fazendo o processo administrativo se solidificar com a integração das cinco funções administrativas (planejamento, organização, direção, coordenação e controle).

 

PROGRAMA

  • Visão sistêmica
    • Diferenças entre Treinamento e Desenvolvimento;
    • Processo de Aprendizagem de adultos (Andragogia);
    • T&D – transformando potencial em desempenho;
    • Tipos e etapas de Treinamento;
    • Taxionomia de eventos (o que é curso, palestra, seminário,congresso etc.);
    • Entendendo os tipos de treinamento e objetivos : Integração.

 

  • Diretrizes para o treinamento
    • Treinamento: um processo em quatro estágios;
    • Definição das necessidades de treinamento;
    • Visão do Futuro e senso de oportunidades;
    • Responsabilidade Coletiva;
    • O novo ambiente de projetos.

 

  • O que é um plano de capacitação por competências
    • Metodologia capaz de articular os componentes necessários à capacitação;
    • Especificidade do conhecimento;
    • As famílias de competências;
    • Qualificando o colaborador para as competências necessárias para a função.

 

  • Bases para um plano de capacitação
    • Plano de capacitação deve ser baseado em competências.;
    • As competências em três tipos: as técnicas, as estratégicas e as comportamentais;
    • Elaborando um Plano de Capacitação;
    • Conhecendo como funciona a estrutura da organização ou da área a ser analisada;
    • Analisando o mapeamento das competências e entender os processos intrínsecos à sua atividade.

 

  • Coleta de informações de campo
    • As entrevistas:
      • Perguntas abertas;
      • Perguntas dirigidas;
      • Perguntas não dirigidas;
      • Roteiros semi-estruturados.
    • Análise dos dados:
      • Coleta de informações, efetuada através das entrevistas;
      • Levantamento da demanda de treinamento;
      • Análise quantitativa, cruzamento das avaliações dos questionários dos gerentes, pelas entrevistas;
      •  Identificação dos “gaps”.

 

  • Abordagem  de sistemas em projetos
    • Representação de um sistema realimentado;
    • Análise Organizacional;
    • Os componentes do projeto;
    • Projeto como execução x projeto como plano;
    • Tipos de projetos;
    • Hierarquia de projetos;
    • Fases do projeto;
    • Implicações gerenciais;
    • Estruturas organizacionais básicas;
    • Comportamento desejado x comportamento real;
    • Desafiando os paradigmas de sua organização.

 

  • Gerência de projetos em staff ou estrutura
    • Organização do projeto;
    • Organização matricial;
    • Cronogramas;
    • Elaboração da Programação;
    • Negociação com a gerência.

 

  • Orçamentação
    • Composição com todos os custos;
    • Alocação dos recursos financeiros às atividades previstas Horas técnicas:
      • Viagens;
      • Diárias;
      • Materiais;
      • Outros serviços.

 

  • Avaliação do treinamento
    • Conceito;
    • Etapas do planejamento;
    • Abrangência da avaliação sistemática de treinamento;
    • O papel do coordenador da avaliação sistemática de treinamento;
    • Procedimentos:
      • Antes do Treinamento;
      • Durante o Treinamento;
      • Ao Final do Treinamento;
      • Após o Treinamento.

 

METODOLOGIA

Exposição dialogada com apoio de gerador eletrônico de imagem. Estudo de casos, baseados em situações reais, comuns  à Organização. Elaboração de um “Projeto”.

 

Resenhas do Curso

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